Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Logica formal
Guilherme Teodoro Guerreiro da Silva
Created on November 4, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
lÓGICA Formal
5. Vídeo
4. Negação
3. Proposições
2. Tese ou argumentos
6. Fim
1. Logica formal
índice
O que é a logica formal
Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. Uma inferência possui um conteúdo puramente formal se ele pode ser expresso como um caso particular de uma regra totalmente abstrata, isto é, uma regra que não é sobre uma coisa qualquer em particular.
Tese ou Argumentos
Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. Uma inferência possui um conteúdo puramente formal se ele pode ser expresso como um caso particular de uma regra totalmente abstrata, isto é, uma regra que não é sobre uma coisa qualquer em particular.
PROPOSIÇÕES
O ponto de partida da lógica aristotélica é o conceito de proposição. Uma proposição é uma sentença que pode ser verdadeira ou falsa. Por exemplo, a proposição “o céu é azul” é verdadeira em um dia de céu claro e falsa em um dia nublado. Apenas proposições podem ser verdadeiras ou falsas. Se além diz “gosta”, “seres humanos” ou “filosofia” suas afirmações não serão nem verdadeiras, nem falsas. A verdade e a falsidade, portanto, não estão nos termos isolados que compõem uma sentença, mas na afirmação que liga esses termos. Se afirmo “todos os seres humanos gostam de filosofia” estou dizendo algo que pode ser verdadeiro ou falso.As proposições categóricas são um tipo específico de proposição que relaciona duas classes ou categorias de objetos. Elas são compostas por um termo sujeito e um termo predicado, ligados por um verbo de ligação, como “ser” ou “estar”. Por exemplo, a afirmação “todos os cachorros têm quatro patas” é formada por um termo sujeito (“cachorros”) e um termo predicado (“quatro patas”). O que está sendo dito é que todo o conjunto dos cães pertence ao conjunto de seres que possuem quatro patas.
O quadrado da oposição divide as proposições pela sua quantidade, havendo apenas dois tipos de quantificadores: Universais (referem a totalidade dos indivíduos de um certo domínio ou universo): todos, os, qualquer, quaisquer. Particulares (referem apenas uma parte e não todo o universo em causa): alguns, algum, há, certos, muitos, pelo menos um, estes, aqueles. Mas as proposições distinguem-se também pela sua qualidade: Afirmativas: quando atribuem uma dada qualidade ou predicado a um sujeito. Negativas: quando negam uma dada qualidade ou predicado a um sujeito.
Negação
Discordar da posição ou tese defendida por alguém acerca de uma determinada questão equivale a negar essa tese.
rEALIZADO POR:
gONÇALO
lARA lEANDRO
gUILHERME
João
Obrigado por assitir!!