Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Copy - Secuencia Didáctica Historia
Tomás Ferreira
Created on October 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Learning Unit
View
Akihabara Learning Unit
View
Genial learning unit
View
History Learning Unit
View
Primary Unit Plan
View
Vibrant Learning Unit
View
Art learning unit
Transcript
FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA (Canto I, estâncias 105-106)
Os LusíadasDe Luís Vaz De Camões
Índice
Contextualização
Episódio (análise)
Estilo
Explicação da importãncia do episódio
Contextualização
Chegada a Mombaça, onde o falso piloto conduzira Vasco da Gama com o propósito secreto de destruir a armada, conforme o plano de Baco.
Análise do episódio
Nos 4 versos iniciais da estancia 105, o poeta faz alusão à traição que se prepara em Mombaça aos portugueses, que não se veio a concretizar, os restantes versos falam da insegurança da vida humana.
Análise do episódio
Os 4 versos iniciais da estancia 106 enunciam os vários perigos que o ser humano enfrenta tanto no mar como na terra. Os últimos 4 versos são apresentados em forma de interrogação e salientam a grande condição de fragilidade do ser humano que dificilmente encontrará um lugar seguro, dada a desproporção de forças entre si e o céu sereno.
Estilo
Estrofe 105 ► Interjeição/anáfora- (v.5/6) "Oh/Oh" ► Antítese- (v.1-4) "amigos/coberto/inimigos/descoberto" ► Metáfora- (v.2) "Mas debaixo o veneno vem coberto"
Estilo
Estância 106 ► Anáfora- (v.1-4) "Tanta", "Tanto", "Tantas" ► Anáfora- (v.5/6) "Onde/Onde" ► Paralelismo/enumeração- (v.1/2) "No mar, tormenta, dano, vezes a morte apercebida." ► Personificação- (v.7) "Que não se arme, e se indigne o Céu sereno" ► Metáfora- (v.8) "Bichos da terra" ► Int. retórica- (v.5-8) "Onde pode acolher-se um fraco humano,/Onde terá segura a curta vida,/Que não se arme, e se indigne o Céu sereno/Contra um bicho da terra tão pequeno ?"
Critíca ao episódio
- Traição: