Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Economia Circular_ vff

Ana Maria Sousa

Created on November 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Porque é que a Economia Circular é importante?

Conheça o contexto.

Risco de alterações irreversíveis e abruptas em larga escala

AQUECIMENTO GLOBAL

  • Em 2009 foram definidas 9 fronteiras planetárias como o "espaço operacional seguro" para a humanidade.
  • Em 2023, 6 dos 9 limites já foram ultrapassados.

Em 2022 a temperatura média aumentou 1.24ºC, em 2034 poderá aumentar mais 1.5 °C e em 2060 mais 2 °C.

+ info

70%

Economia atual consome 70% mais recursos por ano do que a Terra é capaz de reabastecer no mesmo período de tempo

Saiba mais no Global Carbon Footprint Network

A lista de matérias-primas críticas (CRMs) para a UE cresce a ritmo elevado

2011

14 CRMs

2014

20 CRMs

Lista de matérias-primas críticas (CRMs) para a UE definidas pela Comissão Europeia com base na importância para a economia dos 27 estados membros e no potencial de risco associado ao seu abastecimento. Lista cresce a um ritmo elevado!

2017

27 CRMs

+ info

2020

30 CRMs

O Impacto das Matérias Primas Críticas é muito abrangente

Na Independência Externa

Na Sustentabilidade

No Progresso Tecnológico

Na Indústria

Na Procura

o que é a Economia Circular?

Conheça caraterísticas e principios.

eCONOMIA CIRCULAR segundo a

No site desta instituição, comprometida em criar uma economia circular, poderá obter muito informação e saber mais sobre este tema.

Economia Circular

A economia linear baseada em "extrair-produzir-utilizar-descartar” e relacionada com a produção massiva de bens sem preocupações com a reposição das reservas naturais, reflete-se na escassez de alguns recursos essenciais, na elevada quantidade de resíduos produzidos diariamente e nas alterações climáticas não é sustentável e a economia da reciclagem também não é suficiente. A solução é a economia circular que incluí a reutização, a reparação e o return, minimizando o desperdício.

“CE is an economy based on a spiral loop system that minimizes matter, energy flow and environmental deterioration without restricting economic growth or social and technical progress”. Stahel, W., 1982

A Economia Circular caracteriza-se por:

Modelo Colaborativo

Design Circular

Alcance global com implicações locais

Mudança de Mentalidade

+ info
+ info
+ info
+ info

Princípios da Economia Circular

Evita o uso de fontes de energia não renováveis e preserva ou realça a utilização de energias renováveis, por exemplo, devolvendo nutrientes valiosos ao solo para suportar a regeneração ou utilizando energias renováveis em vez de depender de combustíveis fósseis

Regenerar sistemas naturais

Favorece atividades que preservem o valor na forma de energia, trabalho e materiais. Significa design para a durabilidade, reutilização, remanufatura e reciclar para manter produtos, componentes e materiais a circularem na economia.

Manter produtos e materiais em uso.

Rejeita os impactos negativos da atividade económica que possam causar dano à saúde humana ou aos sistemas naturais, incluindo os gases de efeito de estufa e as substâncias perigosas, a poluição do ar, da terra, da água, assim como resíduos “estruturais” como o congestionamento de trânsito.

Eliminar resíduos e poluição desde o princípio.

'“We designed the system, we can redesign it”

Global Temperature Report for 2022, Berkeley Earth. 2022.

A Economia Circular

Exige uma mudança de mentalidade

Na maneira como pensamos sobre a nossa economia e o meio ambiente, e na maneira como nos relacionamos com eles e suas partes constituintes, focando a saúde e a sustentabilidade das nossas comunidades a longo prazo, nos nossos meios de subsistência nos e nossos ecossistemas.

A Circularidade

começa no design

A circularidade funciona melhor quando é intencionalmente projetada no sistema, e não tão bem quando é apenas uma ideia tardia. Outra maneira de dizer isso é: alterar um sistema linear para minimizar os seus impactos negativos não produzirá resultados melhores em termos de viabilidade a longo prazo do que um sistema projetado visando circularidade desde o início. Exemplo: um automóvel cujas peças foram projetadas para serem facilmente desmontadas no final de sua vida útil e incorporadas em novos carros.

A Economia Circular

tem um âmbito global e impactos locais

O âmbito potencial (o alcance) da economia circular é global, e esse deve ser o objetivo final. Mas com a economia circular, as oportunidades económicas e de emprego são transferidas para o nível local (onde ocorrem efetivamente as atividades de utilização, manutenção, reutilização, gestão de resíduos). Por estas atividades não poderem ser terceirizadas para a China, por exemplo, o dano causado pela dominante "economia linear" (o modelo atual de "extrair, fabricar e descartar") nem sempre é percebido localmente, por que todas as atividades prejudiciais (extração de recursos, fabrico e poluição) podem ser facilmente subcontratadas em qualquer outro país ou região.

Source: EU's list of Critical Raw Materials (2020)

Economia Circular

funciona melhor num modelo colaborativo

Envolve a construção de um novo modelo de colaboração, que atravessa linhas tradicionalmente competitivas dentro do mercado. Funciona melhor num ambiente colaborativo, que se estende por indústrias e setores, acima e abaixo da cadeia de supply chain, ou seja ao longo de toda a cadeia de valor, e entre novos modelos de negócios compatíveis com a Economia Circular.