Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Realizado por:

trabalho sobre os

Pegadores

Alunas: Inês Ferreira Nº7, Joana Martins Nº8 , Laura Ventura Nº9, Mariana Magalhães Nº11, Érica Dias Nº3 e Francisca Chamusco Nº 4.
Contraste com Santo António
Contraste com Santo António
Atualidade da critica

Conteúdos

01
Introdução
02
Traços Caracterizados
03
Repreensões
04
Alegoria social
05
06
Provérbio adequado á representasão
07

Introdução

O “Peixe Pegador” é dos peixes referidos por Padre António Vieira no “Sermão de Santo António aos Peixes”, mais concretamente no Capitulo V desta obra, ou seja, é um peixe referenciado na parte do sermão que fala das repreensões aos peixes em particular. Sendo assim, o “Peixe Pegador” é um peixe repreendido pelo seu comportamento.

Info

Traços Caracterizados:

Os pegadores são peixes pequenos que vivem agarrados a outros peixes maiores, como os tubarões, levando assim uma vida parasitária, conclui-se que o peixe pegador é provavelmente uma rémora.
Ao serem pequenos pegam-se aos maiores sem os largar mais, o que simboliza o parasitismo social e o oportunismo

Repreensões:

Alegoria social

No sermão de Santo António, Padre António Vieira denuncia os comportamentos corruptos dos colonos do Maranhão, de forma alegórica

Contraste com Santo António

Santo António "pegou-se" a Deus e tornou-se imortal, seguindo o caminho da sabedoria.

o PROVÉRBIO

"andam os pescadores com os Tubarões"

Atualidade da critica

Corrupção

Muitas pessoas ainda procucam favores e privilégios junto a autoridades e figuras de poder, muitas vezes desconsiderando a ética e o mérito.

Redes Sociais e Influência

A ideia do peixe pegador pode ser relacionada à cultura de "influência" nas redes sociais. Muitas pessoas procuram associar-se a figuras de grande alcance para obter visibilidade e benefícios indiretos, mesmo sem oferecerem um conteúdo original ou independente.

Dependência Económica

Alguns indivíduos ou até mesmo países acomodam-se à dependência de economias maiores ou empresas poderosas, sem procurarem um desenvolvimento autossuficiente.

Obrigada!

cacterização no texto

São pequenas 51-100cm: “Porque sendo pequenos, não só se chegam aos maiores;”o peixe pegador é uma rémora- “Rodea a Nau o Tubarão nas calmarias da Linha com os seus Pegadores às costas, tão cirzidos com a pele, que mais parecem remendos ou manchas naturais, que os hóspedes, ou companheiros” vivem agarrados aos tubarões- “Tão cirzidos com a pele, que mais parecem remendos ou manchas naturais.” E “mas de tal sorte se lhe pegam aos costados, que jamais os desferram.”

Alimenta-se dos restos do tubarão- “Para se sustentarem do que deles sobeja.”