Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

Capacitação Digital de Docentes

Nível 2 - Turma 3

avatar maker, google drive, pickerwheel, wheel of names, watermarkly, mindmeister

Vocaroo, Mentimeter

padlet, wordwall

Kahoot, Quizzes, google forms

padlet, pickerwheel, forms

Numbers Diagram

I'm a great subtitle, ideal for providing more context on the topic you're going to address

Write a great headline

Plan the structure of your communication

Write a great headline

Prioritize and give visual weight to the main content

Write a great headline

Define secondary messages with interactivity

Write a great headline

Establish a flow through the content

Write a great headline

Measure the results

Here you can put ahighlighted title

We don't like to bore. We don't want to be repetitive. Communicating as usual is boring and doesn't engage. We do it differently. We sabotage boredom. We create what the brain likes to consume because it stimulates it.

Here you can put ahighlighted title

Did you know that Genially allows you to share your creation directly, without the need for downloads? Ready for your audience to view it on any device and promote it anywhere.

Write a great headline

Pose a dramatic question; it's the essential ingredient to maintain the audience's attention. It's usually subtly posed at the beginning of the story to intrigue the audience and resolved at the end.

Here you can put a highlighted title

With Genially templates, you can include visual resources to leave your audience speechless. Also, highlight a specific phrase or data that remains etched in the memory of your audience and even embed external content that surprises: videos, photos, audios...Whatever you want!

Here you can put a standout title

Demonstrate enthusiasm, sketch a smile, and maintain eye contact with your audience can be your best allies when it comes to telling stories that excite and pique the interest of the public: 'The eyes, kid. They never lie'. This will help you make a match with your audience. Leave them open-mouthed!

Na primeira sessão aprendemos a utilizar o watermarkly, muito útil para preservar a identidade dos alunos, por exemplo, em visitas de estudo Com o pickerwheel gerei uma roda de nomes, que utilizarei sempre que for necessária a seleção aleatória de alunos (por exemplo: em apresentações de trabalhos, em questionários, em recolha de trabalhos, etc…). O mindmeister permite gerar mapas mentais. Criei um muito simples, que permite perceber como a Tabela Periódica está organizada.

O vocaroo é uma ferramenta que permite a gravação de mensagens áudio. Associado ao registo é gerado um link que permite a partilha da comunicação. É uma aplicação muito fácil de utilizar e parece-me particularmente útil para os alunos treinarem a oralidade numa língua estrangeira. A introdução ao Mentimeter foi feita em conjunto, numa sala à parte, com as colegas Teresa Sousa e Ana Melim. Testámos várias possibilidades. No modo “nuvem de palavras” a ferramenta permite uma recolha rápida de informação, tal como demonstrado pela formadora, nos exemplos práticos referentes às expetativas quanto à formação. Será também muito útil para votações (modos “ranking” ou ”scale”).

O wordwall é um recurso que permite gerar, facilmente, uma grande variedade de jogos didáticos, com um visual extremamente atrativo. Parece-me particularmente útil para o 1º ciclo. No exemplo gerado, os alunos têm de fazer a correspondência entre várias moléculas e o tipo de ligação química.

O Kahoot é uma aplicação de fácil utilização, gera um grande envolvimento por parte alunos e é uma forma divertida de testar os conhecimentos numa vertente formativa. Igualmente interessante se revelou o quizzes. Tendo uma lógica similar ao Kahoot, permite, com as ferramentas de inteligência artificial, criar muito rapidamente um questionário, sugerindo respostas a questões por nós introduzidas ou perguntas (e hipóteses de respostas) relativas ao mesmo tópico.O google forms é uma ferramenta que já utilizava com regularidade para proceder, por exemplo, à autoavaliação dos alunos no final do período.A vertente de questionário com pontuação, parece-me útil do ponto de vista formativo.

Na última sessão apresentámos os portefólios e/ou os cenários de aprendizagem. No meu caso concebi uma atividade a realizar com os alunos no padlet. A proposta para o segundo período será, que cada um deles, apresente aos colegas uma atividade experimental por eles desenvolvida, seguindo o modelo exemplificado no mural. A atividade está resumida no áudio colocado no padlet e os alunos, no final, devem proceder à sua autoavaliação no forms igualmente aí disponibilizado. A ordem da apresentação será sorteada na roda dos nomes referida na sessão 1.