Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Espetros

Um espetro de absorção atómica tem um fundo colorido e algumas riscas pretas. As riscas pretas indicam as radiações que foram absorvidas, provocando transições/excitações eletrónicas. A energia de cada radiação absorvida (energia de um fotão) é igual à diferença de energia que separa os níveis energéticos entre os quais o eletrão transitou aquando da excitação eletrónica.

A energia dos níveis energéticos de um elemento químico está quantizada, isto é, os eletrões apenas podem absorver/emitir fotões cuja energia corresponda à diferença entre dois níveis de energia. Assim os espetros de emissão e de absorção são complementares.

As diferentes bandas de radiação são comummente usadas no dia a dia.

Um espetro de emissão atómica tem um fundo preto e algumas riscas coloridas. As riscas coloridas indicam as radiações que foram emitidas, provocando transições/desexcitações eletrónicas. A energia de cada radiação emitida (energia de um fotão) é igual é igual à diferença de energia que separa os níveis energéticos entre os quais o eletrão transitou aquando da desexcitação eletrónica.

O arco-íris é composto pela radiação eletromagnética visível que é uma pequena parte do espetro eletromagnético. Deste fazem parte os raios gama, os raios X e a radiação ultravioleta, que têm frequência/energia superior à radiação visível bem como a radiação infravermelha, as micro-ondas e as ondas de rádio que têm frequência/energia inferior.

Os espetros podem ser contínuos (a), contêm todas as radiações, ou descontínuos/de riscas (b), isto é, faltam algumas radiações. Os espetros atómicos são descontínuos.