Espetros
Maria Carvalho
Created on October 22, 2024
More creations to inspire you
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Espetros
Um espetro de absorção atómica tem um fundo colorido e algumas riscas pretas. As riscas pretas indicam as radiações que foram absorvidas, provocando transições/excitações eletrónicas. A energia de cada radiação absorvida (energia de um fotão) é igual à diferença de energia que separa os níveis energéticos entre os quais o eletrão transitou aquando da excitação eletrónica.
A energia dos níveis energéticos de um elemento químico está quantizada, isto é, os eletrões apenas podem absorver/emitir fotões cuja energia corresponda à diferença entre dois níveis de energia. Assim os espetros de emissão e de absorção são complementares.
As diferentes bandas de radiação são comummente usadas no dia a dia.
Um espetro de emissão atómica tem um fundo preto e algumas riscas coloridas. As riscas coloridas indicam as radiações que foram emitidas, provocando transições/desexcitações eletrónicas. A energia de cada radiação emitida (energia de um fotão) é igual é igual à diferença de energia que separa os níveis energéticos entre os quais o eletrão transitou aquando da desexcitação eletrónica.
O arco-íris é composto pela radiação eletromagnética visível que é uma pequena parte do espetro eletromagnético. Deste fazem parte os raios gama, os raios X e a radiação ultravioleta, que têm frequência/energia superior à radiação visível bem como a radiação infravermelha, as micro-ondas e as ondas de rádio que têm frequência/energia inferior.
Os espetros podem ser contínuos (a), contêm todas as radiações, ou descontínuos/de riscas (b), isto é, faltam algumas radiações. Os espetros atómicos são descontínuos.