De que forma a opinião do outro condiciona e controla os comportamentos individuais
Trabalho proposto pela professora Monica Pontes
A opinião dos outros tem um grande impacto na forma que nós nos comportamos, influenciando as nossas atitudes e escolhas do dia a dia. Desde pequenos, somos ensinados a procurar aprovação e seguir o que a sociedade espera de nós. Por isso, muitas vezes ajustamos as nossas ações para agradar ou evitar críticas mesmo sem percebermos. Essa necessidade de ser aceite e de não ser julgado pode acabar por controlar o que fazemos, limitando a nossa liberdade de ser quem realmente somos para nos encaixarmos nas expectativas dos outros.
introdução
Isso é especialmente evidente em contextos como escolas, ambientes de trabalho e redes sociais, onde a pressão para se conformar pode ser intensa. Quando nos sentimos avaliados, tendemos a agir de forma a evitar críticas e a procura por aprovação, mesmo que isso signifique sacrificar as nossas próprias opiniões ou desejos.
A opinião dos outros exerce uma influência significativa sobre os comportamentos individuais, moldando as nossas ações, decisões e até mesmo a nossa autoestima. Desde da nossa infância, somos postos num contexto social onde os feedbacks e julgamentos alheios têm um papel fundamental na formação da nossa identidade. Essa influência pode ser observada em diversos aspectos da vida cotidiana. Um dos principais fatores é o desejo de aceitação social. A procura por pertencimento a um grupo pode levar os indivíduos a modificar o seu comportamento para se alinharem com as expectativas e normas desse grupo.
Nunca te diminuas para caber nas expectativas de ninguém, tu és como és e se não gostam de ti por quem és, é porque não são mesmo teus amigos!
Autoconfiança: A aprovação ou desaprovação dos outros, pode influenciar muito a nossa autoconfiança. A validação pode alterar o comportamento das pessoas, diversas vezes sentem-se precionados para serem aceites. Mídia: As opinioes da midia pode moldar percepções e comportamentos, criando padrões que são seguidos por pessoas influenciáveis.
objetivos
Refletir sobre a perda de liberdade: Entender como procurar aprovação pode limitar a nossa capacidade de sermos nós mesmo.
Entender a influência social: ver como a vontade de pertencer a um grupo afeta as nossas escolhas e atitudes.
Identificar formas de controle:Explorar como regras e opiniões externas moldam a nossa forma de agir desde cedo.
Reconhecer a pressão social: Analisar como o medo de críticas ou de rejeição nos faz ajustar os nosso comportamentos para agradar os outros.
90% of the information we assimilate comes through our sight, and we retain 42% more when the content moves.
Concluimos com este trabalho que tivemos algumas dficuldades no desenvolvimento do mesmo, mas todos juntos conseguimos superar as nossas dificuldades. Este trabalho demorou alguns dias, mas conseguimos entregar e apresentar tudo dentro do prazo establesido. Pudemoos com este trabalho, mostrar aos novos alunos como realizar este tipo de projetos, e para eles terem menos dificuldades em trabalhos e projetos futuros.
Conclusão
trabalho realizado por:
Alunos de fotografia
Anamar Silva
Tainá Oliveira
Nº27
Nº3
Qualidade: TrabalhadoraDefeito: Competitiva
Qualidade: Gosta de ajudarDefeito: Tem pouca paciência
Matilde Solano
Carolina Viana
Nº21
Nº5
Qualidades: Sabe ajudar as pessoasDefeito: Muito distraida
Qualidade: Trabalha bem em grupoDefeito: Distrai-se facilmente
Mateus Fonseca
Nº29
Qualidade: PerfeccionistaDefeito: Muito eletrico
Obrigada pela vossa atenção!