Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação econômica
Ana Rita
Created on October 30, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Taxas Tributárias Salariais
Ana Rita Po2456Bárbara Abreu Po2462
O que são?
Taxas tributárias salariais são impostos aplicados sobre os rendimentos do trabalho que as pessoas ganham. Estes impostos são usados pelos governos para financiar serviços públicos, como saúde, educação e infraestrutura. Aqui em Portugal, temos diferentes escalões de IRS que determinam a quantidade de imposto que uma pessoa deve pagar com base nos seus rendimentos anuais.
Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares.
O que é o IRS?
O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimento em Portugal. O imposto é determinado de acordo com o rendimento obtido, sendo aplicada a taxa correspondente, conforme o escalão a que pertence, e consideradas as deduções previstas na lei. O IRS é apurado individualmente, mas os casais ou as pessoas em união de facto podem optar por entregar o IRS em conjunto. Neste caso, o imposto é cobrado sobre a soma dos rendimentos das pessoas que compõem o agregado familiar.
As pessoas que tenham rendimentos de:
- Trabalho dependente,
- Empresariais,
- Profissionais,
- Capitais,
- Prediais,
- Patrimoniais,
- Pensões.
Quem está obrigado a apresentar a declaração de IRS?
- Trabalhadores por conta de outrem
- Trabalhadores independentes
- Pensionistas
- Outros rendimentos
Quem desconta para o IRS?
Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares
IRS
Taxa normal e Taxa média
A taxa normal é a taxa de imposto mais alta que um individuo paga sobre a parte do seu rendimento consuante o seu escalão. A taxa média diz-nos quanto, em média, é que uma pessoa paga de imposto em relação ao total do seu rendimento. Ou seja, esta mostra a percentagem média de imposto que é pago em relação ao total de rendimentos.
Declaração do IRS
Pessoas singulares residentes em Portugal que tenham obtido rendimentos que as obriguem a apresentar uma declaração de IRS. Pessoas singulares residentes noutros países que tenham obtido rendimentos em Portugal.
Quem pode entregar a declaração do IRS?
A declaração é entregue online no Portal das Finanças .
Onde?
Entre 1 de abril e 30 de junho, do ano seguinte ao da obtenção dos rendimentos.
Quando?
Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas
O que é o IRC?
O IRC é um imposto cobrado sobre os lucros das empresas em Portugal. Ele incide sobre o dinheiro que a empresa ganha depois de descontadas as despesas permitidas por lei. A taxa principal é de 21%, mas pode variar dependendo do tipo de empresa ou do seu tamanho. É uma forma de as empresas contribuírem para o financiamento do Estado.
Segurança Social
Descontos para a Segurança Social
Os descontos para a Segurança Social é um imposto mensal para termos direito a benefícios como a reforma, o apoio em caso de doença, ou subsídio de desemprego. Estes descontos ajudam a garantir que, no futuro, tens algum apoio financeiro se precisares, e também servem para ajudar as pessoas que, por algum motivo, não conseguem trabalhar.
- Trabalhadores por conta de outrem
- Trabalhadores independentes
- Funcionários públicos admitidos desde 2006
- Trabalhadores no domicílio
- Trabalhadores de serviço doméstico
- Pessoas abrangidas pelo seguro social voluntário.
Quem desconta para a Segurança Social?
Como funcionam os descontos para a Segurança Social?
Os trabalhadores por conta de outrem têm a sua inscrição na Segurança Social feita pela entidade empregadora, que comunica o início de atividade e é responsável por entregar mensalmente as contribuições e quotizações descontadas dos salários. Já os trabalhadores independentes são enquadrados no regime pela Autoridade Tributária, mesmo se isentos de contribuições. Estes devem pagar as suas contribuições entre os dias 10 e 20 do mês seguinte.
Sobre o salário é aplicada uma taxa contributiva que vai determinar o valor das contribuições e das quotizações. Ou seja, vai descontar uma parte do seu salário, o que corresponde à sua contribuição para a Segurança Social.