Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
PADDE EM AEPP
Susana Rabaca
Created on October 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
As TD na escola PP
SElfie e PADDE na AE
Selfie do AEPP
A SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação.
PADDE
O PADDE é um instrumento orientador e potenciador da implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino /aprendizagem. Deverá apoiar o AEPP a refletir e criar estratégias potenciadoras para a mudança digital de toda a organização escolar.
O nosso Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres (AEPP) situa-se nas Freguesias da Penha de França e de São Vicente, acolhendo, por isso, alunos provenientes dessas Freguesias e de outras contíguas. A FREGUESIA DE SÃO VICENTE, onde se situa a EB/JI Rosa Lobato Faria (RLF) e a FREGUESIA DE PENHA DE FRANÇA, onde se localizam a Escola sede do Agrupamento Patrício Prazeres e a EB/JI Professor Oliveira Marques (POM). O AEPP integra o programa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) desde 2013.
Contextualização
- LED (Laboratório de Educação Digital) - EU CODE WEEK - Semana de programação digital - Bebras Castor Informático - Concurso Associação Professores Informática - Parceria com o TUMO e a ERTE -Observação e implementação das metodologias da ERTE
PADDE- Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (2023-2027)
O PADDE está implementado na escola através de várias ações:-SeguraNet - Etwinning - Academia Digital de Pais - UBBO - REALTEC
O PADDE integra também uma equipa de comunicação digital- Facebook -Instagram -Canal de youtube -Podcast
Análise Crítica/Constrangimentos
Na dimensão tecnológica, o AEPP tem alguns constrangimentos relativos aos equipamentos, os computadores já têm muitos anos e a ligação à internet nem sempre permite a utilização eficaz e no tempo certo dos recursos tecnológicos em aula. Na dimensão Pedagógica, a capacitação digital dos alunos tem melhorado ao longo dos dois últimos anos letivos, no entanto, nem todos os alunos têm utilizado os kits tecnológicos fora da escola para estudo ou realização de atividades.
Contributos para o PADDE
Em maio, participei no Curso Schedule (Europass Teacher Academy: Al for Education, em Roma, Itália, no âmbito do Erasmus +- : Explorar fronteiras das TIC, na sala de aula, o qual foi divulgado no XIII Seminário do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, em outubro.