Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Apresentação

start

Propagação vegetativa natural

Temas que iremos abordar:

  • A reprodução assexuada
  • O que é a propagação vegetativa natural
  • Como ocorre
  • Alguns exemplos de casos mais comuns
  • Vídeo sobre o tema abordado
  • Fim

Reprodução assexuada

Na reprodução assexuada, a descendência é produzida por um único progenitor e baseia-se, na maior parte dos casos, num processo de divisão celular- a mitose.Existem muitos tipos de reprodução assexuada mas o que iremos falar é a propagação vegetativa natural.

o que é a propagação vegetativa

A propagação vegetativa é um processo de reprodução exclusivo das plantas, semelhante a fragmentação com regeneração dos animais.

Como ocorre a propagação vegetativa natural

A propagação vegetativa natural é um processo em que estruturas multicelulares separam-se da planta mãe dando origem a uma nova planta sem necessitar sementes e ocorre devido há existência nas plantas de tecidos especiais chamados meristemas.

Folhas
Rizomas
Estolhos

Alguns exemplos de casos mais comuns de propagação vegetativa natural

Exemplo: Kalanchoe Esta planta desenvolve pequenos propágulos nas margens das folhas, que se separam, caindo ao solo e dando origem a uma planta nova.

Exemplo: MorangueiroEsta planta produz novas plantas em caules prostrados chamados estolhos. Cada estolho parte do caule principal e pode dar origem a várias novas plantas.

Exemplo: LíriosEsta planta possui caules subterrâneos alongados e ricos em substâncias de reserva. Estes caules chamados rizomas, permitem à planta sobreviver em condições desfavoráveis ainda que a parte aérea morra. Os rizomas têm a capacidade de alongar-se, originando gemas, que se diferenciam em novas plantas.

Tubérculos
Bolbos

Mais alguns exemplos de propagação vegetativa natural

Exemplo: batateiraEstes caules subterrâneos, volumosos e ricos em substâncias de reserva, dos quais as batatas costituem, talvez, o exemplo mais comum, possuem gomos com capacidade germinativa, os quais dão origem a novas plantas

Exemplo: cebolaPlantas como esta possuem bolbos. Estes caules subterrâneos possuem um gomo terminal rodeado por camadas de folhas carnudas, ricas em substâncias de reserva. Quando as condições se tornam favoráveis, formam-se gomos laterais, que se rodeiam de novas folhas carnudas, e originam novas plantas.

Agora iremos apresentar um pequeno vídeo sobre o tema apresentado:

Trabalho realizado por: Leonor Esperança, Ineta e Letícia Silva

Esperemos que tenham gostado!