Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

EIEM2024_Avaliação Pedagógica

assisleite

Created on October 20, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: COMO OS REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO SE ESTÃO A REFLETIR NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

+ info

+ info

+ info

práticas de Avaliação Pedagógica na aula de matemática do 9.º ano

Referências

Lorem ipsum dolor sit amet, adipiscing.

Questões de investigação:

metodologia de investigação

Contexto

Introdução

Enquadramento teórico

Resumo:

O estudo em curso procura investigar as práticas letivas dos professores de matemática, após o Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação (MAIA)

Desafiado a refletir sobre as suas práticas, o professor Rui referiu que: Foram várias as Estratégias de ensino e de aprendizagem usadas, a título exemplificativo, foi usada a plataforma intuitivo, pois à data a preocupação do docente com as provas nacionais sempre foi uma constante nas aulas.

O referencial de avaliação do AE e o seu reflexo na prática do professor Rui

EIEM 2024

Francisco A. SilvaPrograma Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da 1Universidade do Porto, Portugal assisleite@gmail.com Rosa A. Ferreira Centro de Matemática da Universidade do Porto, Unidade de Ensino das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal rferreir@fc.up.pt

Neste poster, que decorre de um estudo mais amplo em curso, o nosso objetivo consiste em perceber: i) que dinâmicas internas surgiram no AE a partir dos novos referenciais de avaliação pedagógica construídos em contexto de formação docente; e ii) que práticas avaliativas se observam na sala de aula de matemática, nomeadamente ao nível da avaliação formativa.

Por exemplo,

numa aula, o professor Rui informou os alunos que a correção escrita do teste realizado tinha sido disponibilizado no moodle do AE. Esta prática colide com as orientações do referencial de avaliação do AE, pois pouco ou nada apoiou as aprendizagens dos alunos.

  • nessa mesma aula, o professor Rui convidou os alunos a usar a aplicação Intuitivo numa tarefa de associação e acompanhou o progresso dos alunos na tarefa, fazendo sugestões de melhoria à medida que circulava pelas mesas, finalizando com uma discussão das soluções encontradas pelos vários grupos e consensualizando uma resposta.

Recolha de Dados

A análise de dados incide sobre: o referencial de avaliação de um agrupamento de escolas (AE) afeto a um centro de formação da região norte, as reflexões partilhadas por um professor da respetiva equipa MAIA, as notas de campo de um conjunto de observações de aulas e produções escritas desse professor.

Os resultados sugerem que, apesar de o referencial de avaliação refletir os princípios do Projeto MAIA, as práticas de avaliação pedagógica são ainda tímidas e condicionadas pelas perspetivas do professor acerca do referencial aprovado pelo AE.

A avaliação pedagógica possui dois pilares fundamentais, a avaliação formativa e a avaliação sumativa (Fernandes, 2021), que se associam, respetivamente, aos termos avaliação para as aprendizagens e avaliação das aprendizagens (Black & Wiliam, 1998).

Referências

  • Black, P., & Wiliam, D. (1998). Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 5(1), 7-74.
  • Direção-Geral da Educação (2022). Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica. https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia-introducao
  • Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação – Projeto MAIA. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia/documentos- do-projeto/textos-de-apoio-formacao
  • Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, J., Camilo, J., Silva, L. & Rodrigues, S. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. DGE. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/22377/1/perfil_dos_alunos.pdf
  • Santos, L. (2016). A articulação entre a avaliação sumativa e a formativa, na prática pedagógica: Uma impossibilidade ou um desafio? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 637-669. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006
  • Santos, L. (2022). O feedback como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem matemática: Uma meta-análise de estudos portugueses. REVEMOP, 4, e202210-e202210. https://doi.org/ 10.33532/revemop.e20221