Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Fenómenos De Assimilação, aculturacão e Intercâmbio

Beatriz Nunes

Created on October 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Realizado por: Beatriz Nunes Nº.1 e Carlota Amado Nº. 2Professora: Teresa Maria Varejão Schürmann Disciplina: História Turma: 8.2

Colégio Conciliar Maria de Maria Imaculada Ano Letivo 2024/2025

Fenómenos

De Assimilação, aculturacão e Intercâmbio
-Introdução; -Descobrimentos; -Fatores que permitiram a aculturação; -Papel da Religião na aculturação; -Assimilação da cultura Asiática e Europeia; -Resultado do encontro de culturas -Aculturação e assimilação na atualidade; -Vídeo -Conclusão

Índice

Com o avançar da expansão Europeia, a variedade de raças e culturas aumentou. Claramente, esta situação viria a alterar a forma como a sociedade se distribuia, provocando a "mistura" culturas distintas. Um fenómeno ainda visível na atualidade.

Introdução

Incentivados pela procura de reconhecimento político na Europa e os objetivos religiosos de difundir o Cristianismo, os Portugueses lançaram-se ao mar com o objetivo expansionista. Mas que mais tarde levou ao desejo de descoberta e encontro de novas Terras e principalmente a chegada à Índia por mar.

Descobrimentos

Descobrimentos

O sucesso dos Descobrimentos levou à existência de diversas colónias sob domínio Português na África, Ásia e América. Com a distribuição de colonos e a venda de escravos em grande escala a interação entre comunidades, com culturas bastante distintas era quase inevitável.

Batismo do Rei do Congo- D. João I

A aculturação em massa foi possível, devido:- Miscigenação; - Cristianização; - Imposição da Língua; - Imposição do modelo de Admistração; - Imposição de Costumes.

Fatores que permitiram a aculturação

A religião era um fator vital na assimilação de culturas, sendo um dos grandes objetivos europeus, expandir o Critianismo, então a missionação era algo comum.Em muitos casos os povos aceitavam de livre vontade a nova religião e os novos valores , mas quando não essas populações eram escravizadas, torturadas e oprimidas. Um exemplo desta situação é o Império Inca.

Papel da Religião na aculturação

Miscigenação na cultura Asiática e Europeia

Os povos asiáticos tinham culturas muito antigas e estruturadas logo não foi facil intruduzir a cultura europeia. Então os portugueses promoveram a miscigenação ou seja o casamento entre portugeses e indianas mas nunca portugesas e indianos. Este método facilitou a assimilação de culturas e assim maior facilidade em negociar com estes povos.

Culturação resultante da expanção europeia

Devido ao grande encontro de culturas, observou-se:- Semelhanças nas línguas; - Aparecimento de comunidades mestiças; - Cristianismo como a fé predominante; - Adoção de costumes.

Resultado do encontro de culturas

Aculturação e assimilação na atualidade

Todos os dias e cada vez mais estamos expostos a diferentes culturas, como consequência da imigração e emigração. Então estamos diáriamente a assimilar e a trespassar hábitos e tradições. Devemos então respeitar todas as culturas com quem contactamos e aprendermos delas.

Vídeo

Conclusão

Com este trabalho aprendemos que ao longo de toda a história, as culturas de diferentes povos estavam em constante contacto partilhando os seus costumes e tradições. Então a cultura está em constante mudança e atualização nunca estando parada no tempo

-Fatores que permitiram a aculturação; -Papel da Religião na aculturação; -Assimilação da cultura Asiática e Europeia Manual de História "Vamos à história"

Webgrafia/Bibliografia