Ana Lagoa nº2 Filipe Oliveira nº11 Martim Peças nº23 Sara Alves nº28
Ásia Meridional
Capa
Índice
Introdução
Localização geográfica da(s) área(s)
Características
Fatores naturais e /ou humanos responsáveis Possíveis soluções
Curiosidades
Conclusão
Webgrafia
Bibliografia
Índice:
No âmbito da disciplina de geografia, foi nos proposto pela professora Ivone Silva um trabalho sobre as áreas de forte concentração populacinal e os vazios humanos. Neste trabalho, vamos falar sobre as seguintes regiões: Irão, Paquistão, Afeganistão, Índia e Nepal.
Introdução:
-O Irão está localizado no Sudoeste da Ásia entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico. -O Paquistão é um país da Ásia do Sul. Banhado pelo mar Arábico (oceano Índico), a sul, faz fronteira com o Irão, a oeste, o Afeganistão, a noroeste, a China, a nordeste, e a Índia, a leste e a sudeste. -O Afeganistão é um país localizado no sul da Ásia ou na Ásia Central. Faz parte do Grande Oriente Médio no mundo islâmico. -A Índia é um país do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o Butão, a norte, e com o Bangladesh e Myanmar, a nordeste, e é banhado pelo mar Arábico, a oeste, pelo oceano Índico, a sul, e pelo golfo de Bengala, a leste. -Situado no Sul da Ásia, Nepal faz fronteira com a China na parte norte e fronteira na parte sul, ocidental e oriental com a República da Índia. (Nepal não possui litoral).
Localização geográfica das áreas:
A densidade populacional da Índia é: 468,7 hab./km².A densidade populacional do Paquistão é: 286,5 hab./km². A densidade populacional do Nepal é: 207 hab./km². A densidade populacional do Afeganistão é: 59,6 hab./km². A densidade populacional do Irão é: 53 hab./km². Assim, conseguimos perceber que, entre todos estes países, o que apresenta maior densidade populacional é a Índia, e o país que apresenta menor densidade populacional é o Irão.
Características:
Crescimento populacional: aumento da espectativa de vida e queda das taxas de mortalidade contribuíram para a expansão populacional;Desenvolvimento económico desigual: apesar dos progressos económicos significativos das últimas décadas, ainda há desigualdades no acesso a recurssos, o que influencia as dinânicas demográficas; Concentração em áreas urbanas: muitas das grandes cidades da Ásia Meridional têm altíssimas densidades populacionais devido À migração interna e ao crescimento urbano acelerado. A urbanização é uma tendência crescente, o que pressiona os recurssos e as infraestruturas. Geografia e disponibilidade de terras: a maior parte da população está concentrada em áreas férteis devido À agricultura e à disponibilidade dos recurssos naturais.
Fatores naturais e/ou humanos responsáveis:
A redução dos impactos negativos da alta densidade populacional na Ásia Meridional exige uma abordagem multifacetada com políticas eficazes para controlar o crescimento populacional (política anti-natalista), melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e ruraia, garantir acesso à educação, saúde e promover a sustentabilidade ambiental. Somente com um esforço coordenado e a longo prazo, será possível equilibrar o crescimento demográfico com a preservção dos recurssos e a melhoria das condições de vida para todos.
Possíveis soluções:
-A Ásia Meridional abriga mais de 1.8 bilião de pessoas, o que representa quase um quarto da população mundial. -É o berço de várias religiões como o hinduísmo e budismo, para aém de grandes populações muçulmanas e cristãs, sendo assim, um dos lugares religiosamente mais diversificados do mundo. -Tem a montanha mais alta do mundo. -Possui milhares de idiomas e dialectos. -Possui uma enorme biodiversidade (elefantes, tigres de bengala e rinocerontes) -Foi o lugar de origem do yoga e da meditação. -É onde se situam as Maldivas, conhecidas pelas suas praias paradisíacas e águas cristalinas. -Possui um dos maiores centros cinematográficos do mundo: Bollywood.
Curiosidades:
https://pt.wikipedia.org https://brasilescola.uol.com.br https://mundoeducacao.uol.com.br https://pt.slideshare.net
Webgrafia:
A Ásia Meridional é um subcontinente da Ásia densamente povoada e com uma grande diversidade cultural e relgiosa. A região é conhecida pela sua geografia diversificada, que vai desde as altas montanhas dos Himalaias até às praias paradisíacas das Maldivas. Apesar do seus desafios como a alta dendidade populacional e questões ambientais, a região continua a influenciar o mundo com a sua cultura rica, espiritualidade e economia.
Conclusão: