Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
Michelangelo - Renascimento
Rafael Silva
Created on October 31, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
Transcript
HISTÓRIA 8ºA
Michelangelo
A Criação de Adão
RAFAEL SILVA nº18, VALENTINA BOZYK nº20, MAURO FREITAS nº17, JOANA FERREIRA nº12, HORÁCIO YALBIR nº11
Tópicos
• Biografia
• Outras obras do pintor
• Análise da obra "A Criação de Adão"
• Influência dele na época e na Atualidade na arte
• Visita Virtual à Capela Sistina
• Curiosidades
Sobre a obra
Descrição
A obra "A Criação de Adão" de Michelangelo representa o processo de criação de Adão (canto inferior esquerdo) por parte de Deus (canto superior direito) em que cria o ser humano à sua imagem. Deus está a usar uma vestimenta branca e está rodeado de anjos num céu esbranquicado, enquanto Adão está sentado numa rocha, nu. Ambos tentam entrar em contato um com outro com as suas mãos na pintura, representando o ato de criação do primeiro ser humano.
A Pietà
A Pietà
Sobre a obra
Cores da obra
Na obra "A Criação de Adão", Michelangelo usou uma paleta de cores contrastantes e vibrantes, com cores fortes que resistem ao desgaste do tempo. Ele usou tons rosados e alaranjados para a pele das figuras e tons de azul, verde, branco e vermelho para as vestimentas e fundo da pintura. Ele escolhia essas cores para dar vivência e destaque às figuras na pintura, tornando-as emblemáticas.
Biografia de Michelangelo
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um pintor e escultor nascido a 6 de março de 1475, em Caprese na República Fiorentina (atual Itália). Foi um grande artista, tendo feito várias obras conhecidas tais como: a Pietà (1499), a Criação de Adão (1512) e David (1504). Morreu a 18 de fevereiro de 1564, em Roma.
A Pietà
A Pietà
Retrato deMichelangelopor Daniele da Volterra
Sobre a obra
Técnicas de Pintura
Na obra, foram usadas várias técnicas de pintura, tais como: -Fresco, Técnica principal na Capela Sistina, onde a obra se localiza, e que consiste na pintura sobre o gesso úmido, permitindo que os pigmentos se fixem permanentemente quando o gesso seca. -Claro-escuro, Michelangelo usou contrastes de luz e sombra para modelar o volume das figuras, destacando a musculatura de Adão e criando uma sensação de tridimensionalidade.
A Criação de Adão
Info
1508-1512
Sobre a obra
Técnicas de Pintura
-Proporção e Perspectiva, Na pintura, Michelangelo demonstrou um forte entendimento e saber da perspectiva e proporções humanas, retratando as figuras de uma forma que se adapta ao teto curvado da Capela Sistina, para que não desproporcione o tamanho das figuras.
Sobre a obra
Estilo do pintor
A principal característica do estilo de Michelangelo era o realismo. O pintor buscou inspirar-se nos ideiais da Grécia e Roma Antiga, que levavam à perfeição e harmonia na representação do corpo humano. A prova disso eram as figuras que ele pintava e esculpia, com poses elegantes, proporções perfeitas e em harmonia com o resto da pintura. Michelangelo combinou esse estilo com o seu profundo conhecimento da anatomia humana, o que resultou em figuras imponentes e musculosas, como em "David".
Influência de Michelangelo na arte da época e da atualidade
Michelangelo também tem forte influência nos dias de hoje, como:-Na cultura pop e arte urbana, em que as suas pinturas e esculturas (principalmente "A Criação de Adão" e "David") são reinterpretadas por artistas urbanos ou até para imagens na internet. -Na exploração do corpo e da identidade, em que artistas como Pablo Picasso exploraram a anatomia e proporção de forma mais abstrata, mas, usando os mesmos conhecimentos anatómicos de Michelangelo como referência nas suas pinturas.
A Pietà
A Pietà
A Pietà
Influência de Michelangelo na arte da época e da atualidade
Michelangelo teve influência na arte renascentista e barroca na sua época, como:-Na padronização do ideal da beleza e forma humana, em que elevou o ideal da beleza anatómica, fazendo com que outros pintores como Rafael, Caravaggio e Bernini buscassem representar o corpo humano com o mesmo nível de detalhe e expressividade.-No uso do claro-escuro, em que foi um dos pioneiros nessa nova técnica para a época, antecipando as técnicas de Caravaggio.
Visita Virtual à Capela Sistina
A Capela Sistina localiza-se na Cidade do Vaticano, em Roma. Começou a ser construída em 1473 e a obra terminou em 1481. Foi inspirada no Templo de Salomão em Jerusalém, e foi lá que Michelangelo pintou todo o teto da Capela por ordem do Papa Júlio II. É lá onde acontece as votações para a escolha do novo papa e é onde está a pintura "A Criação de Adão", no centro do teto da Capela Sistina. Agora, iremos realizar uma visita virtual à Capela!
À conversacom Michelangelo
Agora, iremos conversar com Michelangelo usando a plataforma digital Character.ai. Façam as vossas perguntas e questões ao mestre da arte renascentista!
Curiosidades sobreMichelangelo
-Michelangelo tinha uma forte rivalidade com Leonardo Da Vinci e com Rafael Sanzio. Com Leonardo, ambos passavam o tempo a mandar indiretas enquanto que com Rafael era mais por achar que ele copiava as suas ideias, já que Sanzio inspirava-se tanto em Leonardo como em Michelangelo.-Michelangelo era tão obcecado com a perfeição nas suas obras que passou 4 anos a pintar o teto da Capela Sistina sobre andaimes em posições desconfortáveis, o que prejudicou permanentemente a sua saúde.
A Pietà
A Pietà
A Pietà
Curiosidades sobreMichelangelo
-Michelangelo era muito crítico e extremamente duro com as suas obras, descartando muitas delas preferindo que o público só as visse na versão final.-Michelangelo autoconsiderava-se um escultor, e não um pintor. Quando o papa Júlio II o encarregou de pintar o teto da Capela Sistina ele tentou recusar, mas acabou por aceitar, criando uma das suas maiores obras-primas.
A Pietà