Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Human Body Presentation

Iara

Created on October 17, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Enfarte do miocárdio

Bárbara Cardoso nº2 Iara Fernandes nº10

Introdução

Neste trabalho, realizado no âmbito da disciplina de ciências naturais, vamos falar sobre o enfarte do miocárdio, mais concretamente, as medidas de prevenção, as causas, os sintomas, o tratamento, as sequelas.

índice

DEfinição-4
Medidas de prevençã0-5
Sintomas-6
Causas-7
tratamento-8
Sequelas-9
Cuidados a adotar-10
Vídeo-11
conclusão-12
Webgrafia-13

O que consiste o ataque do miocárdio?

O enfarte agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é uma doença não transmissível que ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco deixe de funcionar por falta de oxigénio e nutrientes.

Medidas de prevenção:

Não fumar;

Alimentação equilibrada;

Prática de exercício físico;

Apresentar os valores recomendados de:- pressão arterial; - colesterol; - glicemia.

Sintomas do enfarte do miocárdio

A dor forte e intensa no peito é o sintoma mais frequente, no entanto, existem outros, tais como: - Dor abdominal, que se pode estender para os braços, costas e maxilar; - Náuseas e vómitos; - Suores; - Falta de ar; - Tonturas.

Principais causas do enfarte do miocárdio:

- Tabagismo;- Colesterol elevado; - Diabetes; - Hipertensão arterial; - Excesso de peso; - Sedentarismo; - Stress; - Idade (a prevalência de enfarte agudo do miocárdio aumenta com a idade).

Tratamento

O tratamento mais eficaz, consiste na desobstrução da artéria coronária responsável pelo enfarte, através de angioplastia primária (com recurso a cateterismo cardíaco). Em alternativa, podem ser dados medicamentos com capacidade de dissolver o coágulo. Quando o diagnóstico e o tratamento são atempados, é possível salvar o miocárdio e minimizar as complicações do enfarte.

Que sequelas pode deixar um enfarte agudo do miocárdio?

Se houver um atraso no diagnóstico e no tratamento do enfarte agudo do miocárdio, uma parte importante do miocárdio poderá morrer. Assim o coração pode perder alguma capacidade de bombear o sangue, assim o doente pode sofrer de insuficiência cardíaca, com as limitações que daí decorrem, nomeadamente: - Falta de ar; - Incapacidade de realizar esforços; - Dor no peito; - Riscos de novos enfartes;

Que cuidados devo adotar após sofrer um enfarte agudo do miocárdio?

Após sofrer um enfarte do miocárdio deve adotar um conjunto de medidas, como: - Ter uma alimentação equilibrada; - Não fumar; - Fazer exercício; - Cumprir com a medicação instituída; - Controlar rigorosamente os valores de glicemia, colesterol e pressão arterial; - Ir às consultas do médico.

Conclusão

Com este trabalho, ficamos a saber que o enfarte do miocárdio é uma doença não transmissivel, causada pela "entupimento" de uma artéria. Podemos preveni-lo tendo uma boa qualidade de vida.

Webgrafia

https://www.sns24.gov.pt/.