Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

Start

Biologia

Porque se perservam alimentos em sal ou açúcar?

Joana Carvalho n.°6 e Vera Nascimento n.° Ano letivo: 24/25

Índice

Introdução

Como acontece

Quizz

Webgrafia

Introdução

Biologia 24/25

Conservação com sal e açucar

Antes de haver frigoríficos, o ser humano para comservar carmes e peixes que caçava, guardava em sal para durar mais tempo, o mesmo se aplica ao açucar, que muito mais tarde começou a usar-se para comservar frutas, doces, entre outros.

+info

como acontece a conservação

Biologia 24/25

Esse processo é conhecido como "redução da atividade de água" e é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos.

Tanto o sal quanto o açúcar criam um ambiente onde a quantidade de água livre para as reações químicas e para o crescimento de micro-organismos é drasticamente reduzida. Com menos água, as bactérias e fungos, que precisam dela para sobreviver e se multiplicar, não conseguem prosperar no alimento.

Alimentos conservados em sal ou açúcar conseguem se preservar por longos períodos porque esses ingredientes reduzem a disponibilidade de água no alimento.

Além disso, a falta de água limita as reações químicas naturais que ocorrem dentro do objeto. Como muitas reações que degradam materiais (como a oxidação) dependem de umidade, a desidratação reduz significativamente a velocidade com que essas reações acontecem. Por isso, a desidratação é um método eficiente para manter a integridade de alimentos, plantas secas e outros materiais orgânicos ao longo do tempo.

A desidratação afeta a decomposição de um objeto ou alimento, principalmente, ao inibir a atividade microbiana e enzimática, que dependem da água para ocorrer. Sem água suficiente, os micro-organismos, como bactérias e fungos, não conseguem crescer e se multiplicar. Isso desacelera ou até impede os processos de decomposição biológica.

fosfolípido

Interior da célula

Exterior da célula

Osmose

Difusão Simples Processo de deslocação de um soluto de um meio mais concentrado para um meio menos concentrado (gradiente de concentração) sem gasto de energia. Este transporte acontecepois, as moléculas em questão são apolares e lipossolúveis.

fosfolípido

Proteína de Canal

Interior da célula

Exterior da célula

Difusão Facilitada Transporte de moléculas através de proteínas intrínsecas na membrana plasmática.

Osmose

fosfolípido

Permease

Interior da célula

Exterior da célula

Difusão Facilitada Transporte de moléculas através de proteínas intrínsecas na membrana plasmática.

quizz

Biologia 24/25
- BioGeo 10 vol. 2 Editora: LeYa Ana L.. F., Fernando A. B., Maria J. J. e Paula A. S.- Chat GPT (este não consultou sites)

webgrafia

Biologia 24/25

+info

+info

C12H22O11 vulgarmente conhecido como sacarose

12 22 11

C H O

H2O vulgarmente conhecido como água

Dissolve-se em lípidos (gorduras e óleos), alguns exemplos são o: O2(dioxigénio), CO2 (dióxido de carbono), N2 (dissódio) etc...

Lipossolúvel

H2O vulgarmente conhecido como água

Cl

Na

Na+ (sódio) e Cl- (cloro) (cloreto de sódio) vulgarmente conhecido como "sal de cozinha"

H2O vulgarmente conhecido como água

Cl

Na

Na+ (sódio) e Cl- (cloro) vulgarmente conhecido como "sal de cozinha"

Podemos observar ainda algumas destas tecnicas hoje em dia, como na peixaria onde o bacalhau encontra-se embebido em sal