Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Módulo Didáctico História

Pedro Sá

Created on November 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Escola basica e secundária da calheta

disciplina de história-9ªano -2024/2025

Tema: Sociedade e cultura num mundo em mudança

Cultura de massas e o modernismo

ritmos musicais dos anos 20

mass media

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

introdução

Subtemas a abordar

OBJECTIVos

Índice

Nova arquitetura

Principais caracteristicas do sorrialismo

Principais caracteristicas do abestracionismo

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

12

11

Rutura e enovação nas artes

10

Principais caracteristicas do futorismo

Principais caracteristicas do cubismo

Índice

Pag. XX

Pag. XX

Pag. XX

escolas de chicago e bhauhaus

15

14

web/bibliografia

13

o moderniso português nas artes e na literatura

Índice

Neste trabalho irei apresentar os seguintes pontos que nos foram requeridos no Gião de Trabalho individual, que nos foi dado.Tentei abordar todos os tópicos e subtemas.

Introdução

Indicar alguns dos principais vultos e obras de referência do modernismo português;

Indicar as características do modernismo arquitetónico;

Apontar as principais características das correntes estéticas que marcaram a evolução nas artes;

Defenir o conseito de modernismo;

Defenir o conceito de cultura de massas;

Defenir o conceito de mass media;

LEARNING EXPERIENCE

Relacionar a I Guerra Mundial com a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura;

Objectives

O modernismo em Portugal: as novas correntes literárias; a nível da pintura, a chegada dos movimentos de vanguarda a Portugal.

O nascimento da nova arquitetura: o arquitetónico; a Escola de Chicago e a Bauhaus.

A miltiplicidade de experiências artísticas: cubismo; futurismo; abstracionismo; surrealismo.

Os meios de comunicação de grande divulgação- os mass media: a rádio, a imprensa e o cinema; novos ritmos musicais.

Subtemas a abordar

Mass Media

As Mass media eram um termo utilizado para identificar alguns dos meios de comunicação social tal como a televisão, o rádio e também para a imprensa.

O livro continuava a ser destacado, pois deixava claro o seu aparecimento subretudo pelos novos géneros literários, como: policial, aventura e especialmente o romance que era muito apreciado pelo público feminino, também tendo surgido a banda desenhada sendo um novo estilo literário como por exemplo: As avanturas de TinTin

O livro

O cinema obteve um sucesso extraordinário, sendo só em 1927 que extriou do primeiro filme sonoro pois os anteriores filmes eram completamente sem som assim sendo mudos. As famosas cenas românticas, os sonhos e a fantasia que os filmes proporcionavam uma fascinavam ao público de todas as faxas etárias.

Cinema

A rádio, a partir de meados da década de 1920, era o meio de comunicação mais popular, porque chegava a um maior número de pessoas, de todas as classes sociais. Transmitia noticiários, teatro, anúncios de publicidade e os sucessos musicais da época, para além de constituir um veículo de propaganda.

Rádio

Os novos gêneros musicais também representavam a cultura efervescente dos “Loucos Anos 20”. Jazz e charleston eram um sonho de modernidade e arte inovadora, e todos dançavam o rítmico e embalado chalreston nas festas e pistas de dança. Todos esses estilos eram para cabarés e clubes noturnos, exigindo diversão e estilo de vida fácil.

1920: Os ritmos musicais dos anos 20

Movimento artístico e literário, marcado pela rutura com as regras e os valores instituídos, e pela defesa de liberdade na criação estética.

Modernismo:

Conjunto de manifestações culturais produzidas para um grande número de pessoas, cuja difusão é facilitada pela ação dos meios de comunicaçã

Cultora de massas:

Cultura de massas e o modernismo

No início do século XX, a arte conheceu uma verdadeira revolução. Os progressos científicos e tecnológicos, o aparecimento da psicanálise, da fotografia e do cinema abriram novas possibilidades aos artistas. Surgiu, assim, o Modernismo, um movimento de vanguarda onde se inserem vá- rias correntes artísticas que romperam com o passado, com as regras e os valores instituídos, criando uma nova linguagem estética. Os movimentos artísticos vanguardistas, dos quais se destacam o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo e o Surrealismo, apresentam características comuns: • valorizam a subjetividade e a emotividade; • recusam o realismo, procurando o que está para além da realidade aparente; • valorizam a liberdade e enaltecem a interioridade do artista.

Rotura e enovações nas artes no séc.xx

Rutura e enovação nas artes

O Cubismo dominou a cena artística europeia. Os seus fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque, que desenvolve- ram uma corrente que se tornaria num dos movimentos de vanguarda mais importantes do século XX. O Cubismo recusou as leis da perspetiva linear (utilizada desde o Renascimento) para representar o espaço, e pro- pôs um novo olhar sobre as formas e os objetos

Principais caracteristicas:

Principais caracteristicas do cubismo

O Futurismo Esta corrente artística nasceu em Itália, em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, por Fillipo Marinetti. Recusava a herança cultural do pas- sado e propunha a criação de uma nova arte que transmitisse o progresso da vida moderna. O Futurismo fez-se sentir não só na pintura, mas também na escultura, na arquitetura, na música, na literatura, no teatro e fotografia. Giacomo Balla, Carlo Carrà e Umberto Boccioni são alguns dos artistas mais representativos desta corrente artística.

Pincipais características:

Principais caracteristicas do futorismo

Foi movimento artístico que se caracteriza pela valorização de uma interpretação subjetiva da realidade, privilegiando cores, linhas, figuras e formas abstratas

Principais características

Este movimento artístico alcançou uma grande importância ao longo do século XX, concretizando-se através de várias tendên- cias. Recusou as formas tradicionais de re- presentação e assumiu-se como uma arte não figurativa, que pretendia revelar os pensamentos e as emoções do artista. Wassily Kandinsky e Piet Mondrian estão entre os primeiros pintores abstracionistas.

Principais caracteristicas do abestracionismo

• abandono da Razão no processo de criação artística; • valorização do papel do inconsciente e dos sonhos na atividade artística; • utilização de técnicas do Cubismo, como a colagem

O Surrealismo Em 1924, o poeta e escritor André Breton publicou o Manifesto do Surrea- lismo, que lançou as bases deste movi- mento artístico e literário. Influenciado pelas teorias psicanalistas de Freud, o Surrealismo realça o papel do mundo dos sonhos e do inconsciente no processo criativo. Salvador Dalí, René Magritte e Juan Miró foram alguns dos artistas re- presentativos deste movimento artístico.

Principais características:

Principais caracteristicas do sorrialismo

Nova arquitetura

No século XX, assistiu-se a uma renovação da arquitetura, quer na Eu- ropa, quer nos EUA. Vários fatores estiveram na origem do aparecimento de novas cor- rentes arquitetónicas,como: • o crescimento económico e a expansão das cidades, que exigiram a construção de novos tipos de edifícios, como hospitais, fábricas, aeroportos e bairros residenciais;• novas técnicas e materiais de construção (como o aço e o betão); • a influência de movimentos artísticos, como o Cubismo e o Abstracionismo. Nos EUA e na Europa, destacaram-se duas escolas ou movimentos, no quadro do chamado modernismo arquitetónico, caracterizado pelas formas geométricas, pelas superfícies planas e retilíneas e pela quase ausência de decoração das construções.

A nova arquitetura:

Ainda nos EUA, surge o novo estilo de arquitetura, com o nome de Escola de Chicago. Havia a orientação de que “o edifício era feito exclusivamente para os interesses do dono, pronto para efetuar qualquer transação na habitação do edifício”. Dessa forma, os americanos, ao fazerem seus estudos, tentaram fazer seus projetos para necessidades novas.ass de desenvolvimento para cidades ponto número 8, expansão dos interesses de urbanos Suzanne Industrialização e chamá-los simples, desenvolveram prédios. A Aparelhos abatidos por janelas grandes com revestimento A CHINA WINDOW A “obstrução” foi usada ao lado de características retilíneas com uso de concreto e vidro.

Lorem ipsum dolor sit amet consecter

Escola de Chicago e Bauhaus

O modernismo português nas artes e na litratura

Artes: O Modernismo Português em 1910 acompanhou os movimentos artísticos europeus, com a introdução de novas correntes como o cubismo e o futurismo. Literatura: Em 1915 a revista Orpheu marcou o inicio do Modernismo Português, os seus autores eram Amadeo de Souza-Cardoso, Santa-Rita Pintor, Diogo de Macedo e Almada Negreiros que ficaram conhecidos como " A Geração Orpheu"que escandalizou os meios intelectuais da época pela sua criatividade e espírito crítico. Em oposição a estes encontrava-se Julio Dantas. Um dos membros da Geração Orpheu destinguiu-se como um dos maiores poetas Portuguêses, falamos de Fernando Pessoa.

Modernismo Portuguêsnas artes e na literatura:

Recurso utilizado manual digital:

ANDRADE, Andreia, et al, (2023). Somos História 9. Areal Editores. Porto. Link da imagem utilizada: https://www.wook.pt/livro/as-aventuras-de-tintin-explorando-a-lua-herge/10918099

Web/Bibliografia