Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Human Body Presentation
Iara
Created on October 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Enfarte do miocárdio
Bárbara Cardoso nº2 Iara Fernandes nº10
Introdução
Neste trabalho, realizado no âmbito da disciplina de ciências naturais, vamos falar sobre o enfarte do miocárdio, mais concretamente, as medidas de prevenção, as causas, os sintomas, o tratamento, as sequelas.
Sequelas-9
DEfinição-4
Cuidados a adotar-10
Medidas de prevençã0-5
índice
Sintomas-6
Vídeo-11
conclusão-12
Causas-7
tratamento-8
Webgrafia-13
O que consiste o ataque do miocárdio?
O enfarte agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é uma doença não transmissível que ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco deixe de funcionar por falta de oxigénio e nutrientes.
Medidas de prevenção:
Não fumar;
Alimentação equilibrada;
Prática de exercício físico;
Apresentar os valores recomendados de:- pressão arterial; - colesterol; - glicemia.
Sintomas do enfarte do miocárdio
A dor forte e intensa no peito é o sintoma mais frequente, no entanto, existem outros, tais como: - Dor abdominal, que se pode estender para os braços, costas e maxilar; - Náuseas e vómitos; - Suores; - Falta de ar; - Tonturas.
Principais causas do enfarte do miocárdio:
- Tabagismo;- Colesterol elevado; - Diabetes; - Hipertensão arterial; - Excesso de peso; - Sedentarismo; - Stress; - Idade (a prevalência de enfarte agudo do miocárdio aumenta com a idade).
Tratamento
O tratamento mais eficaz, consiste na desobstrução da artéria coronária responsável pelo enfarte, através de angioplastia primária (com recurso a cateterismo cardíaco). Em alternativa, podem ser dados medicamentos com capacidade de dissolver o coágulo. Quando o diagnóstico e o tratamento são atempados, é possível salvar o miocárdio e minimizar as complicações do enfarte.
Que sequelas pode deixar um enfarte agudo do miocárdio?
Se houver um atraso no diagnóstico e no tratamento do enfarte agudo do miocárdio, uma parte importante do miocárdio poderá morrer. Assim o coração pode perder alguma capacidade de bombear o sangue, assim o doente pode sofrer de insuficiência cardíaca, com as limitações que daí decorrem, nomeadamente: - Falta de ar; - Incapacidade de realizar esforços; - Dor no peito; - Riscos de novos enfartes;
Que cuidados devo adotar após sofrer um enfarte agudo do miocárdio?
Após sofrer um enfarte do miocárdio deve adotar um conjunto de medidas, como: - Ter uma alimentação equilibrada; - Não fumar; - Fazer exercício; - Cumprir com a medicação instituída; - Controlar rigorosamente os valores de glicemia, colesterol e pressão arterial; - Ir às consultas do médico.
Conclusão
Com este trabalho, ficamos a saber que o enfarte do miocárdio é uma doença não transmissivel, causada pela "entupimento" de uma artéria. Podemos preveni-lo tendo uma boa qualidade de vida.
Webgrafia
https://www.sns24.gov.pt/.