Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Características do teatro vicentino
sandra_s_f
Created on October 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Teatro na transição entre a Idade Media e o Renascimento
Características do teatro vicentino
Fontes medievais
Linguagem e versificação
Temas de cariz religioso e moralista
Alegoria
Características do teatro vicentino
1- Fontes medievais • «Durante a Idade Média existiu um teatro religioso, nascido, em parte pelo menos, das representações litúrgicas do Natal e da Páscoa. Os seus géneros principais são, no século XV: os mistérios, que punham em cena a vida de Cristo (...); as moralidades, peças mais curtas cujas personagens eram abstrações personificadas, como os vícios e as virtudes, ou tipos psicológicos; os milagres, que apresentavam cenas dramáticas da vida dos santos; as farsas, género particularmente popular, normalmente de intenção satirica; as sotties, espécie de farsas cujos protagonistas eram «parvos», o que permitia críticas livre e aceradas. Havia ainda representações teatrais mais breves, como os «sermões burlescos», monólogos recitados por atores ou jograis mascarados com vestes sacerdotais.» • A. J. Saraiva e O. Lopes, História da Literatura Portuguesa, Porto, Porto Editora, 1982, p. 194
• Antes de Gil Vicente, existiam já certos tipos de representações teatrais, não só religiosas, mas também profanas, às quais o teatro Vicentino terá ido buscar inspiração, integrando alguns elementos, como os «parvos», os sermões burlescos de intenção satírica, as personagens alegóricas (abstrações personificadas) e as personagens tipo.
2- Temas de cariz religioso e moralista Os temas de natureza religiosa são muito presentes no teatro Vicentino e são colocados em discussão. A presença do sobrenatural religioso acontece muitas vezes sob a forma de alegorias e personificações do bem e do mal em anjos e diabos. A ideia do julgamento final depois da morte é fundamental em várias peças vicentinas, especialmente no "Auto da barca do inferno".
3- Linguagem e versificação Gil Vicente escreveu as suas peças em verso. Seguindo a tradição medieval, usou predominantemente: - versos de sete sílabas (redondilha maior); - frequentemente organizados em oitavas ou nonas; - com rima emparelhada e interpolada. Este verso curto e rápido confere vivacidade à linguagem, própria da fala real e do diálogo. A linguagem do teatro vicentino é frequentemente uma linguagem popular e coloquial e, por isso, um elemento importantíssimo de caracterização das personagens. Apresenta muitas marcas de oralidade: - as repetições; - o uso de interjeições; - as exclamações; - as interrogações; - os deíticos (palavras que se referem ao lugar, ao tempo e aos sujeitos da enunciação, como os pronomes pessoais e os advérbios de lugar e de tempo). O facto de Gil Vicente usar a linguagem para caracterizar situações reais e grupos humanos é um traço inovador e moderno do seu teatro.
4- Alegoria O uso da alegoria no teatro Vicentino concretiza-se na personificação ou concretização de ideias abstratas (ex: Anjo, Diabo, o cais e o rio da passagem final após a morte, etc.) e serve também a intenção satírica e moralizadora. alegoria nome feminino 1. figura de retórica que consiste na representação de uma realidade abstrata através de uma realidade concreta, por meio de analogias, metáforas, imagens e comparações; representação simbólica. 2. obra de arte que representa uma ideia abstrata.
3. expressão verbal ou plástica de uma coisa, com o fim de que as palavras ou imagens usadas sugiram outra coisa 4. concretização por meio de imagens, pessoas e figuras, de ideias ou entidades abstratas. Dicionário Infopedia da Língua Portuguesa: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/alegoria (consultado em 18/10/24)
An awesome title here
Insert a cool video for your presentation
Did you know that Genially allows you to share your creation directly, with no need for downloads? Ready for students to view it on any device and learn from anywhere. We don't like to bore in our classes or work with flat content. It's time to bet on dynamic and interactive learning experiences that stimulate the thinking and creativity of each student.
Link
An awesome title here
With this function... You can add exciting additional content to your audience's brain: videos, images, links, interactivity... Whatever you want! The window allows you to add wider content. You can enrich your genially by incorporating PDFs, videos, text... The content of the window will appear when clicking on the interactive element.
An awesome title here
The interactive visual communication step by step:
- Plan the structure of your content.
- Give visual weight to the key points and the most important ones.
- Define secondary messages with interactivity.
- Establish a flow throughout the content.
- Measure results.
An awesome title here
Animate your content and take it to the next level
Surprise your class with interactive images'
Surprise your class with additional info.