Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

G7 9ºB

12680 Mafalda Guimarães Freitas

Created on November 5, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por:Francisco Teixeira, nº7 Mafalda Freitas, nº16 Maria Cunha, nº18

Banco Alimentar contra a Fome

Contrastes de Desenvolvimento

Neste trabalho iremos abordar os seguintes tópicos:
  • Data de criação;
  • País de origem;
  • Objetivo principal/sua missão;
  • Princípios da Ação Humanitária;
  • Presidente e/ou Representante principal;
  • Exemplos de países onde existem missões ativas – ações de ajuda e resultados.

Introdução

No âmbito da disciplina de geografia foi nos proposta a realização de um trabalho pela professora Ivone Silva, sobre contrastes de desenvolvimento, onde nós escolhemos o Banco Alimentar contra a fome.

Conclusão

ÍNDICE

Introdução

DATA DE CRIAÇÃO

pAÍS DE ORIGEM

oBJETIVO PRINCIPAL E A SUA MISSÃO

pRINCíPIOS DA aÇÃO hUMANITária

rEPRESENTANTE pRINCIPAL

Exemplos de Países com Missões Ativas

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

O primeiro banco alimentar foi fundado em 1967, nos Estados Unidos e foi criada por John van Hengel, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Este conceito inovador expandiu-se para outros países, dando origem a uma rede global de bancos alimentares e inspirando a criação de várias organizações, incluindo o Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal, fundado em 1992.

Data de Criação e País de Origem

O Banco Alimentar Contra a Fome é uma associação que ajuda a combater a fome e a falta de comida em vários países do mundo.

Objetivo principal e a sua missão

Objetivo Principal: Os Bancos Alimentares Contra a Fome têm como principal objetivo ajudar a combater a fome, recolhendo alimentos que de outra forma, poderiam ser desperdiçados, e distribuindo-os gratuitamente a pessoas em situação de necessidade. Trabalham em parceria com doadores, como supermercados, produtores e a comunidade, para garantir que estes alimentos cheguem a quem mais precisa. Missão: A missão dos bancos alimentares é também promover uma cultura de solidariedade e responsabilidade social. Ao organizar campanhas de recolha,incentivam as comunidades a participar ativamente na luta contra a fome, seja através de doações ou de voluntariado. Além de contribuir para reduzir a fome, os bancos alimentares têm um papel importante na sustentabilidade ambiental, ajudando a evitar o desperdício e a valorizar os recursos alimentares existentes.

Os princípios do Banco Alimentar Contra a Fome são:

  • Gratuitidade (ajuda sem cobrar);
  • Partilha;
  • Voluntariado;
  • Mecenato (apoio de empresas e indivíduos);
A organização usa esses valores para combater a fome e o desperdício alimentar, ajudando quem precisa.

Príncipios da Ação Humanitária

  • Isabel Jonet é a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal.
Ela lidera esta organização, coordenando campanhas e ações para recolher e distribuir alimentos a pessoas em situação de necessidade. Isabel Jonet também fundou a ENTRAJUDA, uma instituição que apoia outras organizações de solidariedade social com recursos e formação, ajudando-as a atender melhor quem precisa.

Presidente e/ou Representante Principal

Três exemplos de países com missões ativas no banco alimentar são por exemplo: Portugal (com 21 bancos alimentares espalhados pelo país);Estados Unidos (com mais de 200 bancos alimentares em todo o país); Reino Unido (com 1.200 centros de bancos alimentares);

Exemplos de Países com Missões Ativas

Conclusão

Em suma podemos concluir que o Banco Alimentar é uma organização fundamental na luta contra a fome e a desnutrição no mundo todo. Através das suas ações de distribuição de alimentos, programas educacionais e parcerias estratégicas, a organização tem alcançado resultados significativos na promoção da segurança alimentar e na melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas.

webgrafia

https://en.wikipedia.org/wiki/St._Mary%27s_Food_Bank_Alliance - (30 de outubro)https://www.stmarysfoodbank.org/ - (dia 30 de outubro) https://campanha.bancoalimentar.pt/pages/quem-somos - (dia 31 de outubro)