ACMDI (TP1)
Fernando Azevedo
Created on October 23, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SPANISH: PARTES DE LA CASA WITH REVIEW
Presentation
PRIVATE TOUR IN SÃO PAULO
Presentation
SUMMER ZINE 2018
Presentation
RACISM AND HEALTHCARE
Presentation
FACTS IN THE TIME OF COVID-19
Presentation
FOOD 1
Presentation
TANGRAM PRESENTATION
Presentation
Transcript
Braga 2024
Recursos Educativos Digitais e Abertos
Fernando Azevedo PG53080 João Mendes PG53082
Índice
Introdução
Insights sobre o REDA
Requisitos avaliados
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No contexto da investigação de critérios de avaliação de um repositório de recursos educativos digitais, selecionamos o repositório REDA - Recursos Educativos Digitais e Aberto, promovido pela Direção Regional da Educação da Região Autónoma dos Açores. O REDA É uma "plataforma dedicada à disponibilização de conteúdos educativos para a comunidade escolar e tem o compromisso de promover, desenvolver e fomentar a partilha de recursos de qualidade e impulsionar o trabalho colaborativo interpares". Justificamos a nossa escolha por entendermos que esta plataforma foi pensada, estruturada e desenvolvida com o objetivo de responder a princípios de qualidade científica, pedagógica e técnica, facultando-nos, assim, uma análise e uma avaliação crítica mais proficiente dos requisitos pré-selecionados, de um repositório de recursos educativos digitais.
Insights
Dimensão Técnica
Dimensão Pedagógica
requisitos avaliados
Finalidade Educativa e Alinhamento com o Sistema Educativo
Qualidade Científica e Pedagógica
Metadados de Repositórios e Recursos
Interface Gráfica do Utilizador (UI)
Demonstra um controlo de navegação ajustado ao nível de conhecimento do utilizador e aos objetivos de aprendizagem, respeitando a estrutura curricular.
O REDA foi promovido pela Direção Regional da Educação da Região Autónoma dos Açores.Foi desenvolvido no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso, Açores pela Educação.
Evidencia estar em conformidade com os currículos e os objetivos pedagógicos do sistema de ensino, garantindo assim, que o conteúdo seja apropriado e que o utilizador possa aprender corretamente, sem introduzir concepções erradas.
Finalidade Educativa e Alinhamento com o Sistema Educativo
+info
+info
+info
Nesse sentido, realçamos a relevância do conteúdo e a capacidade de atender às necessidades dos alunos.
A qualidade científica é imprescindível para a aprendizagem. A qualidade pedagógica pressupõe a eficácia e a eficiência do processo de ensino-aprendizagem.
O boletim pode ser consultado em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/reda.pdf
De acordo com o boletim da Direção Regional da Educação - Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais o REDA tem…
- o compromisso de promover, desenvolver e fomentar a maturação profissional dos docentes através de formação centrada na melhoria das práticas pedagógicas;
- o objetivo de partilhar e promover a disponibilização de recursos educativos digitais de qualidade, impulsionando o trabalho colaborativo interpares e um sentimento de comunidade entre professores;
- uma equipa constituída por um conjunto de docentes das várias áreas dos ciclos de ensino, para a revisão e a validação científico-pedagógica dos conteúdos.
Qualidade científica e Pedagógica
+info
+info
Metadados
Identificamos uma (aparente) consciência do padrão IEEE 1484.12.1 – 2002 na concepção do repositório. Porém, só através da análise ao backoffice da plataforma se poderia confirmar da sua implementação plena.
Na submissão de recursos, as instruções são claras quanto aos metadados que devem ser fornecidos, o título, a descrição, a área temática e o nível de ensino. Durante o teste de submissão efetuado, foi necessário inserir manualmente estes dados, reforçando assim o modo de organização da estrutura dos recursos.
A plataforma REDA apresenta múltiplos critérios de filtragem de pesquisas, o que sugere uma organização cuidadosa e a utilização de tags para facilitar o acesso aos recursos e conteúdos. A existência de filtros de temas, níveis de ensino e tipologia de recursos demonstra uma preocupação em tornar a pesquisa mais eficiente.
Dimensão Técnica Metadados e interface gráfica do utilizador (ui/UX)
+info
+info
+info
Interface Gráfica do Uilizador (UI/UX)
A interface gráfica do utilizador é simples e intuitiva, cumprindo o objetivo de facilitar a navegação. Contém filtros por temas, níveis de ensino e tipos de recursos, que permitem aos utilizadores um acesso rápido e facilitado aos recursos desejados, garantindo assim, uma experiência de uso eficiente e intuitiva, conforme referem Kurilovas e Dagiene (2010).
Em termos de diferenciação entre perfis de utilizador, a plataforma permite a distinção entre professores e alunos. Porém, não percecionamos grandes diferenças gráficas entre os dois perfis, o que limita a personalização da experiência de navegação. Kurilovas e Dagiene (2010) sublinham a importância de uma interface gráfica personalizável e extensível, que se adapte a diferentes perfis de utilizadores, sendo assim, uma oportunidade de melhoria a implementar no repositório para melhorar a experiência dos utilizadores.
Dimensão Técnica Metadados e interface gráfica do utilizador (ui/UX)
conclusão
Este trabalho de investigação permitui-nos desenvolver competências de análise e avaliação de critérios de qualidade de recursos educativos digitais disponibilizados em repositórios através da Internet.
Para que a aprendizagem ocorra com o software educativo multimédia, existem três fatores que a condicionam cumulativamente, nomeadamente a qualidade científica, pedagógica e técnica [...] (Carvalho, 2005)
Barker, P. (2005). What is IEEE Learning Object Metadata/IMS Learning Resource Metadata? Centre for Educational Technology Interoperability Standards (CETIS). Disponível em: https://www.cetis.ac.uk Carvalho, A. (2005). Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação - Utilização e Avaliação de Software Educativo, Número 1, Ministério da Educação, pp 69-82, pp 85-86.Kurilovas, E., Dagiene, V. (2010). Multiple Criteria Evaluation of Quality and Optimisation of e-Learning System Components. The Electronic Journal of e- Learning (EJEL). Institute of Mathematics and Informatics, Vilnius, Lithuania Vilnius Gediminas Technical University, Lithuania, pp 141-150. Disponível em: https://academic-publishing.org/index.php/ejel/article/view/1595Ramos et. al (2007). Modelos e práticas de avaliação de recursos educativos digitais. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, pp 79-87. Disponível em: https://ctne.fct.unl.pt/pluginfile.php/14432/mod_data/content/7401/1210161451_06_CadernoII_p_79_87_JLR_VDT_JMC_FMF_VM.pdfREDA - Recursos Educativos Digitais e Abertos. Direção Regional da Educação da Região Autónoma dos Açores. Disponível em: https://reda.azores.gov.pt REDA - Recursos Educativos Digitais e Abertos. Génese e Objetivos. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/reda.pdf REDA. Regulamento Con(Re)curso REDA 2021/2022. Direção-Geral da Educação. Disponívem em: https://edu.azores.gov.pt/wp-content/uploads/2021/11/Regulamento_con_re_curso_reda_2021_22.pdfUniversidade de Lisboa. Referências de recursos digitais educativos. Disponível em: https://c2ti.ie.ulisboa.pt/centro/?page_id=4109
Bibliografia
A qualidade científica é imprescindível para que o utilizador possa aprender corretamente. Os recursos devem ser, sempre, avaliados por peritos da área científica e pedagógica, bem como por peritos de interação pessoa-computador, sendo estes últimos, avaliadores da qualidade técnica (Carvalho, 2005).
A classificação e a avaliação qualitativa dos recursos digitais educativos irá permitir aos interessados a pesquisa e seleção de materiais e recursos de qualidade, e assegurar, tanto quanto possível, a qualidade dos recursos disponíveis na Internet que podem ser usados pelos estudantes, pelos professores, pela Escola e pelas famílias. (Ramos et. al 2007).
O modelo de dados LOM especifica quais os aspetos dos recursos que devem ser descritos e que vocabulários ou formatos devem ser usados. O LOM organiza estas informações de forma hierárquica, permitindo adaptar os elementos descritos para diferentes contextos e necessidades (Barker, 2005). Os metadados visam criar descrições estruturadas que ajudem estudantes e professores a encontrar e usar recursos educativos (Barker, 2005).
Os melhores recursos digitais disponíveis na Internet são aqueles em que se consegue determinar e identificar com a melhor objetividade possível a sua natureza educativa, isto é, com um interesse reconhecido para a educação e formação. Nesse sentido, um recurso será educativo quando é pensado, desenhado e elaborado com uma finalidade educativa (Ramos et. al, 2007)
A qualidade técnica condiciona a motivação e o interesse, logo, a aprendizagem (Carvalho, 2005).
Nos repositórios de aprendizagem, os metadados são fundamentais para a organização e recuperação de objetos educativos. Estes asseguram que os recursos sejam facilmente encontrados e utilizados pelos utilizadores e permitem a recuperação de recursos de diversas formas, proporcionando flexibilidade na pesquisa e acesso (Barker, 2005).
"O controlo a proporcionar ao utilizador depende [...] dos objectivos da aprendizagem"(Carvalho, 2005).
"A simplificação excessiva pode conduzir a distorções do conteúdo e ao aparecimento de concepções alternativas" (Carvalho, 2005).
+info
Os metadados são dados que descrevem outros dados, facilitando a sua organização e recuperação. No contexto dos recursos de aprendizagem, os metadados descrevem objetos educativos, digitais ou não. O padrão IEEE 1484.12.1 – 2002, conhecido como Learning Object Metadata (LOM), define os metadados como informações que descrevem "qualquer entidade, digital ou não, que possa ser usada para aprendizagem, educação ou treino" (Barker, 2005).