De qual invertebrado estamos falando?
Ana
Created on October 28, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
Transcript
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
9
São organismos multicelulares, mas sem tecidos ou órgãos organizados. Suas células são agrupadas em camadas, e cada uma delas realiza funções básicas.
Eles tem inúmeros poros (ósculos e óstios) presentes em seu corpo, que permitem a entrada de água. Essa água traz nutrientes e oxigênio e leva embora resíduos.
Alimentam-se por filtração. A água entra pelos poros e é movimentada pelo batimento dos flagelos das células chamadas coanócitos, que capturam partículas de alimento.
Embora não tenham tecidos organizados, possuem células especializadas, como os coanócitos (células flageladas responsáveis pela captura de alimentos) e os amebócitos (células que distribuem nutrientes).
Podem se reproduzir tanto assexuadamente (por brotamento ou fragmentação) quanto sexualmente (formando larvas móveis que se dispersam e se fixam em um novo local).
Geralmente, apresentam simetria radial ou são assimétricos.
Possuem um esqueleto interno formado por espículas de sílica ou carbonato de cálcio, ou por uma substância chamada espongina, que ajuda a manter a forma da esponja.
Poríferos não possuem sistemas nervoso, circulatório e digestivo. A difusão e o movimento da água pelo corpo são suficientes para realizar a troca de gases e transporte de nutrientes.
Como função ecológica, podemos citar a filtração de água, auxiliam no ciclo de nutrientes, servem de habitat para outras espécies e podem servir de indicador ambiental. Elas podem servir para a industria de cosméticos e na medicina.
Poríferos
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
O corpo apresenta simetria radial, permitindo interação com o ambiente em todas as direções.
Possuem células especializadas chamadas cnidócitos, que contêm nematocistos usados para defesa e captura de presas.
Existem em duas formas principais: pólipo (fixo, como anêmonas) e medusa (móvel, como águas-vivas).
São diploblásticos, com apenas duas camadas de células (epiderme e gastroderme) e uma mesogleia gelatinosa entre elas.
Apresentam uma cavidade gastrovascular com uma única abertura, que funciona como boca e ânus.
Podem se reproduzir de forma assexuada (brotamento) ou sexuada, com ciclo de vida que pode incluir alternância entre as fases pólipo e medusa.
Como função ecológica podemos citar o controle populacional de pequenos peixes, servem como abrigo para inumeras espécies e contribuem para o circulo de nutrientes no meio aquático.
Como importância economica podemos citar turismo e recreação, pesca, agricultura, medicina e até na construção civil.
Cnidários
Os cnidários (filo Cnidaria) são um grupo de animais com uma organização corpórea relativamente simples, porém mais complexa do que a apresentada pelas esponjas. Nesse grupo temos o surgimento de tecidos, os quais permitem o desenvolvimento de importantes funções, como a natação e a capacidade de responder a estímulos.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
Maior filo do reino Animalia
Tem como características comuns entre eles exoesqueleto de quitina, corpo segmentado e apêndices articulados
Habitam quase todos os ecossistemas do planeta e representam cerca de 80% das espécies animais conhecidas.
Possuem um corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome, além de três pares de patas articuladas e, na maioria das espécies, um ou dois pares de asas. São caracterizados por uma grande adaptação aos mais variados ambientes, sendo encontrados em quase todos os ecossistemas.
Tem como características principais um corpo Segmentado (Cabeça, com antenas e olhos compostos, tórax, onde estão as asas e pernas, e abdome), exoesqueleto (Protege o corpo e reduz a perda de água, essencial para a sobrevivência em ambientes terrestres) sistema Respiratório (composto por traqueias, que levam oxigênio diretamente aos tecidos).
São fundamentais para a polinização de plantas, decomposição de matéria orgânica e servem como alimento para muitos animais. No entanto, algumas espécies são pragas agrícolas e vetores de doenças. Seu papel é vital nos ecossistemas e nas atividades humanas, tanto positivamente quanto negativamente.
Corpo Segmentado em Cefalotórax e Abdome, quatro pares de pernas, ferrões e glandulas de veneno.
Inclui animais como caranguejos, camarões, lagostas, siris e krill. Eles habitam principalmente ambientes aquáticos, tanto marinhos quanto de água doce, mas algumas espécies são terrestres. Seu corpo é segmentado em cefalotórax (fusão da cabeça e do tórax) e abdome, e geralmente possuem um exoesqueleto reforçado por calcário, que protege contra predadores.
Artrópodes
Os artrópodes (Filo Arthropoda) são animais invertebrados que apresentam grande sucesso evolutivo, sendo estimada a existência de cerca de um bilhão de bilhões de espécies (1018) diferentes vivendo no planeta.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
9
Possuem corpo dorso-ventralmente achatado, o que aumenta a área de superfície para troca de gases e nutrientes.
Apresentam simetria bilateral, com um lado esquerdo e um lado direito bem definidos.
São formados por duas camadas de células (ectoderma e endoderma), com um mesoderma bem desenvolvido, que permite a formação de tecidos mais complexos.
Possuem um tubo digestivo que se abre apenas em um extremo (boca), sem ânus, e alguns têm digestão extracelular.
Possuem um sistema nervoso primitivo, com cordas nervosas e gânglios, mas sem um cérebro bem desenvolvido.
Podem se reproduzir de forma assexuada (fragmentação) ou sexuada, apresentando hermafroditismo em muitas espécies.
A maioria vive em ambientes aquáticos, mas algumas espécies são parasitas que habitam organismos hospedeiros.
Como funções ecológicas podemos citar o controle de população, ajudam no ciclo de nutrientes, participam de teias alimentares, servindo como presas para predadores, e alguns são predadores de pequenos organismos, influenciando a biodiversidade local e são indicadores ambientais.
Como importância econômica podemos citar na pesca, na medicina, no controle biológico natural de pragas e são frequentemente ultilizados em pesquisas.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
9
Habitam ambientes marinhos
Como características principais podemos citar simetria radial, sistema ambulacral e regeneração.
Indicadores de saúde ambiental marinha.
Controlam o crescimento de algas.
Elas normalmente têm um disco central e cinco braços, embora algumas espécies tenham um maior número de braços.
São, em sua maioria, predadoras de animais típicos da zona bentônica. São animais que possuem sistema digestório completo e várias espécies têm comportamentos de alimentação especializados, incluindo a reversão de seus estômagos e a suspensão de alimentação.
Elas têm complexos ciclos de vida e podem se reproduzir tanto sexualmente quanto assexuadamente. A maioria pode regenerar partes danificadas ou braços perdidos e lançar os braços como um meio de defesa.
Em algumas espécies sua reprodução ocorre externamente, com fecundação na água e desenvolvimento inicial no plâncton.
Alimentam-se principalmente de algas e detritos, usando a lanterna-de-Aristóteles para mastigar.
Equinodermos
São animais marinhos que apresentam um endoesqueleto formado por placas calcárias rígidas. Eles possuem um sistema formado por uma rede de canais hidráulicos que se ramificam formando os chamados pés ambulacrais. São esses pés que garantem a movimentação desses animais.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
9
10
São um grupo de animais invertebrados que possuem o corpo mole e na maioria das espécies são protegidos por conchas e são conhecidos por sua grande variedade
Possuem um corpo mole , porém eles têm três partes principais que são a , cabeça , pé e massa visceral a onde se localiza os órgãos internos
Tempo de vida longo , alguns podem viver cerca de 500 anos , como por exemplo a “amêijoa islandesa “, sendo uma das espécies com a vida mais longeva da terra
Alguns possuem uma tinta em seu organismo que pode ser utilizado como uma forma de defesa e camuflagem contra possíveis predadores e essa “ tinta “ possui melamina que é uma substância que dá cor à pele humana .
Podem possuir tamanhos diversos, às vezes pequenos ou podem ter um tamanho considerável, podendo chegar aos 10 metros.
O sistema circulatório pode ser tanto aberto , quanto fechado como nós seres humanos.
A locomoção varia entre os eles, alguns utilizam o “ pé “para se mover, já outros, que são cefalópodes, usam jatos de água para dar impulso.
Apresentam reprodução sexuada, com fecundação interna ou externa. A maioria apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.
Como função ecológica podemos citar a filtração da água feita por esses indivíduos, alguns podem fornecer abrigo para outros, são base da cadeia alimentar e ajudam no ciclo de nutrientes.
Como função econômica podemos citar a pesca desses indivíduos, a alimentação de muitos seres humanos, podem atrair turismo e na extração de produtos naturais.
Moluscos
São animais de corpo mole e o segundo maior grupo de animais em número de espécies descritas. Alguns representares possuem concha rica em carbonato de cálcio revestindo e protegendo seu corpo. A maioria dos seus representantes é marinha.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
9
Têm um corpo segmentado, com cada segmento possuindo músculos e órgãos internos que podem ser duplicados. Essa segmentação permite movimentos mais eficientes.
Eles possuem um sistema nervoso simples, com um cordão nervoso ventral e gânglios em cada segmento, permitindo controle motor eficiente.
A locomoção é geralmente realizada por meio da contração e relaxamento dos músculos, que permitem o movimento dos segmentos
A respiração ocorre principalmente por difusão através da pele, que deve estar úmida para permitir a troca gasosa. Alguns marinhos possuem brânquias para facilitar a respiração em ambientes aquáticos.
Apresentam reprodução sexuada e assexuada. Muitos possuem sexos separados, mas algumas espécies podem ser hermafroditas. Na fecundação, os gametas são geralmente liberados na água, onde ocorre a fertilização.
Como função econômica podemos citar a agricultura, a pesca, no turismo, na educação e nas pesquisas científicas.
Como função ecológica podemos citar sua importância na cadeia alimentar, o auxílio no melhoramento do solo, eles criam tuneis que podem ajudar outros animais e participam do ciclo de nutrientes.
A excreção é realizada por metanefrídios, que coletam resíduos do celoma e os excretam para o exterior.
Têm hábitos alimentares variados. Alguns são detritívoros, alimentando-se de matéria orgânica no solo.Outros podem ser carnívoros ou herbívoros, enquanto alguns se alimentam do sangue de outros animais.
Platelminto
Os platelmintos (Filo Platyhelminthes) são animais que vivem em diferentes ambientes, ocorrendo em ambiente aquático ou terrestre. Além disso, temos algumas espécies parasitas, como é o caso das tênias, chamadas popularmente de solitárias.
De qual invertebrado estamos falando?
6
5
3
1
4
2
7
8
9
São animais invertebrados com corpo alongado, liso e não segmentado. Existem milhares de espécies, e eles habitam diversos ambientes, incluindo solo, água e organismos vivos.
São geralmente pequenos, embora algumas espécies possam alcançar tamanhos visíveis a olho nu.
A locomoção é realizada por meio de músculos longitudinais que se contraem e alongam, permitindo que o nematódeo se mova em um movimento serpenteante.
Não possuem sistema circulatório; o transporte de nutrientes e gases ocorre por difusão através de seu corpo, que é suficientemente fino para permitir essa troca sem um sistema circulatório complexo.
A respiração também ocorre por difusão. A troca gasosa é feita diretamente pela superfície corporal, que é úmida e permeável, facilitando a absorção de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono.
A excreção ocorre através de estruturas simples chamadas células renetes, que eliminam resíduos líquidos diretamente para fora do corpo.
Apresentam reprodução sexuada, com machos e fêmeas distintos, embora algumas espécies sejam hermafroditas. A reprodução pode ser rápida, especialmente em ambientes favoráveis, permitindo a proliferação em larga escala.
Como função ecológica podemos citar a participação no ciclo de nutrientes, o controle populacional de outros indivíduos e indicadores de saúde no solo.
Como função econômica podemos citar na agricultura, na medicina, nas pesquisas e controle biológico.
Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. Atualmente são conhecidas cerca de 16.500 espécies, sendo a minhoca a representante mais conhecida. São animais triblásticos, celomados e que apresentam simetria bilateral. O filo é tradicionalmente dividido em poliquetas, oligoquetas e hirudíneos, sendo um dos critérios para essa classificação a presença de cerdas.
Anelídeos
Nematódeo são vermes que possuem o corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades. Destacam-se por serem animais triblásticos, pseudocelomados, protostômios e com simetria bilateral. Alguns representantes apresentam poucos milímetros de comprimento, enquanto outros podem apresentar mais de um metro. São encontrados em diferentes hábitats, existindo espécies de vida livre e também espécies parasitas.
Nematódeos
Obrigada por jogar!
Grupo:Ana Clara Lua Rayssa Ana Eliza Barcelos Caiã