Captação de imagem
teresa marcelino
Created on October 16, 2024
More creations to inspire you
Transcript
Captação de Imagem
- 7 horas-
Tipos de câmaras fotográficas
Melhorar a sua fotografia implica ter controlo absoluto sobre a máquina. Muitos smartphones e câmaras compactas impedem o acesso ou limitam o controlo de certos aspetos da fotografia, como, por exemplo, a capacidade de definir a abertura.
Armazenamento das câmaras
Memória
- Interna
- Amovível (exemplo cartão SD)
Tipos de ficheiros de armazenamento
Modos da máquina fotográfica
Modo auto
O modo auto é completamente automático – até abre o flash se calcular que é necessária mais informação. Com pouca luz, o modo Auto aumenta automaticamente o ISO (sensibilidade) para eliminar o risco de tremor de câmara. Este modo é útil se estiver com pressa e não tiver tempo para avaliar as opções.
Modo Programa
O modo Programa é um passo à frente do modo Auto. Embora a câmara selecione a abertura e a velocidade do obturador, vai ter de estabelecer o ISO ou ativar o flash. Será maior o controlo sobre as funções da câmara, como o tipo de ficheiro e os parâmetros de imagem. O modo Programa seleciona sempre a velocidade de obturador mais rápida, reduzindo o risco de tremor. Todavia, com pouca luz, poderá não conseguir selecionar uma velocidade de obturador suficientemente rápida. Na probabilidade de tremor, deverá aumentar o ISO. Só com a luz suficientemente forte é que o modo Programa seleciona uma abertura mais pequena, aumentando a profundidade de campo e permitindo mais nitidez na fotografia.
Modo prioridade à abertura
O modo Prioridade à abertura (A) permite-lhe selecionar a abertura, e depois a câmara seleciona automaticamente a velocidade do obturador que dará a exposição correta. A abertura também afeta a profundidade de campo: uma abertura pequena dá maior profundidade; uma abertura grande dá menor profundidade.
Modo prioridade ao Obturador
No modo Prioridade ao Obturador (S ou TV), escolhemos a velocidade do obturador e a câmara escolhe a abertura da lente que dará a exposição correta. Este modo é útil quando queremos controlar a quantidade de desfocagem por movimento que aparece na foto. Para imobilizar uma acção rápida, por exemplo, devemos selecionar uma velocidade de obturador rápida.
Modo manual
No modo Manual (M), controlamos tanto a abertura como a velocidade do obturador. A câmara continua a medir os níveis de luz, mas só recomendará uma exposição, não vai alterar quais quer das definições.
Modo paisagem
O objetivo deste modo é intensificar as cores, o contraste e os contornos. Ele seleciona uma abertura pequena para garantir a maior profundidade de campo. A abertura mais pequena também resulta em velocidades do obturador mais lentas.
Modo retrato
Ao definir uma abertura maior, o modo Retrato desfoca o fundo e ajusta o processamento da imagem para um resultado mais suave e atraente.
Modo flash desligado
Útil em condições de pouca luz, o modo Flash Desligado desativa o flash para que ele não dispare. Isto também ajuda a evitar situações embaraçosas em locais sensíveis como teatros, museus e igrejas.
Modo desporto
O melhor modo de ação é o modo Desporto. As altas velocidades de obturador imobilizam a ação, e a focagem é normalmente alterada para o modo Contínuo ou Autofocus Preditivo quando disponíveis.
Modo macro
Este modo, também conhecido como modo de Close-up, funciona alterando a distância de focagem da lente da câmara que foque a curta distância. Também costuma selecionar uma abertura grande, o que resulta numa profundidade de campo mais baixa.
- O formato de uma imagem diz respeito ao método usado para a gravação dessa imagem.
- Existem formatos que usam algoritmos de compressão e formatos sem compressão.
- Os formatos têm como objetivo armazenar o máximo de informações no mínimo de espaço.
- Cada formato possui vantagens e desvantagens diferentes e deve ser escolhido de acordo com o fim a que se destina. Cada formato usa um esquema de compressão diferente.
- Os formatos com compressão, como o jpg ou jpeg, perdem dados na gravação.
- Quanto maior a compressão menor a qualidade da imagem. Há perda de dados, logo degradação da imagem. A degradação é proporcional à qualidade da compressão.
Resumos - Formatos de Imagem
Embora as câmaras possam dar resultados excelentes em modo totalmente automático, é importante compreender como as várias definições afetam a imagem final. Para se obter um verdadeiro controlo criativo, por vezes é preciso sobrepor-se às definições automáticas da câmara. Terá de se concentrar num aspeto diferente dos controlos da câmara dependendo do tipo de foto que vai fazer, usando as funções manuais para selecionar a exposição e a focagem exatamente como quer. As dSLR oferem uma série de modos que controlam os parâmetros técnicos de um disparo. Esses modos vão do totalmente automático ao totalmente manual, com vários passos intermédios, e são controlados pelo disco de Modo. Na maioria das dSLR, o disco de Modo divide-se em três secções: totalmente Automático; Modos de Cena; modos de Programa AE, Prioridade à Abertura, Prioridade ao Obturador e Manual, o que nos dá diferentes graus de controlo sobre o disparo.