Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Politica e Religiao Chelli e Rayne
Joana Passos 10 K
Created on October 18, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Início
Apresentação
Política e Religão
Uma apresentação sobre a política e religião durante os sec. XVI, XVII, XVIII e a sua importância na história
Indíce
Sec XVI
A Reforma protestante desafio a igreja católica, promovendo Divisões religiosas e politicas pela europa
- A Reforma Protestante- A Reforma Anglicana - A Contra-Reforma - Inquisição
Sec XVII
O absolutismo se consolidou, enquanto guerras religiosas, como a dos 30 anos, aconteciam
- A guerra dos 80 anos (a revolta holandesa)- A guerra dos 30 anos
Sec XVIII
o iluminismo questionou a autoridade religiosa e política, preparando revoluções democráticas
- A Revolução Francesa- O Iluminismo
Sec. XVI
Reforma Protestante
Martinho Lutero: Monge católico que, tendo em conta o descontentamento em relação à religão (de ser corrupta e de ter relevância a nível político e económico), escreve as "95 teses" que consistem dos seus argumentos contra a igreja católica, sugerindo mudanças e novas ideias.
ReformaAnglicana
Com o descontentamento em relação à igreja católica pelos mesmos motivos que os referidos anteriormente, surge uma nova variante: a Reforma Anglicana. A igreja anglicana separa-se do Papa e procura que este obedeça o rei, fazendo com que a poder do rei "esteja acima" da religião. Esta varienta é mais distante da protestante e mais próxima da católica.
Contrareforma
Em resposta à Reforma Protestante surge a Contrareforma ou Reforma Católica. O objetivo desta reforma é reeconstruir a igreja católica e, para tal, é conovocado o Concílio de Trento para rever medidas a nível administrativo e ideal. Assim, os argumentos de Lutero são refutados e é separado de vez os protestantes dos católicos.
Inquisição
Com toda a tensão e oposição entre as variantes, há um ressurgimento da Inquisição, de ordem religiosa e política ordenada pelo rei. Consistia na persiguição e tortura àqueles que não agiam de acordo com o que era-lhes proposto na religião de X local. Os principais alvos eram muçulmanos, judeus e as "bruxas" - grupos de pessoas que praticavam rituais que eram associados ao "diabo" (por parte das variantes)
Sec. XVII
Guerra dos 80 anos
A Guerra dos 80 anos é um ótimo exemplo à tensão que existia de momento na Europa de caráter religioso. A guerra surgiu do desejo de independência da Holanda face à Espanha, tendo em conta a instibilidade religiosa. À semelhança de Lutero, Calvino partilhava as mesmas ideias, ideias estas que foram aceites pelos holandeses. Tendo em conta que Espanha era um país católico, diversas perseguições aos calvinistas surgiram e daí a instabilidade religiosa, causa da guerra, agravou.
Guerra dos 30 anos
Foi uma sucessão de guerras, com foco na Alemanha, de causas semelhantes à Guerra dos 80 anos. Um acordo de paz tinha sido feito que dizia que o poder real podia impor a sua crença aos habitantes. Com o impulso dos calvinistas e esse novo acordo gerou-se um período de instabilidade religiosa e tensão, provocando a Guerra dos 30 Anos.
Sec. XVIIi
Revolução Francesa
origem
A Revolução Francesa resulta do descontentamento da população com a monarquia absoluta que governava em França.
Revolta
A propragação de ideias iluministas contribuiu para a revolta dos habitantes, juntamente com o sistema feudal que, tendo em conta as condições de vida do povo, deixava os habitantes mais descontentes.
Religião
Com os ideiais católicos sendo postos em causa, dá-se a guerra que resulta dos três grandes valores defendidos: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", sìmbolos do Iluminismo.
Defendia valores racionais, empiristas, de igualdade, liberdade e separação da igreja e estado
Era também defendida a tolerância religiosa, valor impulsionado pelo questionamento crescente da otodoxia religiosa