Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Parkinson

Trabalho elaborado por : Rafaela Testa e Rita NogueiraADS1 Módulo1 HSCG Prof:Daniela Vieira

Indíce

06- Dieta

01- Parkinson

03- Suspeita e Diagnóstico

08- Impacto na sociedade

04- Prevenção e Cuidados

09- Atividades

10- Conclusão

05- Tratamento

02- Sintomas

07- Mitos e Verdades

01

parkinson

A história do parkinson

A Doença de Parkinson é comemorada mundialmente no dia 11 de abril, desde 1997, através da iniciativa conjunta entre a Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA – European Parkinson’s Disease Association) e a Organização Mundial de Saúde, com a finalidade de relembrar a data de nascimento do Dr. James Parkinson, o médico inglês que pela primeira vez descreveu esta doença, e impulsionou uma maior consciencialização sobre esta enfermidade. James Parkinson publicou a 11 de abril de 1817, o texto científico intitulado como “An Essay on The Shaking Palsy” (Um Ensaio sobre a Paralisia Agitante), onde descrevia os sintomas próprios da doença (instabilidade na postura e tremores em várias partes do corpo, principalmente nas mãos e nos braços), mais tarde esta doença foi rebatizada doença de Parkinson por Jean-Martin Charcot..

James Parkinson nasceu a 11 de abril de 1755 em Shoreditch, Londres, e faleceu a 21 de dezembro de 1824 com 69 anos na mesma cidade por consequência de um AVC.Foi um farmacêutico, cirurgião inglês, geólogo, paleontólogo e ativista político. Ele é mais famoso por seu trabalho de 1817, onde foi o primeiro a descrever a "paralisia agitante".

Dr. James Parkinson

Oque é a doença de parkinson?

A Doença de parkinson é uma perturbação progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por tremores, rigidez nos membros e articulações, problemas na fala e dificuldade na iniciação dos movimentos. Numa fase mais avançada da doença, cerca de 40% dos pacientes desenvolvem demência por doença de Parkinson, geralmente acontece após os 70 anos de idade e aproximadamente 10 a 15 anos depois da Doença de Parkinson ser diagnosticada.A medicação pode melhorar sintomatologia física, mas também pode provocar efeitos secundário que incluem: alucinações, delírios, aumento temporário da confusão e movimentos anormais.

Anos antes, em 1981, o floricultor holandês Van der Wereld, diagnosticado com a Doença de Parkinson, apresentou uma tulipa vermelha e branca que tinha desenvolvido pouco tempo antes. Designou-a de “Dr. James Parkinson” para homenagear o médico que caracterizou aquela enfermidade. tulipa vermelha com a orla branca F - Tulipa Dr. James Parkinson. Essa Tulipa de cor vermelha cardeal brilhante, com uma orla branca nas pétalas e a base externa esbranquiçada, Éé uma flor muito premiada.

Tulipa Dr. James Parkinson

Na doença de Parkinson ocorre a morte de células produtoras de dopamina (é um neurotransmissor responsável por levar informações do cérebro para as várias partes do corpo) muitas vezes recorre-se a outro tipo de fármacos, como a levodopa (é um medicamento que serve para aumentar a quantidade de dopamina no corpo) que depois é convertida em dopamina a nível cerebral. Isso ocorre numa zona do cérebro que se designa de substância negra.Apesar dos sucessivos avanços não se identificou uma causa definitiva para a doença de Parkinson e admite-se que para a sua génese concorram fatores ambientais e genéticos.

causas e fatores da doença

dopamina

02

sintomas do parkinson

mudança no tom de voz

postura curvada

tonturas ou desmaios

sintomas do Parkinson:

tremor

perda de olfato

problemas para dormir

lentidão para realizar os movimentos

prisão de ventre

sintomas do Parkinson:

Tremor:

Um tremor em algum membro como nas pernas ou então nos braços o então em algtum dedo, mão ou queixo em repouso é um sinal precoce comum da Doença de Parkinson.

Perda de olfato

O facto de sentir dificuldades de sentir cheiros como a banana, o café ou o peixe é um sintoma do Parkinson.

Lentidão dos movimentos:

A lentidão dos movimentos (ou Bradicinesia) é a característica essencial para o diagnóstico da Doença de Parkinson.

sintomas do Parkinson:

Problemas para dormir:

Movimentos repentinos durante o sono e sonhos vívidos com muita movimentação (e às vezes até violentos), podem ser um sinal da Doença de Parkinson.

Prisão de ventre:

Se for necessário muito esforço para fazer o intestino trabalhar (dieta rica em fibras, beber 2 L de água por dia) pode ser um sinal da Doença de Parkinson.

Mudanças no tom de voz:

Se aperceber se da sua voz suave e baixa, existe a possibilidade de ser um sinal de Parkinson.

sintomas do Parkinson:

Tonturas ou desmaios:

Apercebe-se que costuma sentir tonturas quando se levanta de uma cadeira, pode ser um sinal de pressão arterial baixa e pode estar relacionado à Doença de Parkinson.

Postura curvada:

Na posição ortostática (de pé), não está reto como antes, e está inclinado ou relaxado ao se levantar, isso pode ser um sinal da Doença de Parkinson.

03

o que fazer na suspeita ou diagnóstico de doença de parkinsom

o que fazer na suspeita ou diagnóstico de doença de parkinsom

- Fazer acompanhamento regular com um médico Neurologista;- Ter cuidados de um terapeuta ocupacional como por exemplo: fisiotepeuta, fonoaudiólogo (relacionada á comunicação humana) e nutricionista;- Ajudar na reabilitação desses sintomas, bem como adaptações na dieta e na rotina de atividades de vida diária.

04

Prevenção e Cuidados

  • Ajudar a manter a qualidade de vida da pessoa com a doença de Parkinson;
  • Informar-se sobre os sintomas, os tratamentos e a progressão da doença;
  • Manter-se a par das consultas médicas, dos horários dos medicamentos e do exercício físico;
  • Oferecer o amparo e o apoio necessários para enfrentar os desafios que a doença provoca;
  • Manter os medicamentos nas suas embalagens originais;
  • Manter à mão uma lista dos medicamentos que a pessoa de quem cuida toma, para o caso de outra pessoa ter de lhe administrar medicamentos;
  • Levar a lista para cada consulta médica, especialmente se for um médico que não esteja familiarizado com a situação;
  • Considerar a possibilidade de utilizar alarmes ou lembretes da medicação para as horas do dia ou para os dias da semana, de modo a manter um bom sistema;
  • Manter os membros da família e amigos informados sobre o horário da medicação, especialmente se não houver outros prestadores de cuidados.

Prevenção e cuidados:

05

Tratamentos

tratamentos:

A escolha do tratamento adequado depende da fase da doença. Alguns estudos referem o interesse na utilização de alguns antioxidantes e suplementos com vitamina E e C. É essencial que a utilização dessas outras substâncias seja sempre feita com conhecimento e concordância do médico.São igualmente importantes a prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada que permitem oferecer melhor qualidade vida e aumentar o controlo corporal.É muito importante ter em atenção a medicação, fazer terapias físicas e ocupacionais e a estimulação cerebral profunda e se necessário faça um apoio psicológico e social.

Dieta

06

dieta

Água

Ameixas

Bróculos e folhas verdes

Salmão, Sardinha e Atum

Azeite e Abacate

dieta

Papaia

Chocolate Amargo

Gengibre

Farinha de Aveia

Iogurte Natural

Mitos e Verdades

07

  • Ter doença de Parkinson aumenta o risco de quedas
  • Fazer uma intervenção em equipa multidisciplinar melhora a qualidade de vida dos portadores da doença
  • A doença de Parkinson é uma doença da 3ª idade
  • A doença de Parkinson tem cura
  • A pessoa com a doença não consegue trabalhar
  • A doença de Parkinson evoluirá para demência
Verdades:
Mitos:

mitos e verdades sobre a doença Parkinson

08

Impacto na sociedade

Impacto na sociedade

A doença de Parkinson tem um impacto significativo na sociedade, afetando não só os indivíduos diagnosticados, mas também as suas famílias, amigos e comunidade em geral pois, a doença de Parkinson também pode gerar desafios emocionais, visto que muitas vezes a doença é acompanhada de problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

09

atividades

atividades:

Devemos sempre ficar atentos para questões de segurança dos utentes devido ao risco de congelamento dos músculos, desequilíbrio, oque pode acontecer em alguns pacientes

Caminhada rápida

Andar de bicicleta

Fazer natação

Exercícios de estimulação cognitiva

10

Conclusão

conclusão

Para concluir percebermos que a Doença de Parkinson é mais normal acontecer em pessoas com mais de 60 anos, embora possa atingir qualquer idade. Quando ocorre em pessoas com menos de 50 anos chama-se Parkinson juvenil, que representa cerca de 10% dos casos. É muito rara em crianças e adolescentes.

11

Webgrafia

https://chatgpt.com/

https://rubenscury.com.br/blog/recomendacao-de-exercicios-fisicos-para-a-doenca-de-parkinson/

https://www.hospitaldaluz.pt/pt/dicionario-de-saude/doenca-de-parkinson

https://essentia.com.br/conteudos/dopamina/

https://www.neurologica.com.br/blog/doenca-de-parkinson-quais-sao-os-11-primeiros-sinais/

https://parkinson.pt/tipos-de-parkinson/

https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/111/doenca-de-parkinson

Obrigado pela atenção