Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A Interpretação Artística

Beatriz Alves Pereira

Created on October 21, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Docente: Professora Ana LoureiroDiscente: Beatriz Pereira, 28644 UC: Oficina de MultimédiaCurso: Artes da Performance Cultural2º ano | 1º semestre | 2024/2025 Escola Superior de Educação de Viseu

A Interpretação Artística

Bibliografia

Conclusão

Vídeos

Movimento Fluxus

John Cage

Desenvolvimento das redes digitais e da computação gráfica em tempo-real

Período pós-guerra

Introdução

INDICE

Nesta pequena apresentação, é nos mostrado diversos temas incluídos na Interpretação Artística, tais como:- Como era o Período pós-guerra;- Redes Digitais e gráficos em tempo-real;- John Cage;- O Movimento Fluxus (mais detalhado);- E alguns vídeos de performances sobre o Movimento Fluxus.

iNTRODução

01

No período pós-guerra, deparamo-nos com textos científicos e filosóficos para os desenvolvimentos tecnológicos verificados, o que permitiu uma época de riqueza e prosperidade para a Cibernética, explorando um sentido de controlo e domínio num mundo complexo.

Período Pós-guerra

02

O desenvolvimento das re4des digitais e da computação gráfica em tempo-real, transformou o computador e fundamentou as bases para futuros desenvolvimentos, como o computador pessoal e a Internet que tem como adjacente, a forma da cultura digital.

redes digitais e gráficos em tempo-real

03

Compositor, escritor, artista e crítico de música, nascido nos Estados Unidos em 1912, falecido em 1992. É um dos principais nomes da música contemporânea ocidental, seus trabalhos ocupam uma posição destacada nas vanguardas artísticas do pós-guerra.

John Cage

04

pianista David Tudor. Constituída por três curtos movimentos de silêncio, com o objetivo de explorar as possibilidades do silêncio, desde o seu próprio corpo. John Cage chegou à conclusão de que o silêncio total só pode ser alcançado na ausência da vida.
O trabalho de John Cage explorou as relações entre o visual e o áudio, abordando questões como a comunicação, ordem, ruído e interação. A peça mais famosa de exploração destes conceitos, é o trabalho 4'33'', apresentado pela primeira vez em 29 de agosto de 1952, em Nova Iorque, pelo

John Cage

04

interativa e do seu processo, uma vez que é necessário a participação ativa de um recetor e de um emissor.
O movimento fluxus traduz uma atitude diante do mundo, da parte artística e da cultura que se manifesta nas mais diversas formas de arte: música, dança, teatro, artes visuais, poesia, vídeo, fotografia, etc. Mais do que qualquer outro grupo, o trabalho do Fluxus visava as questões da comunicação

Movimento Fluxus

05

As suas manifestações preferidas eram os hapennings (fusão de arte, dança e teatro), as performances interativas, onde o público era convidado a participar.
O seu período mais ativo foi entre a década de 60 e a década de 70. O termo fluxus foi utilizado pela primeira vez por George Maciunas, um dos fundadores desta corrente estética, onde procurava exprimir uma ideia de ciclo e de perpetuação da atividade artística.

Movimento Fluxus

06

Este movimento pretende negar as barreiras entre os distintos campos e expressões artísticas, procurando potenciar e despertar a criatividade latente no ser humano.Os objetivos eminentemente sociais procuram levar a arte a um público vasto, através de atividades que eliminavam a tradicional prática artesanal do artista.

Movimento Fluxus

06

Vídeos

07

No cenário conteporâneo, a arte é cada vez mais colaborativa e digitalizada, ultrapassando as possibilidades de interpretação e oferecendo ao público uma experiência dinâmica e acessível, que transcende os limites tradicionais da criação artística.
Podemos observar que a Interpretação Artística evoluiu desde o período do pós-guerra, refletindo as transformações sociais, culturais e tecnológicas de cada época. O Movimento Fluxus e figuras como John Cage foram fundamentais para desafiar os limites da arte, a interação e espotaneidade como formas legítimas de expressão.

Conclusão

08

Pereira, J., (2007)A Interpretação Artística in A comunicação multimédia e a construção mediada da mensagem (pp. 54-63). Faculdade de Belas Artes. Universidade do Porto.

Bibliografia

09

A Guerra Fria foi responsável pela forma como o computador se desenvolveu e a forma como foi utilizado. o modo como hoje usamos e pensamos sobre os computadores, enquanto aparelhos de media e comunicação e mais do que complexas calculadoras, é o resultado dos desenvolvimentos do período da Guerra Fria.