Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Cachoeiras

Inês Muzavuila

Created on October 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Bexiga neurogénica

Inês Solange Nº4 11ºTAS

O que é?

A Bexiga Neurogénica consiste na perda do funcionamento normal da bexiga, provocando lesões de uma parte do sistema nervoso. A função normal da bexiga é armazenar a urina e elimina-la de um modo coordenado através da uretra.

Causas

Uma bexiga neurogénica de baixa atividade é geralmente o resultado da interrupção dos nervos locais que a estimulam. A causa mais frequentes nas crianças é um defeito da espinal medula, como a espinha bífida ou o mileomeningocelo. Outras doenças que podem causar bexiga neurogénica são a poliomielite, a síndrome de Guillain-Barré, o Herpes genitoanal area, a anemia, a neurosífilis, a doença de Parkinson e a esclerose múltipla. Alguns tipos de tumores podem também podem causar quadros de bexiga neurogénica.

Sintomas

A incapacidade de controlar a saída da urina(incontinência urinária) está associada com a bexiga neurogénica, o doente pode apresentar um fluxo urinário intermitente, desconforto durante a micção ou mesmo a impossibilidade de urinar. Esta retenção urinária pode resultar da incapacidade de contração do músculo da bexiga ou perda da coordenação entre esse músculo e o esficter da bexiga, podem ocorrer sintomas de infeção urinária ou de dilatação dos rins como consequência do quadro de bexiga neurogénica.

Consequências

As pessoas com bexiga neurogênica correm o risco do trato urinário e cálculos no trato urinário, as pessoas também podem correr o risco de desenvolver hidronefrose, quando a retenção da urina na bexiga causa o retorno da urina para os rins.

Diagnóstico

O Diagnóstico pode ser feito de várias formas:

  • Cistografia
  • Urografia
  • Raio X
  • Ecografia

Tratamento

O objetivo principal do tratamento da bexiga neurogénica é a prevenção da lesão dos rins, por outro lado importa minimizar as limitações e o impacto social desta disfunção, portanto quanto mais prococe o tratamento menor o risco de deterioração da função renal e a menor a necessidade de uma futura cirugia.

Prevenção

Embora a maioria das formas de bexiga neurogénica não possa ser prevenida, é possível retaguardar o seu desenvolvimento nos doentes com diabetes, mediante um controlo rigoroso da glicemia, numa outra perpectiva, o uso do cinto de segurança na condução automóvel e a não realização de atividades que aumentam o risco de lesões na espinal medula é uma forma importante de prevenir este tipo de bexiga neurogénica.

Bibliografia

Cuf. bexiga neurogénica. (s.d). disponivel em https://www.cuf.pt/saude-a-z/bexiga-neurogénica