Apresentação RE
Júlio Sousa
Created on October 25, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
LIBRARIES LIBRARIANS
Presentation
WORLD WILDLIFE DAY
Presentation
FOOD AND NUTRITION
Presentation
IAU@HLPF2019
Presentation
SPRING IN THE FOREST 2
Presentation
HUMAN RIGHTS
Presentation
BLENDED PEDAGOGUE
Presentation
Transcript
Júlio Rodrigues de Sousa
Novembro de 2024
A metodologia Problem-Beased Learning aplicada na aprendizagem de Python numa turma do 10.º ano do Curso Profissional de Nível Secundário
Mestrado em Ensino de InformáticaEstágio Pedagógico Supervisionado
Mestrando
Data
Título
Estágio Pedagógico Supervisionado
Conclusões, limitações e recomendações
Avaliação da intervenção
Lecionação
Preparação da intervenção
Plano geral da intervenção pedagógica
Contexto da intervenção pedagógica
Contexto da intervenção pedagógica
Escola: Agrupamento de Escolas n.º1 de Gondomar, Escola Secundária de Gondomar (ESG).Curso Profissional:Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI).Disciplina: Programação e Sistemas de Informação (PSI).Conteúdos: Módulo 5, estruturas de dados compostos / linguagem de programação Python.Turma: 10.º Ano, turno 1.Horário semanal: 8 aulas de 50 minutos, 4 dias por semana.
Contexto da intervenção pedagógica
Constituida por 26 alunos, dois turnos de 13 alunos.Turno 1 - 12 alunos do sexo masculino, 1 aluna do sexo feminino.Idades entre 15 e 16 anos.12 de nacionalidade portuguesa, 1 de nacionalidade brasileira.4 alunos com retenção (mudança de curso).
Caracterização da turma
Contexto da intervenção pedagógica
Introdução à abstracção de dados.Capacidade de analisar um problema e decidir quais as estruturas de dados que mais se adequam ao problema.Uso de exemplos práticos da sua utilização, promovendo a discussão das soluções.Python é uma linguagem de programação de alto nível, tem um grande ecosistema. Usada em diversas áreas, como desenvolvimento web, ciência de dados e chatbots. índice TIOBE, (TIOBE Index for May 2024), é a linguagem mais popular.
Módulo 5 - Estruturas de dados Compostas , Linguagem de programação Python
Contexto da intervenção pedagógica
Recolha de dados e interação com os alunos
Avaliação diagnóstica.Conhecer os alunos pelo nome.Observação da turma em contexto de sala de aula, dificuldades, ritmos de trabalho, dinâmicas.Compreensão da disciplina e adequação da metodologia escolhida com a turma.Interação com os alunos durantes as aulas.
Contexto da intervenção pedagógica
A participação em diversas atividades na escola, tanto de âmbito pedagógico quanto de caráter mais lúdico, desempenharam um papel importante na minha integração e valorizaram a minha experiência pessoal e profissional.Reuniões de conselho de turma.Reuniões com o grupo de ciências experimentais, engenharias e matemática.Reuniões e atividade com o grupo de estágio.
Dinamização de atividades extra
Atividade do plano curricular transversal da turma (PCT).
Contexto da intervenção pedagógica
Dinâmica com o ator residente da escola e com o núcleo de estágio.
Embrulhos criados para atividade de comemoração do dia de São Martinho.
Visita de estudo ao IKEA, interior das instalações.
Dinamização de atividades extra
Visita à empresa Eurotux (braga)Instalações, apresentação da empresa aos alunos.
Contexto da intervenção pedagógica
Visita à Universidade do Minho.Sessão de esclarecimento.
Dinamização de atividades extra
Turma do 9.º anoc da escola básica 2/3 de Jovim e Foz do Sousa.
Nuvem de palavras escrita por uma turma do 9.º ano após atividade escape room.
Escape room “Ser melhor cidadão de abril para o mundo" PCT da turma.
Contexto da intervenção pedagógica
Poster de divulgação da atividade - Ser Melhor Cidadão de Abril para o Mundo.
Dinamização de atividades extra
Plano geral da intervenção pedagógica
Perfil do Professor
Perfil do aluno
A Visão de aluno integra desígnios que se complementam, se interpenetram e se reforçam num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática” (Martins et al., 2017, p.15).Eu entendo o professor como um profissional do ensino, mas não entendo o ensino como debitação, nem explicação. Entendo o ensino como a função que se caracteriza por organizar e gerir modos de fazer os outros aprender” (Roldão, 2020, p. 24).
Plano geral da intervenção pedagógica
Problem-Based Learning (PBL)
Os estudantes precisam de adquirir competências interdisciplinares para lidar com a maior complexidade dos problemas. Para serem capazes de compreender e atuar em qualquer situação de aprendizagem ou trabalho interdisciplinar, os estudantes necessitam de competências profissionais/técnicas, pessoais e sociais adequadas, que estão relacionadas com as competências de PBL (Telléus, Bertel, Velmurugan, & Kofoed, 2023, p. 56).Trabalho colaborativoResolução de problemasAutonomia e iniciativaFeedback permanente
Preparação da intervenção
O período de observações permitiu concluir:
Dificuldades em trabalhar de forma colaborativa.Heterogeneidade da turma no que diz respeito à motivação e capacidade de trabalho.Pouca autonomia e iniciativa. Não conseguem aplicar estruturas de decisão e de repetição.Dificuldades em criar algoritmos para a resolução de problemas do quotidiano, e essas dificuldades resultavam em desmotivação.Ausência de pensamento computacional.
Preparação da intervenção
Estratégia de ação
Metodologia Problem-Basead Learning (PBL).Aprendizagem centrada no aluno. Autonomia e iniciativa.Foco na resolução de problemas do mundo real.Trabalho colaborativo. Competências interpessoais e de comunicação.Papel do professor como facilitador e orientador.Reflexão contínua e autoavaliação.Desenvolvimento de um programa informático para a gestão de um Hostel, com menus por seleção numérica.Consolidar aprendizagens dos módulos anteriores.Trabalhar estruturas de dados compostas.Perceber o que é um hostel.Dicionário quartos e hóspedes foram fornecidos.
Preparação da intervenção
Módulo 5 - Estruturas de dados compostas: Manipulação de Dados: praticar operações como adicionar, remover, alterar e procurar. Uso de funções econstrução de menus.Incentivar a autonomia e iniciativa. Promover o desenvolvimento do pensamento computacional (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, pensamento algoritmo), através da resolução de problemas.Trabalho colaborativo para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas. Comunicação e aprendizagem com os pares, liderança e gestão de conflitos.
Objetivos do projeto de intervenção
Preparação da intervenção
De que forma a metodologia PBL influencia a aprendizagem de estruturas de dados compostas em Python?
Objetivo de responder à questão orientadora da intervenção e investigação
Preenchimento aula a aulaData, porta-voz, responsável, objetivo da aula, atividades realizadas, principais dificuldades e explicação dos algoritmos desenvolvidos.Autoavaliação das competências:Trabalho colaborativo.Comportamento.Resolução de problemas.Autonomia e iniciativa.Importãncia do feedback recebido.
Lecionação
ObjetivosMonitorizar as dificuldades de cada grupo para orientar o feedback a fornecer.Promover o trabalho colaborativo, a comunicação, a gestão de tempo e de projetos.Autoavaliação como ferramenta de recolha de dados.
Diário de aula
Gráfico de grupo
Gráfico individual
Avaliação disponibilizada na Moddle no fim de cada aulaPontualidade.Comportamento.Participação e empenho.Resolução de problemas.Autonomia e iniciativa.ResultadosImpacto positivo, embora moderado.
Lecionação
ObjetivosFomentar a responsabilidade e autonomia.Identificar padrões de comportamento.Observar as dinâmicas de grupo.Analisar e resolver problemas de atitude e de falta de empenho.
Diário de observações
Gerir Reservas1. Registar check-in2. Registar check-out3. Menu anteriorListagens 1. Dicionário de quartos2. Dicionário de hóspedes3. Reservas entre datas4. Quartos livres5. Quartos ocupados6. Faturação entre datas7. Menu anterior
Lecionação
Menu principal 1. Gerir hóspedes2. Gerir reservas3. Listagens4. SairGerir Hóspedes1. Registar hóspede2. Alterar hóspede3. Eliminar hóspede4. Menu anterior
Programa informático Hostel
Lecionação
ObjetivoUsar corretamente estruturas de decisão e de repetição.Criação de funções.Aplicação de conceitos teóricos na resolução de um problema real.Fluxo de navegação entre menus.Divisão de tarefas.O processo de criação do primeiro menu permitiu aos alunos adquirir uma visão integrada da programação, abrangendo desde o desenvolvimento de funções simples até à sua implementação num programa mais complexo.
Problema a resolver: Criação da estrutura de menus
Lecionação
ObjetivoCompreensão da estrutura de dados dicionário.Operações CRUD (Create, Read, Update, Delete)Manipulação de dados de forma eficiente real.Trabalho colaborativo na resolução de um problema real, aprendizagem ativa que envolve investigação do aluno.Os alunos, ao implementar esta opção usando dicionários, adquiriram uma compreensão prática sobre a estruturação, manipulação e gestão de dados em Python.
Problema a resolver: Opção: Gerir hóspedes
Lecionação
ObjetivoCompreensão da estrutura de dados dicionário.Registo e atualização de dados em dicionáriosValidação de dados.Manipulação de datas.Armazenamento e recuperação de dados.As opções de check-in e check-out permitiram aos alunos gerir informação, criar e alterar valores armazenados nos dicionários.
Problema a resolver: Opção: Gerir reservas
Lecionação
ObjetivoExtarir dados de dicionários, associando informações a chaves únicas.Procurar dados específicos em dicionários, utilizando critérios de pesquisa.Filtrar dados com base em condições específicas.Trabalhar com váriaveis para construir resultados, abordando um problema de forma prática.O desenvolvimento das listagens reforçou conceitos de programação relacionados com o acesso a dicionários. Aprofundaram a compreensão da relação chave/valor nos diferentes dicionários, facilitando a consulta e a gestão da informação.
Problema a resolver: Opção: Listagens
Lecionação
Desenvolvimento de competências de colaboração.Melhoria da comunicação interpessoal.Resolução de problemas.Integração de conhecimentos teóricos e práticos.Gestão de tempo e organização do trabalho.Desenvolvimento do pensamento computacional.Autonomia e iniciativa.
Metodologia PBL (manter ou não)Competências trabalhadas
Lecionação
Teste de avaliação sumativo.Desenvolvimento do programa informático hostel.Critérios transversais / Ponderação ( escola)Conhecimento 35%.Resolução de problemas 35%.Autonomia na aprendizagem e comunicação 20%.Competências sociais 10%.
Avaliação
Don’t forget to publish!
PRESENTATION LOREM IPSUM DOLOR
LoREM IPSUM DOLOR SIT
Thanks!