Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Módulo Didático Akihabara

Senhor Rafael

Created on October 22, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Math Lesson Plan

Primary Unit Plan 2

Animated Chalkboard Learning Unit

Business Learning Unit

Corporate Signature Learning Unit

Code Training Unit

History Unit plan

Transcript

RFID

Rafael Cabral

Definição de RFID

RFID (Identificação por Rádio Frequência) usa ondas de rádio para identificar objetos. Um sistema inclui: Tag: Armazena informações. Leitor: Lê as tags. Sistema de gestão: Organiza os dados. É utilizado em controle de inventário, rastreamento de produtos e pagamentos.

Definição de sistema RFID

Um sistema RFID (Identificação por Rádio Frequência) usa ondas de rádio para identificar e rastrear objetos, pessoas ou animais. É composto por: Tags: Etiquetas que armazenam informações. Leitores: Dispositivos que captam essas informações. Sistema de gestão: Software que organiza os dados. É utilizado em controle de inventário, rastreamento de mercadorias e pagamentos por aproximação

Desvantagens

Vantagens

1. Eficiência: Leitura rápida de várias etiquetas simultaneamente. 2. Precisão: Redução de erros humanos na identificação de produtos. 3. Automação: Facilita processos automáticos, como gestão de inventário. 4. Rastreamento em tempo real: Monitorização contínua da localização e estado dos itens. 5. Durabilidade: Resistente a condições adversas.

1. Custo: Investimento inicial elevado. 2. Interferência: Materiais como metais e líquidos podem afetar o sinal. 3. Privacidade: Riscos de rastreamento não autorizado. 4.Manutenção: Necessidade de manutenção regular. 5. Complexidade: Implementação e gestão podem ser complicadas.

Leitor de RFID

Os leitores de RFID captam informações de etiquetas RFID via ondas de rádio. Tipos: Portáteis: Para inventários. Fixos: Monitoramento contínuo. Integrados: Em quiosques ou pagamentos. Funcionalidades: Comunicação: Troca de dados com tags. Alcance: Varia por frequência. Conectividade: Conexão a sistemas de gestão.

Aplicações do sistema RFID

As aplicações do RFID incluem: Controle de Inventário: Gestão de stocks. Rastreio de Mercadorias: Monitoramento na cadeia de suprimentos. Pagamentos por Aproximação: Transações rápidas. Gestão de Ativos: Monitoramento de equipamentos. Segurança e Acesso: Controlo de entradas. Logística: Rastreio de veículos e cargas.

Fontes

https://www.youtube.com/watch?v=6k6Sau-MKPQ; https://www.youtube.com/watch?v=SQ2-DOrTIr0; https://www.youtube.com/watch?v=7bZcB_Rmvck