Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Direitos das mulheres

na idade média

A idade média, também conhecida como período medieval, localiza-se aproximadamente entre os séculos V e XV, especificamente entre a queda do império romano do ocidente em 476 d.C. e a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453.

os diferentes grupos sociais:

Nobreza: Incluía reis, senhores feudais, duques, condes e cavaleiros Camponeses e Servos: Eram a maior parte da população. Trabalhavam nas terras dos nobres e pagavam impostos, recebendo proteção em troca. Burguesia: Surgindo na baixa Idade Média. Com o crescimento das cidades, formou-se um grupo de comerciantes e artesãos que viviam fora do sistema feudal.

O papel/direito da mulher na época medieval

Na Idade Média, o papel das mulheres era principalmente voltado para a família, o trabalho doméstico e a vida religiosa. As mulheres nobres podiam influenciar a política como regentes e herdeiras, mas tinham casamentos arranjados e poucos direitos sobre as suas propriedades. As camponesas e artesãs trabalhavam nas terras ou pequenas profissões, mas com pouca autonomia e dependiam dos maridos. No clero, algumas mulheres, como abadessas, tinham relativa independência e podiam educar-se, mas ainda dentro dos limites da igreja. No geral, os direitos das mulheres eram restritos, com poucas liberdades legais e sociais.

Distinção, em três aspectos, o papel da mulher na época medieval e do papel da mulher na cultura ocidental europeia atual:

01

Educação e Carreira:

Idade Média:A educação era limitada para poucas mulheres e restrita temas religiosos. Atualidade: Mulheres têm acesso pleno à educação e ocupam qualquer carreira profissional.

02

Papel familiar e Casamento:

Idade Média: Casamentos arranjados e papel subordinado ao marido. Atualidade: Liberdade para escolher parceiros e divisão igualitária das responsabilidades familiares.

03

Direitos legais e sociais:

Idade Média: Poucos direitos legais e restrições severas, dependente dos homens. Atualidade: Igualdade de direitos e proteção por leis contra descriminação.

agradecemos a atenção de todos