Bernardo S. nº6, João nº20, Lourenço nº22, Martim nº24
HEMORROIDAS e CANCRO COLORRETAL
HEMORROIDAS
Hemorroidas causam desconforto, com sintomas como sangramentos, protusão, coceira e dor, geralmente devido à pressão na região anal. O sangramento pode ser leve ou intenso, e às vezes, as hemorroidas formam coágulos, resultando em dor.
Sintomas
As hemorroidas são afetadas por fatores como postura vertical, idade, obstipação, esforço ao evacuar, gravidez e uso excessivo de laxantes. A pressão nas veias do reto leva à sua dilatação e afinamento, aumentando o risco de sangramento e prolapso, com longos períodos sentados também contribuindo para o problema.
CAUSAS
O tratamento das hemorroidas varia conforme a gravidade. Casos leves podem ser aliviados com fibras, líquidos, pomadas e banhos quentes. Casos mais graves podem necessitar de esclerose ou ligadura elástica, realizados em ambulatório. A cirurgia é indicada em 10% a 15% dos casos, especialmente quando outros tratamentos falham. A remoção do trombo é feita em tromboses dolorosas.
tratamentos
Alguns aspetos importantes são a ingestão regular de líquidos e fibras, usar laxantes em caso de obstipação para evitar o esforço durante a evacuação e evitar o sedentarismo.
prevenção
Cancro colorretal
Os sintomas podêm incluir: diarreia ou prisão de ventre, sensação de intestino não vazio, sangue nas fezes, alterações nas fezes, dor ou inchaço, perda de peso súbita, cansaço inexplicável, ou náuseas e vômitos.
Sintomas
As causas do câncer de cólon e reto não são bem compreendidas, mas fatores de risco incluem idade (a partir dos 50 anos), pólipos do cólon, doenças inflamatórias intestinais, antecedentes pessoais e familiares de câncer, síndrome de Lynch, dieta pobre em frutas e fibras, e tabagismo.
CAUSAS
O tratamento do câncer colorretal depende do estadiamento da doença, do estado geral do paciente e de outras condições de saúde. As opções incluem tratamentos endoscópicos, cirurgia, quimioterapia e, ocasionalmente, radioterapia, que pode ser utilizada de forma paliativa para aliviar dores e sintomas.
tratamentos
A prevenção do câncer colorretal requer hábitos saudáveis e exames para a detecção precoce de pólipos ou lesões no cólon e reto. As diretrizes sugerem iniciar o diagnóstico aos 50 anos, mas o tempo ideal deve ser avaliado pelo médico com base no risco individual.
prevenção
FIM