Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Corpo Humano
Tiago Madeira
Created on November 5, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
Sistema reprodutor humano
miguel carvalho nº13 Sofia azevedo nº16 tiago madeira nº17 tomás macedo nº19
Morfologia do sistema reprodutor masculino
Sistema reprodutor masculino- Vídeo
Sistema reprodutor- 3D
Morfologia do sistema reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino- Vídeo
sistema reprodutor- 3D
Formação de células reprodutoras femininas
Célula sexual feminina
A Oogénese é o processo de formação de oócitos. Ocorre no ovário. Inicia-se em vida uterina e fica em repouso no momento do nascimento. A partir da puberdade há a produção de oócitos mensalmente. Durante a gravidez o ciclo fica interrompido, retoma e interrompa de vez na menopausa.
Formação de células reprodutoras masculinas
A espermatogénese é a produção de espermatozoides a partir da puberdade até ao fim da vida do homem. A espermatogénese ocorre nos tubos seminíferos, que se encontram dentro do testículo.
Reprodução (da fecundação ao nascimento)
Fecundação
Fusão dos núcleos
Nidação
Anexos embrionários
Nascimento
Gestação
As Infeções sexualmente transmissíveis (IST)
Gonorreia-Bactéria
Clamídia-Bactéria
Sida-Vírus
Hepatíte B-Vírus
Métodos Contracetivos
O que são?
Quais são?
Dentro dos métodos contracetivos, podemos distinguir os métodos contracetivos de barreira, os intrauterinos, os hormonais e os cirúrgicos. Para além destes, são também processos de impedir a gravidez os métodos naturais e a contraceção de emergêngia.
Métodos contraceptivos são comportamentos, medicamentos, intervenções cirúrgicas ou objetos utilizados com o intuito de impedir uma gravidez.
Métodos contracetivos de barreira
Métodos contracetivos cirúrgicos
Métodos contracetivos hormonais
Outros processos
SOS
Métodos contracetivos intrauterinos
Vulva
Orgão externo contituído por: Orifício genital, Clitóris e Lábios. Lábios- pequenas pregas cutâneas responsáveis pela proteção do clitóris e do orifício genital.Clitóris-estrutura de grande sensibilidade.
Células germinativas
Dão origem aos espermatozoides. Este processo ocorre em quatro fases: Multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação, da preferia para o centro do tubo urinífero (centrípeta).
Parto
O nascimento ocorre entre as 39 e as 40 semanas de gestação (numa gravidez normal).
Expulsão da placenta
Fusão dos núcleos das duas células
Com a fusão das duas células forma-se o ovo/zigoto- trompas de falópio.
O ovo inicia um processo de divisões sucessivas.
Ao atinguir as 16 células passa a ter o nome de mórula esta depois de 6 dias chega ao útero. Desta forma dá origem ao embrião
Vesículas seminais
As vesículas seminais, localizadas acima da próstata, ligam-se ao canal deferente formando os canais ejaculatórios, que se estendem ao longo da próstata. A próstata e as vesículas seminais produzem um líquido que nutre o esperma.
Uretra
A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o exterior do corpo e também o esperma, mas nunca simultaneamente. Nos homens, a uretra mede cerca de 20 cm de comprimento e termina na extremidade do pênis.
Gonorreia
Sintomas
- Inflamação da uretra.
- Ardor ao urinar
Ciclo Ovárico
O ciclo ovárico resulta na formação de um oócito.Tem a duração média de 28 dias e tem 3 etapas:
- Fase folicular
- Ovulação-Separa as duas outras fases e normalmente dá-se no 14.º dia. Rompe-se a parede do folículo e do ovário e ocorre a expulsão do oóciro.
- Fase luteínica
Células de Leydig
Células que se encontram entre os tubos seminíferos, responsáveis pela produção de testosterona.
Gestação
Gestação é o período de cerca de nove meses, contado a partir da fecundação e implantação de um óvulo no útero até ao nascimento.
Durante a gravidez, o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em crescimento e preparam o parto.
Ovários
Órgãos localizados na cavidade pélvica e parcialmente recobertos pelos pavilhões das trompas de Falópio. Produzem oócitos e hormonas sexuais femininas, responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos e pela regulação do ciclo sexual.
Trompas de Falópio
Órgãos que se estendem dos ovários ao útero. Conduzem o oócito ou o ovo até ao utero. São os orgãos onde ocorre a fecundação.
Sida
Sintomas:
- Os seropositivos podem não apresentar sintomas durante vários anos, mas o vírus continua a multiplica-se.
Definição e como prevenir
As infeções sexualmente transmissíveis maís conhecidas por IST, são doenças transmitidas de uma pessoa infetada para outra durante as relações sexuais. O uso de recursos contracétivos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
Ciclo Uterino
Ocorre no Útero (endométrico), durante 28 dias.Este ciclo divide-se em três fases:
- Fase Menstrual
- Fase proliferativa
- Fase secretora
Escroto
O escroto é uma bolsa de pele grossa que cerca e protege os testículos. O escroto também atua como um sistema de controle da temperatura dos testículos, porque estes necessitam de uma temperatura levemente inferior à do corpo para favorecer o desenvolvimento normal dos espermatozoides.
Canais deferentes
O canal deferente é formado por um tubo firme que transporta o esperma a partir do epidídimo. Esse canal estende-se a partir de cada epidídimo até a parte posterior da próstata e junta-se com uma das duas vesículas seminais.
Clamídia
Sintomas
- Inflamação da Uretra
- ardor ao urinar
Fecundação
As mebranas da cabeça do espermatozoide e do oócito fundem-se.
permitindo
Penetração do núcleo do espermatozoide no oócito.
Pênis
O pênis é um orgão atravessado pela uretra, formado por um tecido esponjoso que quando se enche de sangue aumenta de volume e endurece. A extremidade mais saliente, sensível e volumosa, constitui a glande, que é recoberta por uma camada de pele, o prepúcio
Nidação
Quando o embrião se fixa na parede do útero
Após a nidação formam-se um conjunto de anexos embrionários, que permitem o desenvolvimento do embrião:
- Placenta
- Cordão Umbilical
- Bolsa amniótica
Próstata
A próstata é uma glândula masculina localizada imediatamente abaixo da bexiga e que envolve a uretra. A glândula, juntamente com as vesículas seminais adjacentes, produz uma boa parte do sêmen.
Células de Sertoli
São responsáveis pela proteção e pela nutrição das células germinativas.
Hepatite B
Sintomas:
- Debilidade e cansaço.
- febre (nem sempre).
- Dor abdominal e nas articulações.
- Urina mais escura e fezes mais claras
Vagina
Canal flexivel com cerca de 14cm que liga o colo do útero ao exterior.A vagina é o local onde o pénis deposita os espermatozoides e por onde se dá a saida do bebé durante o parto
Anexos embrionários
Placenta- Estabelece a ligação entre o útero materno e o cordão umbilical
Cordão umbilical- Estabelece a ligação entre a placenta e o feto
Bolsa amniótica- Contém o líquido amniótico que proteje o feto da desidratação e dos choques
Útero
Órgão de paredes musculares e espessas, revestido internamente por um tecido muito vascularizado, o endométrico.O útero abre na vagina. numa região designada colo do útero. É neste orgão que ocorre o desenvolvimento do embrião.
Esperatozoide
O espermatozoide é o gameta masculinoconstituído por três regiões:- Cabeça -Peça Intermediária -Flagelo
Epidídimo
O epidídimo é formado por um único tubo microscópico enrolado que mede quase seis metros de comprimento. O epidídimo recolhe o esperma dos testículos, proporcionando-lhe o meio para que amadureça e adquira a capacidade de mover-se através do sistema reprodutor feminino e fertilize um óvulo.
Testículos
Os testículos são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no saco escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm funções principais: Produzir os hormônios masculinos , como a testosterona e os espermatozoides.
Preservativo masculino
O preservativo masculino é uma capa de borracha (látex) que, ao ser colocada sobre o pênis, evita a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e do vírus causador da aids, o HIV. O preservativo pode também evitar a gravidez, agindo assim como um eficiente método contraceptivo.
Preservativo feminino
Essa bolsa recebe o líquido que o homem libera na relação sexual, impedindo o contato direto dos espermatozóides com o canal vaginal e com o colo do útero da mulher, evitando assim a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, a transmissão do HIV, e prevenindo a gravidez não planejada.
Diafragma
O diafragma é um anel flexível envolvido por uma borracha fina, que impede a entrada dos espermatozoides no útero. Para haver o funcionamento correto do diafragma, a mulher deve colocá-lo dentro da vagina cerca de 15 a 30 minutos antes da relação, e retirá-lo 12 horas após o ato sexual.
Pílula
A pílula é o método de contraceção hormonal há mais tempo utilizado. Trata-se de um método contracetivo muito eficaz, quando utilizado corretamente. A toma é diária, e cada comprimido contém duas hormonas semelhantes às que são produzidas pelos ovários: o estrogénio (sintético ou natural).
Anel vaginal
O anel libera os hormônios etonogestrel (progestagênio) e etinilestradiol (estrogênio), que entram na corrente sanguínea e atuam inibindo a ovulação. Os efeitos adversos relatados com o uso do anel vaginal incluem: sangramento de escape, cefaleia, vaginite, leucorreia, ganho de peso e expulsão do anel.
Adesivo
O adesivo inibe a ovulação ao transferir uma dose diária de hormonas (estrogénio e progestagénio) através da pele para a corrente sanguínea. O seu mecanismo de atuação é idêntico ao da pílula oral combinada. Assim, atua de duas formas: inibe a ovulação: libertação do óvulo.
Implante
O Implante Contraceptivo Subdérmico é um dispositivo anticoncepcional. Sua ação dura por até 3 anos, sendo fácil de inserir e de remover. Sua eficácia é garantida e maior que a ligadura das trompas uterinas, que o dispositivo intrauterino (DIU) e o anticoncepcional ral.
Laqueação de trompas
A contracepção permanente para mulheres envolve um procedimento cirúrgico para interromper as trompas de Falópio, que transportam o óvulo dos ovários para o útero. Alternativamente, as trompas de Falópio podem ser completamente removidas.
Vasectomia
É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
Dispositivo intrauterino
O dispositivo intrauterino (DIU) é um tipo de método contraceptivo. Ele é um pequeno dispositivo de plástico em forma de T que é inserido no útero pelo médico para evitar a gravidez. O útero é o órgão onde os bebês vivem e se desenvolvem antes de nascer.
Métodos Naturais
Os métodos naturais, também chamados de comportamentais, são aqueles que se baseiam na identificação do período fértil feminino e abstenção sexual durante esse período. São métodos que necessitam de muita disciplina e muito conhecimento do próprio corpo.
Contraceção de emergência
A contracepção de emergência reduz a chance de gravidez após ter tido um episódio de relação sexual sem proteção, incluindo quando a relação ocorre perto do momento da liberação do óvulo (ovulação), quando a concepção é mais provável. Em geral, a chance de gravidez é de 5% após ter tido um episódio de relação sexual sem proteção; porém, se for mais perto da época da ovulação, ela é de 20% a 30%.