Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Trabalho realizado por: Mariana Gonçalves

Retórica de aristóteles

Introdução á comunicação Prof. Sandra Tavares

2024

O que é a retórica?

A Retórica é a arte e o estudo da comunicação eficaz e persuasiva, que se baseia na tentativa de convencer, informar, ou influenciar uma audiência ou um grupo de pessoas. Tradicionalmente, a retórica é associada ao discurso e à escrita, apesar do seu alcance amplo, também inclui imagens, gestos e formas de expressão que podem impactar o público.

Info

Quem foi aristóteles?

O que é a retórica de aristóteles?

A retórica de Aristóteles é um conjunto de teorias e métodos sobre a arte de persuadir e argumentar, exposta por ele na sua tratada "Retórica". Para Aristóteles, a retórica é a capacidade de identificar, em cada situação, os meios de persuasão disponíveis. Aristóteles via essa retórica como uma arte essencial tanto para a via pública como para o debate na democracia grega.

A Retórica estava dividida em 3 tipos

Retórica Deliberativa

Associada ao futuro, usada em conselhos, e assembleias para persuadir sobre decisões políticas discutindo o que é benéfico e o que é prejudicial.

Retórica Judicial

Focada no passado, aplicada em tribunais para defender ou acusar, analisando o que é justo e o que não é.

Retórica Epidíctica

Voltada para o presente, utilizada em celebrações ou discursos (de elogio ou crítica), refletindo a credibilidade ou a vergonha.

Existem também 3 tipos de Persuasão

"Ethos"

Este designa-se pelo apelo á credibilidade transmitida pelo orador, credibilidade essa que é essencial para que as mensagens transmitidas sejam introduzidas com confiança.

"Pathos"

Este designa-se pelo apelo emocional, que consiste em tocar nos sentimentos e na prespetiva da dita audiência inclinando-a, assim, a favor do orador.

"Logos"

Este designa-se pelo apelo á razão, através dos argumentos lógicos e das evidências para convencer, apelando á racionalidade dos ouvintes.

+ info

Qual é a retórica da grécia antiga?

A retórica da Grécia Antiga era a arte de falar de de uma forma persuasiva e eficaz, que por sua vez, era fundamental para a vida pública, especialmente numa democracia como a de Atenas, onde debates públicos e assembleias eram o coração da política e da justiça.

o uso da retórica como arte de dominar a oratória

O uso da retórica como arte de dominar a oratória foi fundamental na Grécia Antiga e continua a ser um recurso essencial para a comunicação eficaz e persuasiva nos dias de hoje. A retórica ensina também técnicas para organizar pensamentos, escolher palavras e conduzir o discurso de modo a conquistar e a convencer o público. Na grécia, a oratória era especialmente importante em contextos como nas assembleias públicas, tribunais e debates políticos

Obrigada

Introdução á comunicaçãoProf. Sandra Tavares Trabalho realizado por: Mariana Gonçalves

Platão foi um disciplo de Sócrates e fundou a Academia de Atenas. Platão escreveu sobre temas como a justiça, a natureza da realidade e a política. a sua "Teoria das ideias" sugere que o mundo físico é uma cópia imperfeita de um mundo ideal.

Sócrates foi um filósofo grego que usava o diálogo e a investigação para explorar questões de ética e moral. Conhecido principalmente por estimular o pensamenrto crítico, Sócrates foi morto por corromper a juventude e dos deuses.

Que outros filósofos importantes tiveram influência nesta área?
  • Sócrates (469-399 a.C.)
  • Platão (427-347 a.C)

Aprender esta retórica era essencial para os políticos, para os advogados e para os cidadãos que pretendiam influenciar decisões pessoais, defender causas ou até mesmo apenas apresentar ideas. Os gregos antigos desenvolveram a retórica como uma prática para além de uma área de estudo. Esta retórica tornou-se sistemática para filósofos e professores chamados de "sofistas", que ensinavam técnicas para convencer e converter o público a ideias nem sempre reais ou até mesmo falsas, de modo a que vencessem os debates mesmo por meios inventados.

  • Aristóteles foi um filósofo grego e uma das figuras mais influentes da filosofia ocidental.
  • Nascido em Estagira, uma cidade da Macedónia, mais tarde mudou-se para Atenas ainda jovem para estudar na Academia de platão, onde passou cerca de vinte anos como aluno e professor.
  • Aristóteles foi um pensador com interesses bastante amplos, cujas ideias influenciaram a filosofia a ciência, a política e a ética até aos dias de hoje.
Quem foi Aristóteles?