Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Experiencia de aprendizaje: la mona lisa
Carolina Canteiro
Created on October 27, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Apesar das suas pequenas dimensões, o templo destaca se pela harmonia, equilíbrio e elegância. Construído em estilo jônico, a sua plataforma mede 8,26 x 5,64 m, com uma pequena câmara (cella ou naos) de 4,20 x 3,80 m. A cella rodeada por um pronaos e um opistódomos, ambos com quatro colunas, caracterizando um templo anfiprostilo e tetrastilo. As proporções dos elementos seguem uma relação de 7:1, conferindo uma elegânciasuperior, já que o usual é de 10:1 ou 9:1. Esta escolha de proporções reflete a busca grega pela perfeição estética e pela simetria nas artes.
O templo foi construído sobre as ruínas de um antigo templo do século VI a.C., destruído pelos Persas em 480 a.C. Localizado em um promontório (parte mais alta, saliente) à direita do pórtico oriental dos Propileus — a entrada monumental da Acrópole. O nome Atena Niké, que significa "vitória alada (ligeira,leve,rápida) ", reflete a ideia de proteção, diz se que as asas da deusa foram cortadas para que não abandonasse a cidade e consequentemente a deixasse desprotegida. Assim, a deusa ficou conhecida como Niké Apteros, ou "vitória sem asas", simbolizando a segurança que ela proporcionava aos atenienses em tempos de conflito. A sua posição elevada e visibilidade privilegiada ao longo da Via Sacra proporcionavam aos atenienses uma sensação de proteção. Ao visitarem o templo para adorar Atena, ofereciam votos e pediam auxílio para vencer Esparta (líder de todas as forcas gregas combinadas durante as guerras Grego persas dado a sua preeminência (supermacia) militar, refletindo a profunda relação entre a cidade e a sua deusa protetora.
A estrutura, com 8 m de altura, assenta sobre estereóbata( base elevada, constituída por três degraus, denominada estereóbata) e estilóbata que sustentam os muros da cella e as colunas jônicas. O entablamento consiste na arquitrave, um friso contínuo decorado com baixos-relevos e uma cornija que sustenta os frontões. O friso, esculpido por Agorácritos(foi um escultor grego do século V a.C.), retrata batalhas entre Gregos e Persas, destacando as vitórias gregas, e possui cerca de 30 m de comprimento . Estas representações não só celebravam as conquistas atenienses, mas também serviam como uma forma de propaganda política e cultural. Nos frontões, cenas da "Gigantomaquia"( na mitologia grega, a guerra dos gigantes contra os deuses olímpicos) estão no leste, enquanto a "Amazonomaquia"( retratos artísticos feitos sobre as batalhas lendárias entre os antigos gregos e as Amazonas ) é representada no oeste. Estas escolhas iconográficas enfatizavam a luta dos deuses e heróis gregos contra forças hostis (forcas inimigas). Em 408 a.C., foi adicionada uma balaustrada ao redor do templo, enfeitada com baixos-relevos de várias Niké em poses graciosas e delicadas, que não apenas embelezavam o espaço, mas também reforçavam o simbolismo de vitória e proteção da deusa sobre Atenas.
**Templo de Atena Niké, de Calícrates (c. 437-425 a.C.)** O Templo de Atena Niké foi contruído entre c.437 a 425 a.C, concluído após diversas interrupções, principalmente devido à Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) ( foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C. pela disputa do domínio da Grécia Antiga). O templo foi construído para comemorar a vitória dos Gregos sobre os Persas nas Guerras Médicas. Acredita-se que os planos iniciais tenham sido feitos por Calícrates ( arquitecto do século V a.C.) por volta de 448 a.C (11 anos antes). No entanto, a dependência de recursos da Liga de Delos e algumas mudanças introduzidas por Fídias (foi um célebre escultor da Grécia Antiga), a pedido de Péricles, atrasaram a sua finalização.