6B FRANCISCO PESSANHA SISTEMA DIGESTVO
Francisco Ferreirinho da Silva Pessanha
Created on October 25, 2024
More creations to inspire you
12 PRINCIPLES OF ANIMATION
Vertical infographics
HOW TO CREATE THE PERFECT VIRTUAL WORKSPACE
Vertical infographics
WHY WE LIKE INFOGRAPHICS
Vertical infographics
BOOKFLIX
Vertical infographics
Transcript
SISTEMA DIGESTIVO
InfograPHIC
FRANCISCO PESSANHA 6ºB
TRABALHO REALIZADO NA PARCERIA DE CIÊNCIAS E TIC.
esófago
FÍGADO
ESTÔMAGO
Lorem ipsum dolor
INTESTINO DELGADO
INTESTINO GROSSO
BOCA
Na boca, os alimentos, sã mastigados e reduzidos a pequenos fragmentos, por ação dos dentes. Com o auxílio da língua, a saliva é misturada com os alimentos (insalivação), formando-se o bolo alimentar. É, na boca, que se inicia a digestão.
O fígado é uma glândula anexa, que produz a bílis. A bílis será armazenada, posteriormente, na vesícula biliar.
O bolo alimentar, passa da boca, para o esófago, através da faringe (deglutição). O esófago é um órgão, com paredes musculosas, cujas contrações sucessivas (movimentos peristálticos), obrigam o bolo alimentar a deslocar-se até ao estômago.
O estomâgo, é um órgão em forma de saco, com paredes elásticas e musculas. A ação dos músculos das paredes do estômago, permitem realizar movimentos peristálticos. Nas paredes deste órgão existem glândulas que produzem suco gástrico. No estomâgo, o bolo alimentar sofre a ação mecânica dos movimentos das paredes e a ação química do suco gástrico, sendo transformado numa massa quase líquida - Quimo
No intestino delgado, que é um órgão, com cerca de 6 metros de comprimento. No doudeno atuam: o suco intestinal, produzido pelas glândulas ineststinais, o suco pancreático, produzido pelo pâncreas e a bílis, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula bíliar.
O intestino grosso, é um órgão com forma de tubo, com cerca de 1,5 metros de comprimento e paredes musculosas. Este órgão recebe todas as substâncias que não forma absorvidas. É no intestino grosso que ocorre ainda a absorção de água e alguns minerais. As substâncias não absorvidas vão formar as fezes. Devido aos movimentos peristálticos, as fezes são transportadas até ao reto (a última parte do intestino grosso) e expulsas para o exterior através do ânus.