Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

TABELA PERIÓDICA

Xavier Gonçalves

Created on November 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Halloween Infographic

Halloween List 3D

Magic and Sorcery List

Journey Map

Versus Character

Akihabara Connectors Infographic Mobile

Mobile mockup infographic

Transcript

tabela periódica

Alguns factos sobre a tabela periódica

Feito por Bernardo Amaral, Rafael Dias, Vasco Graça e Xavier Gonçalves do 10ºC

contriubuto dos vários cientistas para a sua criação

O alemão Johann Dobereiner propôs um sistema de classificação de elementos batizando-lhe de Lei das Tríades. Após, John Newlands propôs também um sistema de classificação dos elementos, mas desta vez utilizando como critério a ordem crescente de massas atómicas, ou Lei das Oitavas. Dmitri Mendeleev é considerado o pai da T.P atual. Mendeleev dispôs os períodos por ordem crescente de massa atómica e os grupos com propriedades químicas semelhantes. Posteriormente, Henry Moseley organizou os elementos químicos por ordem crescente do número atómico, evidenciando a regularidade das propriedades dos elementos.

Lei das tríades
Lei das Oitavas
T.P de Mendeleev

organização da t.p com base nas configurações eletrónicas dos elementos

A Tabela Periódica está organizada com base nas configurações eletrónicas dos elementos, refletindo a distribuição dos eletrões nos diferentes níveis e subníveis de energia. Esta organização segue algumas regras fundamentais: 1. Períodos: O nível de energia mais elevado da configuração eletrónica de valência indica o período a que pertence. Elementos com o mesmo número de níveis de energia pertencem ao mesmo período. 2. Grupos: Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de eletrões de valência. Estes elementos e as suas substâncias elementares têm propriedades físicas e químicas semelhantes. 3. blocos: Os elementos de um mesmo bloco possuem a última orbital de valência do mesmo tipo (s, p, d ou f).

propriedades periódicas: raio atómico

A definição exata do raio atómico é a distância média entre o centro do núcleo e os eletrões que se situam na camada mais afastada do próprio núcleo. O raio atómico tem tendência a aumentar ao longo do grupo e isto ocorre com o aumento do nível de energia dos eletrões de valência, oque implica que os eletrões de valência ocupam níveis superiores ou seja, mais afastados do núcleo, porém também diminui ao longo de período, onde o número de eletrões aumenta mas esses eletrões a mais ocupam o mesmo espaço. A nuvem eletrónica é contraída, e acaba com um raio atómico menor. Ao pegarmos numa configuração elerónica, temos acesso ao grupo, bloco e período desse certo elemento, para saber se o raio atómico é grande o período tem de ser um dos últimos e o grupo um dos primeiros.

propriedades periódicas: energia de ionização

A energia de ionização é a energia minima para remover um eletrão do seu respectivo átomo.A energia de ionização tem os critérios opostos do raio atómico. Diminui ao longo do grupo, pois tem mais niveis de energia, e serem mais afastados do núcleo resulta em serem fáceis de remover. Aumenta ao longo do período, com o aumento da carga nuclear os eletrões ficam cada vez mais difíceis de tirar. Na configuração eletrónica sabemos que o elemento tem uma grande energia de ionização ao ver se o período é um dos primeiros, e se o grupo é um dos últimos.

periodicidade na t.p

Na Tabela Periódica, as propriedades dos elementos variam de forma regular: O raio atómico aumenta de cima para baixo nos grupos e diminui da esquerda para a direita nos períodos. A energia de ionização que é a energia para retirar um eletrão, diminui de cima para baixo e aumenta da esquerda para a direita.

tendência para a formação de iões

Os metais, que possuem baixos valores de energia de ionização, geralmente perdem eletrões e formam catiões de carga positiva. Os não metais, que possuem altos valores de energia de ionização, geralmente ganham eletrões pela alta eletronegatividade e formam aniões que tem carga negativa

baixa reatividade dos gases nobres

Os gases nobres (grupo 18) apresentam as orbitais de valência s e p completamente preenchidas, com excessão do hélio que apresenta apenas a orbital s, o que lhes confere grande estabilidade e, portanto, baixa reatividade.

FIM