Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Vida Saudável

Mariana Rufino

Created on October 28, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Zen Presentation

Transcript

Alimentação saudável e prevenção de doenças o Saudável na prevenção de doenças

Alimentação Saudável
na prevenção de doenças
feito por: Mariana brozinga, dominica, mariana rufino, clélia e lee-anay

Início

Dieta Específica

Quais dietas existem, a razão pela qual elas são utilizadas, benefícios e malefícios de fazer uma dieta específica (+ Ementas)

Dieta Hipocalórica

O que é uma dieta hipocalórica, na prevenção de quais doenças, os benefícios e malefícios (+ Ementas)

Dieta Hipercalórica

Índice

O que é uma dieta hipercalórica, na prevenção de quais doenças, os benefícios e malefícios desta dieta (+ Ementas)

Dieta Cetogénica

O que é uma dieta cetogenica, na prevenção de quais doenças, os benefícios e malefícios desta dieta (+ Ementas)

Conclusão com vídeo

DietasEspecíficas

Quais são as funções exercidas pelas dietas específicas?

Dietas especificas têm uma função objetiva de responder as necessidades nutricionais de cada pessoa ou ajudar no tratamento de algumas condições de saúde. As dietas específicas são feitas para ajudar na prevenção de doenças, melhorar o estado de saúde e reduzir desconfortos causados por certos alimentos associados as doenças. Estas dietas específicas são orientadas por profissionais de saúde e adaptadas ao perfil de cada pessoa, sendo essenciais para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças, para além de promoverem uma vida mais saudável.

Dieta hipocalórica

A dieta hipocalórica ajuda na dimunuição de gordura e redução de peso, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diminuição da gordura visceral, diminuição do risco de dislipidemia e desenvolvimento de diabetes e diversas outras comorbidades associadas ao sobrepeso e obesidade.

A dieta hipocalórica atua na prevenção de quais doenças?

Além disso, as dietas hipocalóricas podem aliviar a carga em articulações e prevenir doenças osteoarticulares, como osteoartrite, devido à redução do peso corporal. Também estão associadas à diminuição do risco de síndrome metabólica, esteatose hepática (fígado gordo), apneia do sono e até certos tipos de câncer relacionados à obesidade, como os de mama e cólon. Em geral, este tipo de dieta atua de forma abrangente na melhoria das condições de saúde associadas ao sobrepeso e à obesidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Dietas hipocalóricas previnem vários tipos de doenças, como: ajuda a diminuir peso gordura corporal, portanto há diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diminuição da gordura visceral, diminuição do risco de dislipidemia e desenvolvimento de diabetes tipo 2 ou colesterol alto.

Se estás a considerar adotar esta dieta para perder peso ou melhorar a tua saúde, o ideal é consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, para personalizar o plano alimentar e evitar riscos. Importante: Nem Todos Devem Seguir a Dieta Hipocalórica. Para algumas pessoas, esta dieta pode ter efeitos adversos, especialmente para quem tem condições médicas específicas, como distúrbios alimentares, deficiências nutricionais, ou problemas metabólicos que exijam um maior aporte calórico ou equilíbrio mais rigoroso de nutrientes.

A Dieta hipocalórica é uma boa dieta para seguir? Quais são os benefícios e malefícios?

Aspetos positivos da seguinte dieta

As dietas hipocalóricas promovem uma redução eficaz da gordura corporal, melhorando também a sensibilidade à insulina e ajudando a regular os níveis de glicose, o que beneficia pessoas com resistência à insulina ou pré-diabetes. Além disso, podem diminuir a inflamação sistémica, reduzindo o risco de doenças crônicas como problemas cardiovasculares ou artrite. Também favorecem a saúde metabólica, promovendo um equilíbrio energético mais eficiente no organismo.

E quais são os aspetos negativos?

Os malefícios da dieta hipocalorica são reduzir drasticamente a energia (no caso da dieta ser muito restrita), pode fazer mal para o seu corpo e até induzir ao efeito sanfona e transtornos alimentares.O efeito sanfona é quando a pessoa perde e ganha peso rapidamente, retornando ao peso inicial ou ganhando mais do que havia perdido. Isto geralmente acontece quando a pessoa quer emagrecer rápido e entra em dietas muito restritivas.

Dieta hipercalórica ou dieta Dukan

A dieta hipercalórica é um plano alimentar projetado para fornecer uma quantidade de calorias superios ao gasto energético diário de uma pessoa. O objetivo principal dessa dieta é promover o ganho de peso, que pode incluir aumento e massa muscular, gordura corporal ou ambos, dependendo do contexto e da composição da dieta.

A dieta hipercalórica atua na prevenção de quais doenças?

A dieta hipercalórica, por si só, não é tipicamente usada como uma estratégia direta de prevenção de doenças, mas pode desempenhar um papel preventivo em situações específicas, dependendo de como é planejada. A chave está na qualidade dos alimentos e no contexto em que a dieta é implementada. A dieta hipercalórica pode ajudar na prevenção de desnutrição, na manutenção da massa muscular e no equilíbrio hormonal.

A Dieta hipercalórica é uma boa dieta para seguir? Quais são os benefícios e malefícios?

A dieta hipercalórica pode ser uma boa estratégia, mas isso depende do objetivo específico da pessoa e de como ela é planejada. Não é indicada para todos, e segui-la sem necessidade ou orientação pode trazer efeitos negativos à saúde.

Aspetos positivos da seguinte dieta

  • Ganho de peso saudável
  • Desenvolvimento de massa muscularr
  • Recuperação energética
  • Suporte em condições clínicas - É útil para combater a caquexia (perda severa de peso e músculo)
  • Melhor desempenho físico e mental
  • Equilíbrio hormonal

E quais são os aspetos negativos?

  • Ganho excessivo de gordura corporal
  • Desenvolvimento de doenças metabólicas
  • Sobrecarga no sistema digestivo
  • Impacto no equilíbrio hormonal
  • Redução da sensibilida à fome
  • Sobrecarga em órgãos vitais
  • Riscos psicológicos

Dieta Hipercalórica (Ementa).

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

SALADA DE MASSA

MASSA:

  • 1 chávena (chá) de óleo
  • 6 ovos
  • 3 chávenas (chá) de farinha de trigo
  • 5 cenouras
  • 3 chávenas (chá) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
COBERTURA:
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 chávena (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 chávena (chá) de leite

  • massa espiral cozida
  • 1 ovo
  • azeite de oliva

Dieta Cetogénica

A dieta cetogénica é uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono e elevada em gorduras, que induz o corpo a um estado de cetose, onde a gordura é utilizada como principal fonte de energia. Os seus principais alimentos incluem carnes, ovos, vegetais de baixo teor de hidratos de carbono, oleaginosas e óleos saudáveis. Esta dieta tem a capacidade de ajudar na perda de peso e de fornecer energia estável, mas também pode causar efeitos como a “gripe cetogénica” e problemas digestivos.

Esta dieta pode auxiliar em mais doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson. A ideia proposta é que a cetose pode fornecer uma fonte de energia alternativa para o cerébro, pois os níveis de carboidratos são baixos, e isso pode levar à uma alteração na função cognitiva.Ao reduzir factores de risco como o peso, a pressão arterial e a inflamação, a dieta cetogénica pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Embora o alto consumo de gorduras seja uma preocupação para algumas pessoas, vários estudos mostraram que a cetogénica pode, na verdade, melhorar o perfil lipídico (ou colesterol) em certas pessoas. Reduzir o consumo de hidratos de carbono, especialmente açúcares, pode ajudar a melhorar problemas de pele, como a acne. A dieta cetogénica pode também ter efeitos anti-inflamatórios, ajudando a prevenir ou aliviar condições inflamatórias crónicas.

A dieta cetogénica atua na prevenção de quais doenças?

A dieta cetogénica foi criada na prevenção principalmente da epilepsia, para reduzir as crises epilépticas, mas também a dieta cetogénica pode ser utilizada para tratar as diabetes tipo 2, para melhorar na sensibilidade à insulina e controlar os níveis de glicose, já que a redução de carboidratos podem ajudar na estabilização da glicemia. Com a dieta cetogénica podemos evitar síndromes metabólica, pois ao reduzir hidratos de carbono e consumir mais próteinas, temos mais saciedade.

Dieta cetogénica é uma boa dieta para seguir? Quais são os benefícios e malefícios?

Se estás a considerar adotar esta dieta para prevenir ou controlar alguma condição, o ideal é consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, para adaptar o plano alimentar e evitar riscos. Importante: Nem Todos Devem Seguir a Dieta Cetogénica. Para algumas pessoas, a cetogénica pode ter efeitos adversos, especialmente para quem tem problemas hepáticos, renais, ou condições específicas que exijam um maior consumo de hidratos de carbono.

Aspetos positivos da seguinte dieta

E quais são os aspetos negativos?

A dieta cetogénica pode promover a perda de peso ao utilizar gordura como fonte de energia, ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, proporcionar maior saciedade devido ao aumento de gorduras e proteínas e melhorar a clareza mental e o foco através da cetose.

A dieta cetogénica pode causar desidratação e desequilíbrio eletrolítico, exigindo suplementação de eletrólitos. A restrição de alimentos também pode reduzir a variedade de nutrientes, afectando a saúde a longo prazo. No início, é comum experienciar a "gripe cetogénica", com sintomas como fadiga e náuseas. Além disso, manter essa dieta pode ser desafiante, levando algumas pessoas a retomarem o consumo de hidratos de carbono.

Dieta Cetogénica (Ementa)

SUMO DE BETERRABA COM LIMA

PÃO DE QUEIJO

LOW CARB

LOW CARB

  • 2 chávenas de farinha de amêndoa
  • 1 chávena de queijo parmesão fresco ralado
  • 2 ovos batidos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite ou manteiga derretida
  • 1/4 de chávena de água (pode ser necessário ajustar conforme a consistência)
  • 2 beterrabas
  • 1 lima
  • 1 dose de mel

Webgrafia

http://www.livup.com.br https://www.gsuplementos.com.br http://www.livup.com.br https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/alimentacao/efeito-sanfona https://blog.hoppernutrition.com.br› https://www.cuf.pt/mais-saude/gordura-visceral https://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page https://chatgpt.com

Obrigada por ouvirem!