Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Sistema reprodutor humano

Sofia azevedo nº16tiago madeira nº17 miguel carvalho nº13 tomás macedo nº19
Sistema reprodutor masculino- Vídeo

Sistema reprodutor- 3D

Morfologia do sistema reprodutor masculino

sistema reprodutor- 3D
Sistema reprodutor feminino- Vídeo

Morfologia do sistema reprodutor feminino

Formação de células reprodutoras femininas

A Oogénese é o processo de formação de oócitos. Ocorre no ovário. Inicia-se em vida uterina e fica em repouso no momento do nascimento. A partir da puberdade há a produção de oócitos mensalmente. Durante a gravidez o ciclo fica interrompido, retoma e interrompa de vez na menopausa.

A espermatogénese é a produção de espermatozoides a partir da puberdade até ao fim da vida do homem.

Formação de células reprodutoras masculinas

Orgão externo contituído por: Orifício genital, Clitóris e Lábios. Lábios- pequenas pregas cutâneas responsáveis pela proteção do clitóris e do orifício genital.Clitóris-estrutura de grande sensibilidade.

Vulva

As vesículas seminais, localizadas acima da próstata, ligam-se ao canal deferente formando os canais ejaculatórios, que se estendem ao longo da próstata. A próstata e as vesículas seminais produzem um líquido que nutre o esperma.

Vesículas seminais

Uretra

A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o exterior do corpo e também o esperma, mas nunca simultaneamente. Nos homens, a uretra mede cerca de 20 cm de comprimento e termina na extremidade do pênis.

Órgãos localizados na cavidade pélvica e parcialmente recobertos pelos pavilhões das trompas de Falópio. Produzem oócitos e hormonas sexuais femininas, responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos e pela regulação do ciclo sexual.

Ovários

Trompas de Falópio

Órgãos que se estendem dos ovários ao útero. Conduzem o oócito ou o ovo até ao utero. São os orgãos onde ocorre a fecundação.

O escroto é uma bolsa de pele grossa que cerca e protege os testículos. O escroto também atua como um sistema de controle da temperatura dos testículos, porque estes necessitam de uma temperatura levemente inferior à do corpo para favorecer o desenvolvimento normal dos espermatozoides.

Escroto

O canal deferente é formado por um tubo firme que transporta o esperma a partir do epidídimo. Esse canal estende-se a partir de cada epidídimo até a parte posterior da próstata e junta-se com uma das duas vesículas seminais.

Canais deferentes

O pênis é um orgão atravessado pela uretra, formado por um tecido esponjoso que quando se enche de sangue aumenta de volume e endurece. A extremidade mais saliente, sensível e volumosa, constitui a glande, que é recoberta por uma camada de pele, o prepúcio

Pênis

Próstata

A próstata é uma glândula masculina localizada imediatamente abaixo da bexiga e que envolve a uretra. A glândula, juntamente com as vesículas seminais adjacentes, produz uma boa parte do sêmen.

Canal flexivel com cerca de 14cm que liga o colo do útero ao exterior.A vagina é o local onde o pénis deposita os espermatozoides e por onde se dá a saida do bebé durante o parto

Vagina

O ciclo ovárico resulta na formação de um oócito.Tem a duração média de 28 dias e tem 3 etapas:

  • Fase folicular
  • Ovulação-Separa as duas outras fases e normalmente dá-se no 14.º dia. Rompe-se a parede do folículo e do ovário e ocorre a expulsão do oóciro.
  • Fase luteínica

Ciclo Ovárico

Órgão de paredes musculares e espessas, revestido internamente por um tecido muito vascularizado, o endométrico.O útero abre na vagina. numa região designada colo do útero. É neste orgão que ocorre o desenvolvimento do embrião.

Útero

Ocorre no Útero (endométrico), durante 28 dias.Este ciclo divide-se em três fases:

  • Fase Menstrual
  • Fase proliferativa
  • Fase secretora
Está interligado com o ciclo ovárico. São as hormonas ováricas, estrogénio e progesterona, que comandam o ciclo uterino.

Lorem ipsum dolor sit

Ciclo Uterino

O epidídimo é formado por um único tubo microscópico enrolado que mede quase seis metros de comprimento. O epidídimo recolhe o esperma dos testículos, proporcionando-lhe o meio para que amadureça e adquira a capacidade de mover-se através do sistema reprodutor feminino e fertilize um óvulo.

Epidídimo

Os testículos são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no saco escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm funções principais: Produzir os hormônios masculinos , como a testosterona e os espermatozoides.

Testículos

Dão origem aos espermatozoides. Este processo ocorre em quatro fases: Multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação, da preferia para o centro do tubo urinífero (centrípeta).

Células germinativas

Células que se encontram entre os tubos seminíferos, responsáveis pela produção de testosterona.

Células de Leydig

Lorem ipsum dolor

São responsáveis pela