Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Mulheres

09 - Isa Pinheiro 4321

Created on October 28, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Ana Margarida, Isa Pinheiro , Maria Miguel e Mariana silva

MULHERES

direito ao votoem portugal

Carolina Beatriz Ângelo

Carolina Beatriz Ângelo, foi uma médica e feminista Portuguesa. Nasceu em Guarda no dia 6 de abril de 1878 e faleceu em Lisboa a 3 de outubro de 1911. Foi a primeira mulher cirurgiã e a primeira mulher a votar em Portugal, tinha uma filha Maria Emília Ângelo Barreto e Victor Ângelo Barreto. Estudava na escola médico-cirúgica de Lisboa .

A lei Portuguesa referia que todos os cidadãos Portugueses maiores de 21 anos teriam o direito ao voto. Beatriz reunia as condições a votar, uma vez que a lei não expecificava que apenas os cidadãos do sexo masculino tinham capacidade leitoral, após ser rejeitada pela comição de voto, apartir dai foi aceite o direito ao voto das mulheres.

direitos ao voto

A primeira mulher que teve direito ao voto foi a Carolina Beatriz Ângelo em Abril de 1911.

Beatriz
Carolina

Beatriz Ângelo só teve direito ao voto pelo facto de ser viúva e de sustentar a sua filha Maria Emília Ângelo Barreto (1903-1981), permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada «chefe de família», tornando-se assim a primeira mulher a votar no país.

A luta pelo direito ao voto feminino em Portugal fez-se criar uma luta global das mulheres por igualdade, sendo que, com o tempo , o direito ao voto foi progressivamente estendido a todos os cidadão, independentemente de sexo, classe social. Hoje, o direito ao voto é universal em Portugal, sendo garantido a todos os cidadãos maiores de 18 anos, sem discriminação.

A luta para o voto!

"Voto não tem preço, tem consequência"

Como dizia chico moedas, EU TENTEIII...

fim!