Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

SITTING BULL

Horizontal infographics

RUGBY WORLD CUP 2019

Horizontal infographics

GRETA THUNBERG

Horizontal infographics

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

VIOLA DAVIS

Horizontal infographics

LOGOS

Horizontal infographics

Transcript

Estudos na África do Sul

1895

FERNANDO PESSOA

1888

Nascimento

1º poema

1896

Partida para Durban

1899

1905

Regresso a Lisboa

1909

Projetos profissionais

1912

Encontro com Sá Carneiro

1914

Os principais heterónimos

Fernando Pessoa

1915

Revista Orfeu

1919

A namorada Ofélia

1921

Empresa Olisiapo

1934

A Mensagem

1935

Morte e legado

Nascimento

A 13 de junho, nasceu aquele que viria a tornar-se um dos maiores poetas da literatura portuguesa. Foi figura central do Modernismo, em Portugal.

Morte

É internado, com forte dores abdominais, no Hospital de S. Luís dos Franceses, em Lisboa, tendo morrido a 30 de novembro. Em 1989, no centenário do seu nascimento, os seus restos mortais são transladados para o Mosteiro dos Jerónimos

Empresa criada por Fernando Pessoa com o objetivo de promover a cultura e o comércio portugueses no estrangeiro e de divulgar, em Portugal, os clássicos da literatura mundial. Pessoa publica os seus English Poems I-II e English Poems III, através da sua firma Olisipo.

Olísiapo

Ofélia

Conhece Ofélia Queiroz na firma Félix, Valladas & Freitas, Lda., onde trabalha como tradutor de cartas comerciais. Ofélia é a única namorada de Fernando Pessoa, conhecida.Chegaram até nós 51 cartas que escreveu a Ofélia, entre 1 de Março e 29 de novembro de 1920 (1ª fase do namoro) e entre 11 de setembro de 1929 e 11 de Janeiro de 1930 (2ª fase). Ofélia escreveu-lhe 129 cartas, a primeira datada de 1919 e a última de dezembro de 1932. O namoro terminou em 1920.

Surgem os primeiros poemas dos principais heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro Campos. F. Pessoa também escreve em nome próprio (ortónimo)

Heterónimos

Revista lançada em 1915. Os dois únicos números publicados, em abril e julho, marcam o início do modernismo em Portugal. Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

Revista Orfeu

Foi o único livro escrito em português publicado em vida do poeta. F. Pessoa publicou muitos poemas em vida, em revistas. Só após a sua morte, a sua obra foi sendo publicada, estudada e conhecida, ao longo de décadas.
A Mensagem
Três anos após a morte do pai, a mãe casa com o cônsul português em Durban. Assim, Fernando e a mãe partem para a África do Sul. O inglês passou a ser língua em que escrevia os seus poemas tendo publicado vários livros em inglês e só um português, aquando da sua morte em 1935.

África do Sul

Abre sua própria empresa, a Íbis Tipográfica e Editora, que começa a funcionar em novembro. Para isso, usou o dinheiro que recebeu como herança da avó. No ano seguinte, a empresa fecha por falta de clientes. Fernando Pessoa foi poeta filósofo dramaturgo ensaísta tradutor publicitário astrólogo inventor professor correspondente comercial crítico literário com comentarista.

Projeto fracassado

Mário de Sá Carneiro vai viver para Paris. No entanto, iniciam uma intensa troca de correspondência. Sá Carneiro lê os poemas de Pessoa e incentiva-o a publicar.

Mário de Sá Carneiro

Ao chegar à África do Sul, inicia os seus estudos no colégio Covent School e, por ser muito inteligente, consegue fazer em três anos o equivalente a 5. Em 1899, ingressa na Durban High School. Em 1901, obtém o First Class School Higher Certificate da Universidade do cabo da Boa Esperança. Faz o intermediate Examination in Arts da mesma Universidade. Ficou colocado na Second Class, obtendo a classificação mais elevada da província do Natal (na atual África do Sul).

Estudos

Em agosto, embarca com destino a Lisboa. Não voltará a África do Sul. Sabe-se que não gostava de viajar. Em Outubro, começa a frequentar o Curso Superior de Letras em Lisboa.