Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

arrabida

Kauã Capeleiro

Created on October 22, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Scratch and Win

Branching Scenarios Challenge Mobile

Branching Scenario Mission: Innovating for the Future

Piñata Challenge

Teaching Challenge: Transform Your Classroom

Frayer Model

Math Calculations

Transcript

Arrabida

Ruben Muxana nº26 e Kauã Capeleiro nº15 Ano: 7ºC

Parque Nacional Da Arrabida

O Parque Natural da Arrábida abrange 17.641,16 ha, sendo 5.310,62 ha marinhos e 12.330,54 ha terrestres. Localizado em um maciço calcário com falésias imponentes, destaca-se a serra da Arrábida, que atinge 501 m de altitude. Formada há 180 milhões de anos, a região emergiu de um antigo fundo marinho devido a fenômenos tectônicos e erosão, resultando na sua morfologia atual.

Coberto Vegetal

O coberto vegetal caracteriza-se pela presença de associações florísticas mediterrânicas, com destaque para o maquis - sub-bosque da antiga floresta - e a garrigue - matagal baixo - que representam um conjunto botânico relevante.

A Riqueza Vegetal

A riqueza vegetal é um dos maiores atrativos do Parque. Aqui encontra-se um dos raros exemplos de maquis mediterrânico em Portugal e a sua preservação foi um dos motivos que levou a que a Arrábida fosse considerada uma verdadeira relíquia científica internacional. Para que ela se mantenha intacta, o acesso a algumas áreas só é possível acompanhado de um Guia indicado pela Sede do Parque. Existem também diversas empresas credenciadas que organizam atividades radicais, como a espeleologia, o mergulho e a escalada.

Situado junto ao mar, entre Setúbal e a vila piscatória de Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida tem uma beleza incomparável, em que o azul do mar alterna com os tons esbranquiçados das falésias de calcário e com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra.

O Clima em Arrabida

O Parque Natural da Arrábida tem um clima mediterrânico, com verões quentes e secos, com temperaturas próximas às tropicais e secas prolongadas, e invernos frios e húmidos. Entre estas estações extremas, há a primavera e o outono.