Abstracionismo, Isabel e Leonor Almeida 12C
Leonor Almeida
Created on October 18, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
Transcript
Isabel Neto e Leonor Almeida
abstracionismo
O que é o abstracionismo? onde surgiu? e quando?
Algumas obras
Características da corrente artística
OS PRINCIPAIS artistas
Análise de uma obra
Conclusão
O abstracionismo surgiu em 1910, na Alemanha, é um Movimento artístico que refuta a temática ligada à realidade, ou seja, descrição visível. A obra de arte abstrata procura uma linguagem universal que separe as diferenças intelectuais e culturais do público.
O que é o abstracionismo? onde surgiu? e quando?
- Manchas de cor sólida;
- Formas geométricas;
- Linhas retas;
- Utilização de cores vibrantes;
- Sem preocupação na representação do objeto;
- O artista coloca na tela o seu mundo interior, uma realidade subjetiva, oculta e profunda;
- Duas vias principais: abstracionismo sensível ou lírico e abstracionismo geométrico;
- Expressão e evocação de ritmos, contrastes e harmonias que se encontram nos processos da própria vida;
CAracterísticas da corrente artística
Vassily Kandinsky
Piet MOndrian
O abstracionismo lírico, sensível ou expressionista: Kandisky, evidencia complexos jogos de cores fortes e vibrantes, complexas combinações de linhas. Em total liberdade, é expresso o interior do pintor e a originalidade da sua criação.O abstracionismo geométrico: Piet Mondrian, dá às suas obras uma forte carga geométrica, com linhas retas e cores primárias. Pretendeu contribuir para a construção de um mundo melhor, pela representação da ordem e harmonia, através do equilíbrio das formas geométricas e das cores primárias e neutras.
Principais artistas
Composição A, 1919
Sem título, 1910
Senecio, 1922
Algumas obras
É um abstracionismo sensível, tem cores fortes e vibrantes, representa harmonia equilibrando cores primárias e neutras. São linhas soltas, não têm formas geométricas. As cores quentes como o amarelo e o vermeelho simboliza o Sol e representa a luz, o calor e a energia. Já as cores mais frias como azul, violeta e o verde simboliza a Lua transmitindo a escuridão e a calma. Ao existir esse contraste sobre o Sol e a Lua assim dualizando o dia e a noite. A cor e as formas não representativas são usadas como meio de comunicar emoções e simular a agitação e dinamismo do mundo moderno. As correntes artísticas são abstracionismo e cubismo.
elementos representados e as suas inter-relações:
Contrastes Simultanés: Soleil et Lune de Robert Delaunay é uma celebração das cores e da energia vibrante do universo. A obra não apenas destaca o contraste visual entre o sol e a lua, mas também propõe uma visão poética do equilíbrio entre forças opostas, mostrando como a dualidade é essencial para a harmonia da vida. Delaunay, com sua abordagem orfista, ultrapassa a representação literal e leva o observador a uma experiência sensorial e simbólica única, onde a cor e o movimento expressam o ciclo contínuo.
Interpretação da pintura:
Como foi possível observar o Abstracionismo é uma corrente artística subjetiva que não representa objetos, refuta a descrição visivel da realidade, recorre a linhas soltas ou retas e manchas de cor sólida.Adoramos realizar este trabalho pois obtivemos mais conhecimento sobre uma forma de arte.
Conclusão
fim! espero que tenham gostado
Paul Klee
Piet Modrian
Análise da obra
- Autor: Robert Delaunay
- Técnica: Óleo
- Dimensões: 40 cm x 60 cm
- Suporte: Tela
- Data e local de produção: 1913, em Paris
- Local de exposição : The museum of Modern Art, New york
Vassily Kandinsky
.