Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Rodrigo Martins nº20 10ºD, Escola Artística António Arroio 2024-25

Projeto e Tecnologias: Cerâmica

Propostas dos desenhos da escultura de Cerâmica

Resultado final da peça baseada nas ideias das propostas.Podemos observar a peça de vários ângulos

Peça Final

3

Para finalizar, pintamos a peça com um composto argiloso no estado líquido, tendo agua como componente, chamando-o assim, Engobe. O desafio neste processo era usar só duas cores no máximo e/ou a cor original do barro, onde acabei de usar o branco para a base do ovo e o restante para pintar as personagens e o "sangue", representando o sentimento de dor, a pingar da mesma cor. Para acabar observamos o seu total, deixamos a peça secar ao ar livre. E assim temos A Peça de Cerâmica.

2

Após o seu molde, passamos para o segundo passo, que seria, usar a serrilha para tirar as imperfeições da peça como por exemplo, excesso de lambujem, detalhes da peça que queremos dar ou mesmo expressões diferentes da peça, como riscos, bolas ou linhas, usando a ponta da serrilha para o fazer e a parte para remover o pó ou mudar a superfície, usamos a parte da serra. Após este processo, metemos a secar numa janela até ficar barro duro.

1

No Primeiro passo, tivemos de moldar o barro na forma pretendida para poder ter a nossa peça. Em casos como peças separadas, colávamos com Lambujem, também conhecida como ser barro numa substância líquida onde ao secar a superfície fica dura e acaba por colar as peças pretendidas.

Processo de criação na oficina

- Genially

Propostas do Azulejo

Resultado Final do Azulejo

1

Passo Nº1: Colocação do papel vegetal no azulejo usando uma boneca de carvão, segurando o Vegetal com a outra mão, empurrando o mesmo para deixar a marca de carvão no azulejo.

2

Passo nº2: Usando uma cor de cada vez, pintamos o azulejo com as cores pretendidas usando as Tintas de Água/Alto Fogo.

3

Passo nº3: No final esgrafítamos o azulejo, ou seja, contornar com a serrilha nos seus espaços da mudança das cores para obter uma linha branca, para não deixar as cores fundirem-se.

Processo de criação do azulejo

Espero que tenham gostado!

!

o

d

a

g

i

r

b

O

Para finalizar, a última proposta foi realizada no ambiente da proposta número dois. Ou seja, a casa, a escada e a ponte que referi encontra-se neste desenho. Daqui, retirei elementos da casa e da vegetação para poder fazer a proposta final.

A casa do jardim

Opção nº4:

Dando a origem ao ovo que podemos observar na nossa direita onde se encontra uma pessoa com 2 cabeças e 2 braços sendo um maior que o outro. O significado por trás deste projeto é o sentimento de não sabermos qual ao certo é a nossa personalidade e que no fundo só nos transformamos-nos naquilo que os outros querem ver, tornando a nossa própria personalidade mais "pequena" da verdade.

A ideia do Ovo surgiu a partir da pergunta do trabalho do jardim que servia para inventarmos um palavra e dar um significado. A minha colega Adriana tentou a arranjar um nome para o processo da colocação do ovo a partir da galinha, que nos levou a vários nomes engraçados tendo sido um momento marcante na jornada deste trabalho. Como não nos conheciamos muito bem a expriência deste trabalho passou por diversos sentimentos, onde decidi espressar varios ovos com um significado por tras.

O Ovo do sentimento

Opção 2:

Esta proposta de azulejo foi inspirada no trabalho do jardim da pergunta que dizia para desenharmos o som que ouviamos e eu desenhei um grilo e acabei por me insipirar nele para fazer a cabeça dele como proposta de azulejo.

O Grilo

Opção nº1:

  • A Colega referida era outra aluna a fazer o seu projeto com outra aluna

Diferente das outras opções, nesta realizei uma ampliação da ampliação do trabalho feito no jardim, ou seja, inicialmente era pedido para desenhar o que viamos à nossa volta, e pela minha visão, via 2 alunas sentadas na escadas com uma ponte e uma casa á frente. A partir dessa informação explorei mais essa ideia do desenho das colegas e escolhi uma delas e comecei a improvisar um bocado saindo esse o resultado.

A Rapariga da Escada

Opção 2:

A joaninha tinha sido um projeto ja usado no passado como tambem uma opção para a peça de cerâmica. Resumidno, ampliei mais o corpo dela e pintei com uma mistura de cores. Como este foi a proposta escolhida, trabalhei no picotado no papel vegetal para proceder com o trabalho do azulejo, onde vou falar do processo todo mais à frente.

A Joaninha

Opção nº3:

  • Adicionei umas flores no canto
  • Foi feito no Jardim com a minha colega Adriana
  • Foi melhorado em casa
  • Feito Originalmente numa folha A5

Esta proposta foi inspirada no projeto da segunda semana de aulas de Projeto e Tecnologias na categoria da Cerâmica, onde tivemos de observar um pequeno objeto e desenha-lo, onde acabei por desenhar uma joaninha que encontrei no jardim. Na proposta final podemos verificar que a mesma se encontra numa folha, sítio onde a joaninha se situava no parque. Deixo aqui algumas curiosidades:

A Joaninha

Opção Nº1: