Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Copy - Secuencia Didáctica Historia
Tomás Ferreira
Created on October 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA (Canto I, estâncias 105-106)
Os LusíadasDe Luís Vaz De Camões
Índice
Episódio (análise)
Contextualização
Explicação da importãncia do episódio
Estilo
Contextualização
Chegada a Mombaça, onde o falso piloto conduzira Vasco da Gama com o propósito secreto de destruir a armada, conforme o plano de Baco.
Análise do episódio
Nos 4 versos iniciais da estancia 105, o poeta faz alusão à traição que se prepara em Mombaça aos portugueses, que não se veio a concretizar, os restantes versos falam da insegurança da vida humana.
Análise do episódio
Os 4 versos iniciais da estancia 106 enunciam os vários perigos que o ser humano enfrenta tanto no mar como na terra. Os últimos 4 versos são apresentados em forma de interrogação e salientam a grande condição de fragilidade do ser humano que dificilmente encontrará um lugar seguro, dada a desproporção de forças entre si e o céu sereno.
Estilo
Estrofe 105 ► Interjeição/anáfora- (v.5/6) "Oh/Oh" ► Antítese- (v.1-4) "amigos/coberto/inimigos/descoberto" ► Metáfora- (v.2) "Mas debaixo o veneno vem coberto"
Estilo
Estância 106 ► Anáfora- (v.1-4) "Tanta", "Tanto", "Tantas" ► Anáfora- (v.5/6) "Onde/Onde" ► Paralelismo/enumeração- (v.1/2) "No mar, tormenta, dano, vezes a morte apercebida." ► Personificação- (v.7) "Que não se arme, e se indigne o Céu sereno" ► Metáfora- (v.8) "Bichos da terra" ► Int. retórica- (v.5-8) "Onde pode acolher-se um fraco humano,/Onde terá segura a curta vida,/Que não se arme, e se indigne o Céu sereno/Contra um bicho da terra tão pequeno ?"
Critíca ao episódio
- Traição: