Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Infográfico do Frade
Yasmim Carvalho
Created on November 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Auto da Barca do Inferno
O Frade é uma personagem-tipo que representa o clero; O nome da dama do Frade era Florença que é o nome de uma cidade da Italia, considerada o Berço do Renascimento.
Curiosidades
09
Os recursos expressivos são: Ironia, Eufemismo e Antítese.
Recursos expressivos
08
A intensão de Gil Vicente com esta cena é criticar todo o clero. Gil Vicente elabora esta critíca para mostrar que é um hábito comum entre os membros do clero quebrarem os votos de castidade e terem mulheres. Maior parte dos frades não tinham vocasão e só se juntavam ao clero para terem uma vida melhor.
Caracter: "Devoto padre marido" (v. 48) Situação: A entrada do Frade com a Moça e de dar uma lição de esgrima ao Diabo; Linguagem (vv. 42-45).
Alegre: (vv. 1-5)Namoradeiro: "Um padre tão namorado" (v. 30). Infiel: O Frade foi infiel a Deus tendo uma dama. Mundano: por saber cantar, dançar e esgrimar (vv. 58-75).
O Frade defende-se dizendo que é um membro da Igreja, que rezava muito e que fez um acordo com Deus"E eles fazem outro tanto!" (v.16)" Eu hei de ser condenado?/ Um padre tão namorado/ e tanto dado a virtude?" (vv. 29-31) "Não ficou isso n'avensa" (v. 37) "Se há um frade de perder, com salmo rezado?" (vv. 44-45).
O Frade foi acusado de trair a sua religião, ter uma dama, desrespeitar a igreja e de ser mundano.
O Frade traz consigo uma Moça (Florença) que significa a infedelidade a Deus, também traz um broquel, uma espada e um casco que significa a esgrima, a vida mundanal, que nada tem a ver com a vida espiritual de um frade de verdade.
Chegada ao cais; Barca do Inferno; Barca da Glória; Barca do Inferno: Onde embarca.
Intencão crítica
07
Tipos de cómicos
06
Caracterização
05
Defesa
04
Acusação
03
Elementos cénicos
02
01
Cena do Frade
Percurso cénico
Webgrafia e Bibliografia
Livro aberto - Português - 9.º Ano de Fernanda Costa, Lídia Bom, Noémia Jorge, Vera Magalhães https://www.youtube.com/ https://pt.scribd.com/document/464573044/AUTO-DA-BARCA-DO-INFERNO-Frade
"Fezeste bem, que é fermosa" v. 13- Ironia"Fgo ardente" v. 20- Eufemisno "Padre mundanal" v. 24- Antítese
"Gentil padre mundanal" v. 28"Fezeste bem, que é fermosa!/ E não vos punham lá grosa/ no vosso convento santo" vv. 13-15 "Sabês também o tordião?/ Porque não? Como ora sei" vv. 6-7 "Deo gratias! Dêmos cagadas!" v. 58 "A Berzabu vos encomendo" v. 25