Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Leio, logo compreendo!

No final desta apresentação, ficará a conhecer, em detalhe, o projeto de leitura: Leio, logo compreendo!

Identificação do problema e do público-alvo

Diagnóstico

Definição de metas e objetivos

Identificação de recursos e parceiros

Plano de Ação

Comunicação

04

01

02

05

06

03

Índice

A leitura abre a mente, impulsiona sonhos e alimenta a alma. Érico Teixeira

Identificação do problema e do público-alvo

Turma de 3º ano, com 25 alunos, dos quais 10 não leem ainda de forma fluente e apresentam grandes dificuldades de compreensão leitora. A motivação para lerem é reduzida (o que pode ser visto como causa e consequência dessas dificuldades de leitura).

10 alunos com dificuldades na fluência e compreensão leitoras.

Turma com 25 alunos.

Diagnóstico

Fraca adesão dos alunos às atividades de leitura. As dificuldades na compreensão leitora manifestam-se na interpretação do conteúdo escrito em todas as áreas do currículo.

Estimular o gosto pela leitura.

Aumentar os níveis de compreensão leitora em diferentes tipos de textos (informativos, ficção narrativa, textos instrucionais, etc.).

Melhorar a fluência na leitura de textos.

Aumentar os níveis de motivação para a leitura – medidos através da adesão às atividades de leitura e dos momentos de leitura autónoma.

Definição de metas e objetivos

Textos escritos em diferentes tipos de suporte (jornais, revistas, formato digital, etc.).

Livros diversos escolhidos pelas professoras, pelos alunos e pelos pais/encarregados de educação.

Pais/ Encarregados de Educação

Ludoteca da cidade

Prof. Bibliotecária(o) / Biblioteca Escolar

Recursos e Parceiros

Info

Info

6

5

4

3

2

1

Plano de Ação

o Apresentação da situação à Prof. Bibliotecária para articulação.

Apresentação das propostas de atividades à turma

Criação de 5 grupos de alunos, de 5 elementos cada, dos quais 2 revelam mais dificuldades na leitura/compreensão leitora. Os elementos dos grupos vão mudando.

Atividades de leitura orientada 3 vezes por semana: 40 minutos cada sessão.

Atividades dinamizadas por prof. Bibliotecária e docente da turma.

Realização das atividades em sala de aula (em espaço definido para o efeito); na Biblioteca Escolar, na Ludoteca.

+info

Divulgação das atividades na página web e redes sociais da escola.

03

Divulgação das atividades da turma nos painéis da escola e da biblioteca escolar.

02

Convite aos pais para participarem nas sessões a dinamizar.

01

Comunicação

Info

Info

Monitorização e Avaliação

O projeto será monitorizado regularmente e avaliado em função do progresso dos alunos de acordo com o diagnóstico efetuado.

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim!Obrigada!

A monitorização incide sobre o que está a ser feito e como está a ser feito, servindo como um meio para identificar qualquer ação de correção necessária. O que é monitorizado pode ser melhorado.A avaliação em educação é um elemento integrante e regulador da prática educativa.

ATIVIDADES A DESENVOLVER (exemplos)Leitura partilhada com questões orientadas: Incentiva as crianças a pensarem sobre o que estão a ler e a responderem de forma crítica e reflexiva. Histórias com sequência: Após leitura de uma história, pedir que reorganizem as partes da narrativa (início, meio e fim) pela ordem correta. Ajuda a compreender a estrutura da história e a reforçar a sequência lógica dos acontecimentos. Leitura Dramatizada: Dividir o texto entre os alunos, com atribuição de papéis para que dramatizem a leitura, transformando-a numa peça curta. Através da encenação, prestam atenção aos diálogos e sentimentos das personagens, aprofundando a compreensão do enredo e das personagens. Criação de resumos visuais: Após a leitura, pedir que façam um desenho ou esquema que resuma a história ou mostre o que aprenderam com a leitura. Ajuda a sintetizar a informação e facilita a retenção do conteúdo. Completar o final da história: História com final aberto ou com interrupção da leitura antes do final e pedir que escrevam ou desenhem o que acham que vai acontecer. Estimula a criatividade e a capacidade de prever acontecimentos com base nos factos já apresentados na história. Caça ao tesouro: Dar uma lista de perguntas ou desafios que só podem ser respondidos encontrando pistas específicas no texto. Estimula a leitura detalhada e atenta, fazendo com que procurem informações diretamente no texto.

Atividades orientadas pelos pais/encarregados de educação (exemplos)Criação do Clube de Leitura Pais e Filhos: clube de leitura onde pais e filhos leem o mesmo livro e depois discutem as suas ideias sobre o livro. Cada encontro será moderado por um pai/ee diferente. A Minha História Favorita: cada aluno, com a ajuda dos pais, escolhe um livro favorito (que tenha em casa ou na biblioteca) e faz uma apresentação na escola sobre a história, explicando por que gostam dela. Os pais podem ajudar a preparar a apresentação. Leitura em Dupla (Pais e Filhos): os pais participam numa sessão de leitura em dupla, onde eles e os seus filhos leem juntos um trecho de um livro. Podem alternar a leitura entre si. Os Pais contam Histórias: pais leem para a turma. Podem usar fantoches, adereços, ou criar um ambiente temático para tornar a experiência mais envolvente.

Monitorização: Registos de Leitura (Diário de Leitura): Cada aluno mantém um registo de leitura, anotando o que leu, o número de páginas, e as suas impressões sobre o livro. Avaliações Periódicas de Compreensão: por exemplo, através de questões de escolha múltipla, perguntas abertas ou atividades de interpretação baseadas nos textos lidos. Reuniões (formais e informais) com a prof. Bibliotecária. Participação dos Pais: momentos formais e informais incentivando a participação e a manutenção de uma rotina de leitura em casa. Grupos de Discussão e Feedback dos Alunos: onde os alunos partilham as suas experiências com os livros lidos.