Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Bio Personagem História

Afonso Paiva

Created on October 17, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

Enquadramento histórico-político do novo estilo dos séc. XVII, o Barroco.

Barroco

cARACTERÍSTICAS DO bARROCO

o Barroco em Portugal

Caravaggio, pintor

Afonso Paiva nº1 M2A

Capela Ecce Homo, Viana do Castelo

Identidade e natureza da obra

função

época

estado de conservação

Contexto envolvente

Capela Ecce Homo, Viana do Castelo

Contexto (Social, Económico, Político e Geográfico)

corrente artística

O arquiteto

encomenda

modo de vida e as funções especificas

mapa com a localização geográfica

Capela Ecce Homo, Viana do Castelo

Estrutura formal

materiais são usados

forma da planta

diversas partes

composição da fachada

volumetria

efeitos plásticos

espaço exterior e o interior

espaço exterior e o interior

espaço exterior e o exterior

espaço exterior e o interior

espaço exterior e o interior

espaço exterior e o interior

Webgrafia

espaço exterior e o interior

Comentário ou apreciação crítica

Na minha opinião, acho que quem for a Viana do Castelo, deve ir visitar esta capela, pela sua beleza, história e explendor divino, acho a capela com grande valor arquitetónico e com belas esculturas, a Capela de Ecce Homo permitiu-me conhecer melhor a arquitetura barroca e rococó, a arquitetura barroca, apesar de ser um estilo do passado, continua a inspirar arquitetos e artistas da nossa época. A Capela de Ecce Homo é bem valorizada em viana do castelo e dá muito trabalho e custa muito dinheiro mantela conservada.

Estrutura formal

A nave é coberta por uma abóbada decorada com pinturas, que representam a Nossa Senhora da Assunção, esta no âmbito da capela-mor, e junto ao arco triunfal figuram emblemas da Paixão de Cristo, tais como a escada, lança, dados, cordas. Ao centro da nave temos o Ecce Homo, e ao fundo nova demonstração da emblemática da Paixão de Cristo, desta feita, a cruz, cana com esponja de vinagre, coroa de espinhos, torquez, lança e manto, e que assim enquadram a temática com a própria evocação do templo.

Estrutura formal

Composição: A fachada apresenta uma organização vertical marcada por pilastras e elementos esculpidos, que conduzem o olhar para o frontão superior. A porta principal, geralmente de grande dimensão, é o ponto focal e está frequentemente adornada com um arco e elementos decorativos.

Contexto (Social, Económico, Político e Geográfico)

Caracterizada durante bastante tempo como um templo Barroco, é hoje definido como fruto da transição do estilo Barroco para o Neoclássico, próximo do exuberante estilo Rococó.

Estrutura formal

Efeitos plásticos: Os materiais e os volumes interagem com a luz, criando efeitos plásticos que variam ao longo do dia. As sombras e os reflexos realçam a profundidade das esculturas e as texturas da pedra. A luz solar direta acentua os contrastes entre as partes claras e escuras da fachada, enquanto a luz difusa suaviza as formas e cria uma atmosfera mais serena. Expressão: A fachada da Capela de Ecce Homo transmite uma sensação de grandiosidade, riqueza e espiritualidade. A exuberância das formas, a profusão de detalhes e a riqueza cromática evocam emoções intensas e convidam à contemplação. A luz, ao interagir com os materiais e os volumes, intensifica a expressividade da fachada e cria uma atmosfera mística e envolvente.

O que é o Barroco?

O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca". Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se por meio de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização.

Qual o seu estado de conservação (bom, razoável, mau, em ruína)?

A Capela do Ecce Homo, encontra-se em bom estado de conservação.

Estrutura formal

Volumetria: A fachada da Capela de Ecce Homo apresenta um jogo de volumes que cria uma sensação de movimento e dinamismo. As pilastras, os frontões e os nichos esculpidos projetam-se da superfície plana, criando um ritmo visual e uma sensação de profundidade. Elementos formais: Os elementos formais determinantes são as curvas sinuosas, os volumes convexos e côncavos, as molduras elaboradas e as esculturas exuberantes. Esses elementos são característicos do estilo barroco e contribuem para a expressividade da fachada.

E todo de uma só época ou produto de várias épocas com intervenções diferenciadas?

Na Capela de Ecce Homo, datada do século XVIII, encontramos um valioso exemplo da arte barroca e do estilo rocócó regional.Datada de 1776, este templo sofreu depois várias remodelações, o que justifica a diversidade de estilos arquitectónicos que hoje podemos apreciar.

Estrutura formal

Torre SineiraA torre sineira é formada por três distintos corpos, sendo que no primeiro temos uma estreita porta suspensa sobre um varandim, sendo o segundo corpo enfeitado por um relógio, os sinos situados na terceira porção são visualizados através de quatro ventanas, e a terminar, assente numa balaustrada quadrangular marcada por quatro urnas de cantos, vemos, por cima a rasgar o céu, uma cúpula bolhosa de formato esguio, a sobressair em altura ao demais conjunto.

Contexto (Social, Económico, Político e Geográfico)

A fundação da capela do Senhor Ecce Homo deve-se à iniciativa e devoção do padre António Pedro Alves, que «promoveu uma subscrição importante, visto não haver fundos disponíveis para ela», e obteve as licenças necessárias do Arcebispo Primaz de Braga, Senhor D. Gaspar de Bragança (1716+1789). António Pedro Alves nasceu no Sobreiro, lugar da freguesia de Padornelo, a 26 de Agosto de 1745, filho de António Alves, de Padornelo, e de Ana Maria dos Santos, da freguesia de Paredes, concelho de Coura. Foi pároco encomendado da igreja matriz de Santa Marinha de Pa­dornelo durante 11 anos, por espaço de tempo intercalado, de 1782 a 1789, em 1803, em 1805, e, por fim, em 1815-1816. Faleceu no lugar do Sobreiro a 17 de Janeiro de 1828, com 82 anos de idade. Era irmão do padre José Luís Alves dos Santos, cura da paroquial igreja de Santa Maria de Paredes, do concelho de Coura. Em 1776 principiaram as obras, levadas a cabo pelo mestre João Rodrigues, da freguesia de Infesta, responsável pela obra de pedreiro e de pedraria.

Estrutura formal
Descrição Artística - exterior e interior
  • Escadaria
  • Fachada Principal
  • Torre Sineira
Webgrafia:
  • https://www.todamateria.com.br/barroco/
  • https://www.allaboutportugal.pt/pt/paredes-de-coura/monumentos/capela-do-ecce-homo
  • https://www.altominho.pt/pt/visitar/o-que-ver/capela-de-ecce-homo/
  • http://pesquisa.arquivo.paredesdecoura.pt/descriptions/112
  • https://www.visitportugal.com/pt-pt/NR/exeres/58368A40-4302-4DB0-825D-6F2826D28A5C
  • https://padornelo.blogs.sapo.pt/11135.html
Estrutura formal

O portal central é marginado por ondeantes motivos ornamentais de configuração vegetalista, e possui na pardieira a inscrição "ECCE HOMO", sendo completada por uma cimalha. Acima desta temos duas pilastras equidistantes rematadas por capitéis compósitos, onde a sobressair do harmónico conjunto, destaca-se um frondoso e elegante janelão cujo caixilho com exuberante decoração faz a simbiose perfeita com o restante complexo. A coroar, e num contexto heráldico perfeito, assenta sobreposto a pedra de armas do Senhor D. Gaspar de Bragança, um dos "Meninos da Palhavã", sagrado Arcebispo Primaz de Braga em 1757 e que aí morreu em 1789, filho natural reconhecido do Rei D. João V, e patrono do empreendimento. No topo do frontão repousam duas urnas e ao centro uma cruz. Na parte mais lateral da fachada descrita, vemos de cada lado do magnífico portal, um medalhão.

Contexto (Social, Económico, Político e Geográfico)

A exuberância das suas formas torna-a num exemplar rococó denso e rico, de sabor local, de onde sobressai a frontaria lavrada em cantaria de granito. Apresenta junto ao topo, a pedra de armas de D. Gaspar de Bragança (filho do rei D. João V) encimadas pela coroa real.

D. Gaspar de Bragança (filho do rei D. João V)
Estrutura formal

Interior Construída na segunda metade do século XVIII, merece uma visita cuidada. A capela é composta por uma nave única, semeada por retábulos, aonde sobressai um coro-alto bastante admirável, assente num imponente arco apoiado em grossas pilastras, decorado com talha dourada e pincelado por uma cor marmórea policromada de belo efeito. Logo na parte direita, sob o coro e encostado a uma porta cega, o Senhor dos Passos, imagem equilibrada, saúda o visitante. Encostados às paredes laterais, situam-se dois púlpitos virados um para o outro, encavalitados em carga sobre volumosas bases graníticas, cujas caixas são rectangulares e decoradas com talha dourada e ornatos vegetalistas.

O Barroco em Portugal

Em Portugal, o barroco vai de 1508 a 1756. Padre Antônio Vieira é o principal autor do barroco literário no país, no entanto, passou a maior parte de sua vida no Brasil.Sua principal obra "Os Sermões" constitui um mundo rico e contraditório. Revela sua inteligência voltada para as coisas sacras e, simultaneamente, para a vida social portuguesa e brasileira. Vieira foi uma espécie de cronista da história imediata. Assim, ele elaborava os sermões usando a técnica medieval, explicitando as metáforas da linguagem bíblica. Além de Vieira, merecem destaque: o padre Manuel Bernardes, D. Francisco Manuel de Melo, Francisco Rodrigues Lobo, freira Mariana Alcoforado e Antônio José da Silva. Na pintura do barroco português, merece destaque a pintora Josefa de Óbidos, que embora tenha nascido na Espanha, viveu e desenvolveu sua arte em Portugal. Dentre suas obras mais destacadas estão: "Maria Madalena confortada pelos Anjos", "Calvário", "A Sagrada Família" e "Santa Maria Madalena".

Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos

Estrutura formal

Escadaria O exterior do templo é contemplado com uma imponente escadaria frontal, formada por vários lanços e patamares, ornamentada no seu comprimento por balaustradas e pináculos, imitação, em ponto pequeno doutros escadórios típicos do Norte de Portugal. Fachada Principal A frontaria, com rica ornamentação da fachada alicerçada na robustez do granito, prepara o visitante para o seu esbelto interior, em cuja fachada se destaca o corpo central, com uma altura mais elevada que a restante estrutura, e é, sem dúvida a obra prima da capela, e assim resulta ser o mais esbelto monumento religioso do concelho, segundo a comum opinião dos especialistas.

Como se insere no contexto envolvente?

Situada em Tojais (perto de Paredes de Coura, a Igreja ou Capela de Ecce-Homo merece uma visita demorada. Construída no século XVIII, a Igreja seria acrescentada com uma torre sineira no século XIX.Salta-nos à vista a intensidade das formas, com destaque para a magnificência da fachada principal – uma sumptuosidade que impõe respeito, fazendo-nos contemplar em silêncio… Suba a ampla escadaria de dois lanços, atravesse o portal axial e, já no interior, delicie-se com os pormenores decorativos que nos remetem para o reinado de Dona Maria, como alguns ramalhetes, flores e contas de rosário. Datada de 1776, este templo sofreu depois várias remodelações, o que justifica a diversidade de estilos arquitectónicos que hoje podemos apreciar. Termine a visita vagueando pelo seu harmonioso adro, enquanto absorve todos os curiosos pormenores ao redor, não deixando de reparar no cruzeiro erguido defronte.

Contexto (Social, Económico, Político e Geográfico)
  • Estilo;
  • Descrição artística - exterior e interior
-Escadaria -Fachada Principal -Torre Sineira Construída na segunda metade do século XVIII, merece uma visita cuidada. A capela é composta por uma nave única, semeada por retábulos, aonde sobressai um coro-alto bastante admirável, assente num imponente arco apoiado em grossas pilastras, decorado com talha dourada e pincelado por uma cor marmórea policromada de belo efeito.
Estrutura formal

Materiais: O granito é o material predominante nas fachadas das igrejas barrocas portuguesas, incluindo a Capela de Ecce Homo. A sua resistência e beleza natural permitiam a criação de detalhes intrincados e esculturas elaboradas. Outros materiais, como o mármore e o estuque, podem ter sido utilizados em elementos específicos, como molduras e ornamentos.Textura: A textura do granito, com a sua superfície irregular e granulosa, confere à fachada um aspecto rústico e sólido. As esculturas em relevo, típicas do barroco, adicionam profundidade e riqueza à superfície. Cor: A cor predominante é o cinza do granito, que pode variar em tonalidade dependendo da origem da pedra. A pintura, frequentemente utilizada para realçar os detalhes esculpidos e os elementos decorativos, introduz um contraste de cores e enriquece a expressão da fachada.

Estrutura formal

De planta longitudinal, a Igreja de Ecce-Homo é composta por uma nave única onde se dispõem retábulos e o coro-alto entre talha policroma, de transição entre o barroco e o neo-clássico.

Estrutura formal

Seguem-se os quatro altares laterais, igualados dois a dois, enquanto do lado do Evangelho, identificamos os altares de Nossa Senhora da Assunção, onde figura também a Santa Rita, e o de Nossa Senhora das Dores. No sentido oposto, o da Epístola, simbolizam os altares da Imaculada Conceição, ao qual está anexado a Santa Bernardete, e o do Senhor da Cana Verde. Os altares são dum apreciável sentido estético e artístico, adornados com talha dourada onde predominam os ornamentos vegetalistas e rendilhados profusos, assentes contra um fundo branco. Situados entre os altares laterais aparecem pequenas mísulas adornadas com figurações de reduzidas dimensões de S. Bento, este da banda do Evangelho, e juntos aos altares opostos, o Senhor Ecce Homo.

Características do Barroco:

- Arte rebuscada e exagerada; - Valorização do detalhe; - Dualismo e contradições; - Obscuridade, complexidade; - Valorização das sensações; - Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Estrutura formal

O retábulo do altar-mor e o seu frontão estão profusamente semeados por rendilhados decorativos, onde as colunas, entablamentos, urnas e degraus do trono são decorados com talha duma beleza ímpar. A guarnecer a estrutura retabular, já graciosa, dois anjos tocheiros banhados a talha dourada fazem a guarda de honra, onde predomina, ainda, um grande Cristo Crucificado. Ao fundo, a ladear as colunas do retábulo, mais duas mísulas, para o visitante repousar o olhar e ver as figuras da padroeira Santa Marinha e Santo António. Para completar o conjunto artístico de notável beleza, falta ver as sanefas da capela-mor com talha mariana, o sanefão do arco triunfal de feição rococó e talha de D. Maria, as sanefas da nave, tudo talha dourada dos finais do século XVIII, e de deslumbrante qualidade.

Que função desempenha actualmente, ou seja, que actividades mantém no seu interior?

Igreja rococó de planta longitudinal muito denso e com toques da arquitetura local. Destaque para a exuberância das formas e a decoração interior que apresenta elementos decorativos característicos do reinado de Dona Maria, como ramalhetes, flores e contas de rosário.