Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura, mais ou menos violenta, no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.
O que é um sismo
Como se proteger dos sismos
112
Contactos Emergência
Após um sismo devemos desligar a água, a eletricidade e o gás, para evitar curto-circuitos, incêndios ou inundações. Tenha sempre presente os números de emergência, junto do telefone fixo ou no seu telemóvel: 112, Polícia, Bombeiros, Serviços Médicos e da Proteção Civil.
Abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama. Mantenha-se afastado de janelas e espelhos. Tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objetos. Se está num local com grande concentração de pessoas fique dentro do edifício, até o sismo cessar.
Se está em edifícios públicos faça por reparar nos sinais de emergência. Sempre que possível contrate seguros contra sismos. Prepare a sua casa contra diversos perigos durante os sismos, designadamente: Fixe ou mude para outros locais os objetos e móveis que possam cair sobre lugares normalmente ocupados por pessoas.
O que fazer depois do sismo
O que fazer durante o sismo
O que fazer antes do sismo