Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Infográfico do Frade

Yasmim Carvalho

Created on November 8, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Education Timeline

Images Timeline Mobile

Sport Vibrant Timeline

Decades Infographic

Comparative Timeline

Square Timeline Diagram

Timeline Diagram

Transcript

Auto da Barca do Inferno

Cena do Frade

01

02

Percurso cénico

Elementos cénicos

Chegada ao cais; Barca do Inferno; Barca da Glória; Barca do Inferno: Onde embarca.

O Frade traz consigo uma Moça (Florença) que significa a infedelidade a Deus, também traz um broquel, uma espada e um casco que significa a esgrima, a vida mundanal, que nada tem a ver com a vida espiritual de um frade de verdade.

04

Defesa

O Frade defende-se dizendo que é um membro da Igreja, que rezava muito e que fez um acordo com Deus"E eles fazem outro tanto!" (v.16)" Eu hei de ser condenado?/ Um padre tão namorado/ e tanto dado a virtude?" (vv. 29-31) "Não ficou isso n'avensa" (v. 37) "Se há um frade de perder, com salmo rezado?" (vv. 44-45).

03

Acusação

O Frade foi acusado de trair a sua religião, ter uma dama, desrespeitar a igreja e de ser mundano.

06

05

Tipos de cómicos

Caracterização

Alegre: (vv. 1-5)Namoradeiro: "Um padre tão namorado" (v. 30). Infiel: O Frade foi infiel a Deus tendo uma dama. Mundano: por saber cantar, dançar e esgrimar (vv. 58-75).

Caracter: "Devoto padre marido" (v. 48) Situação: A entrada do Frade com a Moça e de dar uma lição de esgrima ao Diabo; Linguagem (vv. 42-45).

07

09

Intencão crítica

A intensão de Gil Vicente com esta cena é criticar todo o clero. Gil Vicente elabora esta critíca para mostrar que é um hábito comum entre os membros do clero quebrarem os votos de castidade e terem mulheres. Maior parte dos frades não tinham vocasão e só se juntavam ao clero para terem uma vida melhor.

Curiosidades

O Frade é uma personagem-tipo que representa o clero; O nome da dama do Frade era Florença que é o nome de uma cidade da Italia, considerada o Berço do Renascimento.

08

Recursos expressivos

Os recursos expressivos são: Ironia, Eufemismo e Antítese.

Webgrafia e Bibliografia

Livro aberto - Português - 9.º Ano de Fernanda Costa, Lídia Bom, Noémia Jorge, Vera Magalhães https://www.youtube.com/ https://pt.scribd.com/document/464573044/AUTO-DA-BARCA-DO-INFERNO-Frade

"Fezeste bem, que é fermosa" v. 13- Ironia"Fgo ardente" v. 20- Eufemisno "Padre mundanal" v. 24- Antítese

"Gentil padre mundanal" v. 28"Fezeste bem, que é fermosa!/ E não vos punham lá grosa/ no vosso convento santo" vv. 13-15 "Sabês também o tordião?/ Porque não? Como ora sei" vv. 6-7 "Deo gratias! Dêmos cagadas!" v. 58 "A Berzabu vos encomendo" v. 25