Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Breakout História
Mariana Sousa
Created on October 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Igreja de Sto. António dos Olivais
Mariana Laibaças
start
Continuar
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a igreja de santo antonio dos olivais, da sua escultura, pintura e arquitetura.
O atual edifício tem características barrocas, do século XVIII. É de salientar a arcada composta por três vãos de volta perfeita que precede a escadaria que dá acesso à igreja. No cimo do arco central encontra-se um nicho que acolhe uma imagem de Santo António, o padroeiro da igreja.
A igreja tem um vestíbulo que lhe dá acesso por um pórtico em ogiva; tem uma só nave e um quadro do pintor italiano Pascoal Parente representando o ato religioso em que Santo António tomou o hábito. O acesso à igreja faz-se através de uma imponente escadaria, ladeada por seis capelas com figuras de barro, representando os diversos passos da vida de Cristo.
Caracteristicas
A igreja, de uma só nave, é de traçado rebaixado e de lunetos, de construção simples e com abóbada de tijolo. As paredes estão revestidas quase até ao arranque da abóbada com painéis de azulejos da primeira metade do século XVIII, representam cenas da vida de Santo António. De cada lado do arco cruzeiro está um altar: o de S. Francisco, do lado direito e o de Santo António, do lado esquerdo. Junto ao altar de S. Francisco encontra-se uma bela e artística pia batismal, em estilo revivalista, dos princípios do século XX, obra do artista coimbrão José Barata.
Interior da igreja
Do lado norte da igreja, perpendicularmente a ela e com frontaria para o terreiro, foi construída, nos finais do século XIX, uma pequena capela, em substituição da anterior que marcava o sítio da antiga casa do capítulo conventual, sítio que a tradição diz ser o da cela de Santo António. Imita o género gótico do século XIII. O retábulo de madeira entalhada da segunda metade do século XVIII veio da igreja de S. João de Almedina. A imagem do Espírito Santo, na forma costumada da Trindade, em madeira colorida, da época manuelina, pertenceu à vizinha capela dessa invocação. Há aí também uma imagem de Santo António e um alizar de azulejos, de aresta, sevilhanos, do século XVI.
Capela de Santo António
O átrio, de planta retangular, é característico das antigas igrejas franciscanas em Portugal, tendo pintado no teto o emblema franciscano. De cada lado do átrio existem duas capelas. A do lado direito, de plano octogonal, é de invocação de Nossa Senhora das Dores. A porta, em ferro forjado, é obra do artista coimbrão Daniel Rodrigues, datada de 1941. No ferro chapeado da parte superior, tem gravados três medalhões: ao centro, Nossa Senhora das Dores; à esquerda, Santo Antão; à direita, o profeta Daniel. Do lado esquerdo do átrio, outra porta em ferro forjado, do mesmo artista. Tem igualmente três medalhões na parte superior: ao centro, Jesus coroado de espinhos; à esquerda, Santo António ; à direita, Santa Berta. A porta de acesso do átrio à igreja, tendo ainda as impostas, mas já sem capiteis, é da construção realizada na segunda metade do século XV.
ÁTRIO
FIM!