Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Alianzas

Ana Cristina Calderón

Emilio Pineda

Benjamin Roseth

Axel Radics

Elena Faba

Mauricio García Mejía

Alejandro Rasteletti

Santiago Pérez-Vincent

Edgardo Mosqueira

Mariano Lafuente

Andrea López

Karen Astudillo

Vania Preciado

Mónica Calijuri

Sandra Naranjo Bautista

Paula Acosta Márquez

Guillermo Lagarda

Leslie Harper

Karen Astudillo

Cidadã do Equador, possui MBA e bacharelado em Finanças e Economia pela Universidade de Maryland. Atualmente, ela é especialista na Divisão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em sua função, ela lidera e coordena os principais trabalhos técnicos e analíticos na América Latina e no Caribe, com foco em política tributária, administração tributária, gênero e equidade. Antes de ingressar no BID, ela trabalhou na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Equador, desenvolvendo projetos sobre política de saúde e questões de gênero.

Vania Preciado

Cidadã do Equador, possui mestrado em Logística, Operações e Cadeia de Suprimentos pela INCAE Business School e mestrado em Políticas Públicas pela Australian National University (ANU). Atualmente, trabalha como Especialista em Gestão do Setor Público no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Anteriormente, trabalhou como Especialista em Finanças Sustentáveis e Gerenciamento de Projetos no PNUD e em projetos de monitoramento e avaliação na FAO.

Benjamin Roseth

Cidadão dos Estados Unidos, tem mestrado em Relações Internacionais com especialização em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Columbia e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Tufts. Atualmente, atua como Especialista Sênior em Modernização Governamental no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde coordena o trabalho de modernização governamental do BID na Jamaica e lidera a agenda de conhecimento do Cluster Digital da Divisão de Inovação de Serviços ao Cidadão. Ele é autor de vários livros e artigos acadêmicos sobre a transformação digital do governo.

Paula Acosta Márquez

Cidadã da Colômbia, é engenheira industrial pela Universidad de los Andes, com mestrado em economia pela Georgetown University e em administração pública pela Syracuse University. Atualmente, é Chefe da Divisão de Inovação para Servir o Cidadão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trabalhou no governo da Colômbia, incluindo funções como vice-ministra da Fazenda, vice-diretora do Departamento Nacional de Planejamento, vice-ministra da Previdência Social e diretora da Unidade de Entrega da Presidência. Mais recentemente, atuou como Presidente Executiva da Associação Colombiana de Empresas de Medicina Integral (ACEMI). Foi professora na Escola de Governo da Universidad de los Andes e é membro da Comunidade de Liderança Women on Boards.

O Chandler Institute of Governance é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fortalecer a capacidade dos governos em todo o mundo. Ele apoia os governos no desenvolvimento de seus líderes, no fortalecimento de suas instituições e no desenvolvimento da capacidade do serviço público. Por meio de projetos técnicos, programas de treinamento, um índice próprio que mede a eficácia do governo e produtos de conhecimento.

A Apolitical é uma plataforma global que conecta servidores públicos, formuladores de políticas e profissionais do governo com ideias inovadoras, práticas recomendadas e treinamento. Seu objetivo é promover o compartilhamento de conhecimento e a colaboração para resolver desafios complexos na administração pública. A plataforma oferece artigos, cursos e recursos sobre tópicos como liderança, transformação digital e política social, ajudando os funcionários públicos de todo o mundo a se manterem atualizados sobre estratégias de governança eficazes.

Alejandro Rasteletti

De nacionalidade argentina, é PhD em Economia pela Universidade de Maryland, mestre em Economia pela Universidade do CEMA e bacharel em Economia pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina. Atualmente, é consultor estratégico no Setor de Instituições de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Anteriormente, foi coordenador de conhecimento da Divisão de Gestão Fiscal do BID, bem como especialista fiscal para o México e a Colômbia, e economista de país para o Uruguai. Antes de entrar para o BID, foi consultor do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

Santiago Pérez-Vincent

Cidadão argentino, é PhD em Economia pela Universidade Bocconi, Itália, mestre em Economia pela Universidade de San Andrés, Argentina, e bacharel em Economia pela Universidade Católica da Argentina. Atualmente, ele trabalha como pesquisador e ponto focal da agenda de conhecimento na área de Segurança Cidadã e Justiça no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu trabalho se concentra no desenvolvimento econômico, nas instituições e na economia do crime. Anteriormente, colaborou em diferentes projetos de pesquisa sobre segurança e justiça na América Latina e no Caribe.

Ana Cristina Calderón

Cidadã colombiana, é especialista sênior em gestão fiscal do BID, responsável pela agenda fiscal na Guatemala e em El Salvador e líder na melhoria da eficiência e da transparência dos gastos com compras públicas nos países andinos e na América Central. Com ampla experiência em políticas de gastos públicos e colaboração com o FMI, seu trabalho fortalece os sistemas de compras governamentais e avalia o desempenho setorial na região. Ana Cristina é PhD em Políticas Públicas pela Universidade de Maastricht (UNU-MERIT) e possui estudos avançados em desenvolvimento social e políticas públicas pela LSE e Harvard.

Edgardo Mosqueira

Cidadão peruano, é formado em Direito e tem mestrado em Políticas Públicas Internacionais pela School of Advanced International Studies (SAIS) da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Atualmente, é o Coordenador do Grupo de Gestão Pública na Gerência de Instituições de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Antes de trabalhar no BID, foi Ministro de Estado no Peru e também trabalhou como Especialista Sênior na Prática Global de Governança e Gestão do Setor Público do Banco Mundial.

Emilio Pineda

Cidadão do México, é PhD em Economia Política pela Universidade de Columbia e bacharel pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México (ITAM). Atualmente, ele atua como Gerente do Setor de Instituições de Desenvolvimento. De setembro de 2019 a maio de 2024, foi Chefe da Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre 2012 e 2019, foi Especialista Fiscal Sênior na Divisão de Gestão Fiscal do BID, onde liderou programas para fortalecer a gestão fiscal subnacional no Brasil, Argentina e Uruguai. Entre maio de 2008 e junho de 2012, trabalhou no Ministério das Finanças do México, onde, entre outras responsabilidades, foi responsável pelo monitoramento e regulamentação da dívida subnacional, pela harmonização contábil de estados e municípios e pelo regime fiscal de empresas públicas, incluindo a empresa estatal mexicana de petróleo, PEMEX. Entre 2003 e 2008, trabalhou como economista no Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde foi responsável pela análise monetária, fiscal e da dívida do Caribe. Publicou vários artigos na área de descentralização, tributação subnacional, dívida subnacional e empresas estatais.

Elena Faba

Cidadã da Costa Rica, é formada em Comunicação Coletiva pela Universidade da Costa Rica e tem mestrado em Marketing e Administração de Negócios Digitais pelo Instituto Europeo di Design, em Madri. Atualmente, ela trabalha como consultora de comunicação para a Divisão de Capacidade Institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com mais de 15 anos de experiência, trabalhou em comunicação, marketing digital, inclusão, gênero e inovação em diferentes entidades dos setores público e privado.

Sandra Naranjo Bautista

Cidadã do Equador, tem mestrado em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard. É Especialista Líder em Gestão Pública na Gerência de Instituições de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde lidera a agenda de conhecimento do Grupo de Gestão Pública da Divisão de Inovação para Servir ao Cidadão e a iniciativa ImplementaLAC. É especialista em questões de capacidade estatal, gestão pública e implementação no setor público. Antes de ingressar no BID, foi consultora sênior de várias organizações, incluindo o Banco Mundial, o Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália e a Fundação Gates. Anteriormente, foi vice-presidente responsável, Ministra do Planejamento e Desenvolvimento e Ministra do Turismo do Equador.

Axel Radics

Cidadão argentino, é PhD em Políticas Públicas pela Universidade de Maryland, College Park, e mestre em Políticas Públicas pela Harvard School of Government, além de bacharel em Economia pela Universidade de San Andrés. Atualmente, ocupa o cargo de Chefe da Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde também é Especialista Principal em questões de descentralização e governos subnacionais. Antes de ingressar no BID, trabalhou em escritórios nacionais no Uruguai, Paraguai e Peru, e foi coordenador de iniciativas de transparência fiscal no governo da Argentina.

Andrea López

Cidadã do Equador, é PhD em Economia pela George Washington University, mestre em Administração Pública pela mesma instituição e bacharel em Economia pela Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Atualmente, é especialista fiscal sênior na Divisão Fiscal e de Gestão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Anteriormente, trabalhou como professora na Universidad el Rosario, na Colômbia, pesquisadora no BID e assistente de pesquisa de pós-graduação na George Washington University.

Leslie Harper

Cidadã norte-americana, é mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Londres e bacharel pela Elliot School of International Affairs da Universidade George Washington. Atualmente, é Coordenadora de Gênero e Diversidade na Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em sua função, é responsável pelo monitoramento do portfólio e pela integração de gênero e diversidade em projetos fiscais. Ela apoiou vários países da região da América Latina no desenvolvimento de programas de mulheres em compras públicas.

O Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) é uma organização internacional dedicada à promoção e ao fortalecimento da administração pública na América Latina e no Caribe. Seu objetivo é promover a análise e o intercâmbio de experiências sobre a reforma do Estado e a modernização da administração pública. Por meio de reuniões internacionais, publicações, serviços de documentação, estudos, pesquisas e atividades de cooperação técnica entre os países membros e outras regiões.

Mónica Calijuri

Cidadã brasileira, é doutora em Contabilidade pela Universidade de São Paulo e bacharel em Economia. Atualmente, ela é especialista líder em administração tributária na Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu trabalho se concentra na modernização das administrações tributárias na América Latina e no Caribe, promovendo a capacitação e a digitalização. Anteriormente, colaborou com o governo do Brasil e o Fundo Monetário Internacional.

Mariano Lafuente

Cidadão argentino, é mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Maryland e bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Católica da Argentina. Ele é Especialista Sênior em Modernização do Estado na Divisão de Inovação para Servir ao Cidadão do BID. Desde 2013, ele lidera a iniciativa do Centro de Governança do BID, colaborando com mais de 15 governos na América Latina e no Caribe em projetos de assistência técnica. Ele também é coautor do livro "Gobernar para cumplir con los ciudadanos: el rol del Centro de Gobierno en América Latina y el Caribe" (2014), entre outras publicações. Também em nível regional, coordenou o trabalho do Banco sobre o Serviço Civil, sendo coautor do livro "At the Service of the Citizen: A Decade of Civil Service Reforms (2004-2013)", entre outras publicações. Anteriormente, trabalhou no Banco Mundial como especialista em Gestão Pública na América Latina e no Caribe.

Guillermo Lagarda

Cidadão do México, é PhD em Economia pela Universidade de Boston, mestre em Economia, Finanças e Matemática pela Universidade de Boston e bacharel em Economia Financeira pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México. Atualmente, atua como Coordenador de Integridade e Transparência + Conhecimento e Pesquisa no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde lidera a agenda de conhecimento e pesquisa relacionada a instituições e sua relevância para a elaboração de políticas com impacto nas finanças públicas e na macroeconomia. Antes de ingressar no BID, trabalhou como consultor no Banco Mundial e no Ministério da Fazenda e Crédito Público do México.

Mauricio García Mejía

Cidadão da Costa Rica, é PhD em Administração e Governo pela Universidade Complutense de Madri. Tem mestrado em Administração Pública pela Harvard School of Government e mestrado em Administração e Políticas Públicas pela Universidade do Chile, além de ser formado em Direito pela Universidade da Costa Rica. É especialista líder em modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Antes de ingressar no BID, coordenou o Programa para a Reforma da Administração da Justiça e foi secretário técnico da Comissão Nacional para a Reforma da Administração da Justiça no Peru. Além disso, foi assessor ministerial e gerente de desenvolvimento da Agência para a Promoção do Investimento Privado no Peru.