Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

Atividade experimental(vulcões)

11-Conclusão

10-Questões-problemas

9-Conclusões da experiência II

8-Substância II

7-Conclusões do ketchup a 50 ºC

6-Conclusões do Ketchup à temperatura ambiente

5-Resultados a 50 ºC

4-Resultados à temperatura ambiente

3-Substância I - Ketchup

2-Procedimento experimental

1-Introdução

Índice

Neste trabalho realizámos uma simulação de uma erupção vulcânica na qual pudemos observar a relação entre a viscosidade de uma substância e a sua velocidade de progressão. Nesta pudemo-nos aperceber dos fatores que influenciam os tipos de atividade vulcânica e os diferentes tipo de lava e as suas características.

Introdução

Procedimento experimental

Nesta expriência usámos dois tipos de substâncias: o ketchup e o gel de banho. Utilizámos também açúcar, uma panela, uma placa de aquecimento, vareta, tubos de ensaio e pinça de madeira.Preparámos os quatro tubos, dois deles foram aquecidos e colocámos açúcar de maneira a simular as consequências que a temperatura e o açúcar teriam na viscosidade das substâncias. Com uma caneta de acetato desenhámos duas linhas num tabuleiro a 15 cm de distância.

Nos tubos A, B, C e D colocámos ketchup, sendo que no C e D foi também adicionado açúcar para aumentar a viscosidade da substância. Para além disso, os tubos B e D foram aquecidos a 50ºC durante 2 minutos de maneira a vermos como é que a temperatura influencia a viscosidade.

Substância I - Ketchup

Após vertermos para o tabuleiro as substâncias à temperatura ambiente pudemos constatar que passados 3,17 minutos ambas não chegaram ao fim. Mas a substância que estava no tubo A ficou 3,7 cm à frente do tubo C.

Resultados à temperatura ambiente

Os tubos B e D foram aquecidos durante dois minutos a uma temperatura média de 50ºC. Após serem vertidos para o tabuleiro verificámos que o tubo com açúcar demorou 3,14 minutos a chegar ao fim; já o tubo sem açúcar depois de 3,50 minutos não chegou ao fim.

Resultados a 50 C

O ketchup sem açúcar percorreu no mesmo período de tempo uma distância maior do que a substância com açúcar verificando-se, assim, que a substância com açúcar é mais viscosa, por consequência terá uma velocidade de progressão menor.

Conclusões do Ketchup à temperatura ambiente

Nesta experiência pudemos concluir que houve um erro experimental, pois com o aquecimento as partículas do ketchup deveriam tornar-se mais fluidas, logo o tubo sem açúcar devia ter sido mais rápido visto que não tinha o contrabalanço do mesmo.

Conclusões do ketchup a 50ºC

Após nos apercebermos da elevada viscosidade do Ketchup decidimos trocar de substância para o gel de banho.Desta vez preparámos apenas 2 tubos, um com e outro sem açúcar e de seguida aquecemos ambos a 100 ºC.

Substância II

Após algumas diculdades a medir o respetivos tempos dos diferentes tubos verificámos que o tubo sem açúcar demorou apenas 10 segundos, enquanto o com açúcar demorou 40 segundos. Com isto pudemos comprovar que quanto maior for a temperatura a que substância for submetida maior será a sua fluidez e velocidade de progressão.

Conclusões da experiência II

A viscosidade da lava afeta o comportamento da erupção, a forma como a lava se movimenta e até os tipos de estruturas vulcânicas.

Questão problema III

A viscosidade da lava tem uma relação direta com a velocidade de progressão. De um modo geral, quanto maior a viscosidade da lava, menor será sua velocidade de progressão, pois a viscosidade é o que influencia o movimento do fluido.

Questão problema II

A viscosidade da lava é um aspeto crucial que afeta a forma como ela flui durante uma erupção vulcânica. Os principais fatores que a influenciam são teor de silica, temperatura, teor em gases, teor em minerais e a rocha que a constitui.

Questão problema I

Nesta atividade experimental pudemos observar todos os fatores que influenciam a viscosidade da lava e como esta se comporta mediante diferentes condições.

Conclusão