Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

literacia da informação

Inês Ramos

Created on November 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Event Invitation

Mobile Phone Call

Mobile Business Card

Birthday Wish

Search Card

Click Hand

Before and After Flip

Transcript

Google

Literacia da Informação

Pesquisar

Literacia da Informação

Google

#Literacia
#Digital
#Informação
Resultados para... Literacia da Informação

Next

Realizado por:

Beatriz Mafra - 240001305 Catarina Duarte - 240001467Francisca Graça - 240000767Inês Ramos - 240000456

Licenciatura em Educação Social1º ano | 1º semestre U.C: Literacia Digital e Recursos Multimédia para a Educação Social Ano Letivo 2024/2025 Turma A

Referências de acordo com as normas APA:

  • Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). Literacia Digital e Literacia da Informação - Competências de uma era digital. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém. Disponível em:
  • Chan, E. & Sanches, T. (2023). Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: um estudo de caso em Macau. University of Saint Joseph, Macau, China & UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Disponível em:
  • Association of College & Research Libraries; Sanches T, Antunes ML, Lopes C, translators. Referencial da literacia da informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022. Lisboa: Associação portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação; 2022. Disponível em:
  • Antunes, M. L., Sanches, T., Lopes, C., Rodrigues, B. S. (2017). Literacia da informação: o primeiro degrau para a Ciência Aberta. In Borges, M. M. & Sanz Casado, E. (Coords.). A Ciência Aberta o contributo da Ciência da Informação: Atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC, 20-22 Novembro. (47-56). Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20. Disponível em:

Conceito

A literacia da informação é o conjunto de capacidades integradas que abrange a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada, e a utilização da informação na criação de novos conhecimentos e na participação ética em comunidades de aprendizagem.

Discovery Service

  • Danovitch, J. H. & Girouard-Hallam, L. N. (2024). How does Google get its information?: Children’s judements about Google search. University of Louisville, Louisville, Kentucky, USA. Disponível em:
  • Huang, W., Wang, T., & Tong, Y. (2024). The effect of gamified project-based learning with AIGC in information literacy education. Innovations in Education and Teaching International, 1–15. Disponível em:
  • Antunes, M.L. Lopes, C. & Sanches, T. (2018). Contributos da literacia da informação para a Ciência Aberta. ISPA, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Disponível em:

Teoria de Likert

Existe a noção, apoiada na Teoria de Likert, sobre a teoria das atitudes que considera a literacia da informação, mais do que um conceito que implica atitude. Tem que existir:

  • Componente cognitiva;
  • Componente afetiva;
  • Componente comportamental.

Estas componentes são fundamentais, pois serão a génese das competências necessárias a determinadas tomadas de decisão em todo este processo, tais como:

  • Competências Informacionais;
  • Competências Digitais
  • Autonomia;
  • Skills.

Respondendo à pergunta:

Nas pesquisas realizadas, quais os autores cujo trabalho/estudo incidiu mais neste tema?

R: Nestas pesquisas realizadas, os autores que mais surgiram nas plataformas em resposta à procura da Literacia da Informação foram o Carlos Lopes, Maria da Luz Antunes, Tatiana Sanches.

Evolução

As questões sobre a Literacia da Informação estão sempre a evoluir e quando definimos o conceito e apresentamos as suas práticas, existe algo que vai sendo posto em causa, acrescentando um novo dado em função do desenvolvimento das necessidades do próprio indivíduo. Mas também, com a mudança social, originada pelo desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação, ou seja, a literacia digital.