A sociedade europeia, da Belle Epoque aos anos 20: a emancipação feminina
A Europa e o Mundo no limiar do séc.XX
Introdução:
Desde a Belle Époque até aos anos 20, houve muitas mudanças, desde as roupas e dos hábitos às mentalidades e pensamentos.Várias dessas mudanças ocorreram devido à emancipação feminina. Mas afinal como foram essas mudanças e como é que se refletem nos dias de hoje?
A Belle Époque foi um período de de paz política, desenvolvimento económico e de progresso técnico desde os finais do século XIX ao início da 1.ª Guerra Mundial. Durante este tempo o luxo da burguesia contrastava com as fracas condições de vida e de trabalho do operariado. A burguesia era o grupo social dominante, logo, impunha os seus valores e faziam coisas como o comércio, inicialmente como pequenos artesões ou produtos vindos da terra, até conseguirem um lucro bom por meio das cruzadas e pricinpalmente das grandes navegações, enquanto o proletariado (operários e camponeses) trabalhavam muito e recebiam pouco.
Como era a Belle Époque?
Como era o papel da mulher durante e pós a guerra?
Ao longo da 1ª guerra mundial, as mulheres ocupavam o trabalho dos homens em fábricas, onde se produzia armas, maquinaria, munições e tudo isso, enquanto cuidavam também dos seus filhos, nas suas casas. Isso porque como os homens eram chamados para proteger o seu país, as mulheres foram substituí-los.
Durante todo esse tempo, a mulher foi ganhando mais direitos, como o direito ao voto em alguns países e passaram a ter alguma independência económica. Após a guerra, muitas mulheres decidiram manter os seus postos de trabalho, assistimos então à participação feminina em cada vez mais setores da atividade económica e social.As mulheres passam a participar de um modo mais ativo na sociedade, trabalham, e além disso saem de casa para se divertirem como os homens. A mulher ficou com uma nova imagem e importância na sociedade.
Mas então e como eram "os loucos anos 20" ?
No fim da 1ª guerra mundial, ocorreram bastantes mudanças na estrutura social e na mentalidade da população, o período após a guerra foi chamado de “Os loucos anos 20” que ocorreu na Europa toda.
Esta época depois da guerra foi uma época em que eles queriam aproveitar a vida ao máximo e experimentar um novo estilo de vida. Com isto houve muitos novos hábitos, como a diversão nos cafés ao som de jazz, as corridas de automóveis e também novidades nas mulheres, que se tornaram muito diferentes: neste tempo as mulheres fumavam, usavam vestidos pelos joelhos, tinham cabelos curtos, divertiam-se como os homens e praticavam desportos. Inventaram-se coisas novas como a eletricidade, o jazz, as danças foxtrot e charleston, o lançamento do Ford T e o início da aviação comercial.
O que é o feminismo/ sufragismo?
O feminismo é um movimento social e político que representa a luta pela igualdade de gênero. A igualdade de gênero engloba a igualdade jurídica, que é perante a lei, a igualdade política, que é o direito de voltar e de ser eleita, a igualdade económica, que é a igualdade de empregos e salários, a igualdade intelectual, que é o direito de educação e a igualdade social, que é o estatuto social e familiar.
A emancipação feminina, foi uma das transformações socioculturais mais importantes do séc XX. No presente a igualdade de gênero existe, mas ainda há muitas mulheres a lutarem pelos seus direitos, como por exemplo: as mulheres na Arábia Saúdita que lutam pelos seus direitos e em muitos países pela igualdade de salários.
Conclusão:
Questão-problema: Como agiu a sociedade europeia, no ínicio do séc. XX no respeito pelos direitos Humanos? Resposta à questão problema: No início do séc.XX a sociedade europeia era desigual, porque os homens tinham mais direitos do que as mulheres e principalmente a alta burguesia Capitalista, isto porque o proletariado trabalhava muito mais horas que a Burguesia e as mulheres não tinham os mesmo direitos, incluindo o direito ao voto (em alguns países) e a condição de ficar sempre em casa a cuidar dos filhos e fazer tarefas domésticas, o que implicava que elas não trabalhassem. Isto só mudou após a 1ª guerra mundial, porque as mulheres queriam os seus direitos e lutaram por eles.
"Igualdade é direito, direitos são para todos"
Trabalho realizado por Cecília Roque nº 2 e Santiago Couto nº 17